Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
domingo, 22 de dezembro de 2019
Um roteiro por Petrolândia e região
Já estão disponíveis as fotos da 94ª Jornada realizada em novembro de 2019 no município pernambucano de Petrolândia. A edição inicia no Serrote do Padre, prossegue com o passeio de catamarã pelas águas da represa de Itaparica, passando pela Igreja do Sagrado Coração de Jesus e chegando na Ilha de Rarrá. Depois, temos cenas do Festival Quilombola Borda do Lago,a Serrota (mirante urbano) e a transposição do rio São Francisco em Floresta. São as principais atrações para quem deseja conhecer o local, e ainda traz o brinde deste festival maravilhoso que tivemos a oportunidade de assistir durante a nossa estadia. Bom proveito!
Ilha da Fantasia e muito mais
Saímos de Petrolina às 10:00h conforme combinado. Fomos em dois carros com sete pessoas. Chegamos na barragem às 11:00h e decidimos subir no Morro do Cruzeiro para aguardar a partida do Vapor do Vinho, prevista para o meio-dia. Lá, tivemos a chance de explorar um pouco mais o local e apreciar a linda vista da represa de Sobradinho.
Descemos e entramos no Vapor por volta do meio-dia. Nos acomodamos numa mesa, almoçamos e em seguida chegamos na Ilha da Fantasia. Ali, permanecemos por cerca de uma hora e meia, período em que exploramos a ilha, tiramos muitas fotos e ainda tivemos tempo para relaxar nas deliciosas águas do lugar.
Mais fotos no retorno, muita música e dança à bordo e finalmente chegamos de volta na barragem por volta das 16:20h. Como ainda era dia e a luz estava bonita, decidimos dar uma esticada até o Porto dos Pescadores, em Sobradinho, local onde ficam ancorados os barquinhos coloridos dos pescadores do lugar. Tivemos uma certa dificuldade para entrar, pois estava tudo fechado com cadeado do lado de fora. Por sorte, quando já estávamos desistindo, apareceu um morador que nos recebeu a assim pudemos entrar para fazer as nossas fotos. Ali conhecemos o seu Benedito, de 69 anos, pescador aposentado, que nos contou muitas histórias e foi uma espécie de anfitrião nosso no local.
O sol já se despedia quando entramos nos carros para iniciar o caminho de volta. Chegamos em Juazeiro no início da noite, e logo dispersamos para o merecido descanso depois de tanto sol, ainda que refrescados pelas águas da Ilha da Fantasia. Foram cerca de oito horas de passeio, incluindo o Morro do Cruzeiro, o passeio de barco até a ilha e o Porto dos Pescadores. Foi um dia prazeiroso, na companhia de amigos queridos e ainda recheado de belas fotos.
Damos as boas-vindas ao Antônio Leandro, nosso novo jornadeiro vindo diretamente de Alagoinhas (BA). Seja sempre bem-vindo e apareça mais vezes para compartilhar o seu talento e o seu entusiasmo conosco. Agradecemos também ao Luiz Rogério, do Vapor do Vinho, pelo apoio ao nosso projeto e pelas facilidades que concedeu para a realização desta Jornada.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2019
Convocação para a 95ª Jornada Fotográfica - Ilha da Fantasia
A 95ª Jornada Fotográfica, a última deste ano, acontecerá no próximo sábado, dia 21 de dezembro, na Ilha da Fantasia, na Represa de Sobradinho. Nós iremos de van até a represa e de lá seguiremos no Vapor do Vinho até a ilha, onde passaremos a tarde.
A van sairá da Praça do Centenário, em Petrolina (ao lado da Igreja Matriz) às 10:00h da manhã do sábado. A saída do Vapor do Vinho da barragem acontecerá por volta de 12:00h. Assim, chegaremos na barragem um pouco antes da saída do barco. A viagem até a Ilha da Fantasia, na verdade um grande banco de areia situado bem no meio da represa, dura cerca de uma hora. Em seguida, ficaremos uma hora na ilha (onde poderemos caminhar, fotografar e também tomar banho em áreas delimitadas) e teremos outra hora da viagem de volta. A chegada do Vapor do Vinho na Barragem de Sobradinho está prevista para acontecer por volta das 16:30h, quando então retornaremos para a nossa van (que vai ficar nos aguardando) e depois seguiremos para Patrolina, onde deveremos chegar por volta das 19:00h.
Será uma excelente oporunidade para conhecer um local paradisíaco, no meio da represa, e ainda passar uma tarde super agradável à bordo do Vapor do Vinho, celebrando o final de um ano de muitas histórias e aventuras fotográficas.
sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Festa dos Vaqueiros na Fazenda Sacabretó
As fotos da 93ª Jornada, realizada em outubro de 2019 na Festa dos Vaqueiros da Fazenda Sacabretó, em Juazeiro (BA), já estão disponíveis. A edição traz cenários remotos da fazenda, de onde aparentemente são extraídos blocos de pedras (daí o nome Sacabretó?). Em seguida, vemos a chegada dos vaqueiros, a preparação do almoço, os vaqueiros nas suas montarias, as crianças e os idosos, o desfile e a missa. Além disso, temos também imagens do interior da sede da fazenda. São lindas imagens da cultura do vaqueiro sertanejo sendo celebrada com muita fé e alegria. Esperamos que o resultado seja do agrado de todos!
quarta-feira, 4 de dezembro de 2019
Chapéu de couro e muito forró
Já estão disponíveis as fotos do Encontro Chapéu de Couro realizado em setembro de 2019, local da nossa 92ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco. A série começa na Estrada da Adutora, caminho para o local do evento, que se encontrava na época muito seca porém com algumas caraibeiras amarelas se destacando na paisagem. Numa das paradas para fotografar essas lindas árvores nos deparamos também um vendedor ambulante e o seu carro repleto de chapéus de couro.
No evento, propriamente dito, destaque para a cerimônia do café da manhã, os objetos vendidos na barraca do local e, é claro, os vaqueiros e simpatizantes que ali se reuniram para passar o dia em conversas animadas regadas à boa comida, hospitalidade do Adilsão, muita música (de shows e dos aboiadores presentes) e muita dança também.
No retorno da festa, a série apresenta ainda algumas imagens da região, especialmente do local conhecido como Lajinha, onde vacas e bodes descansavam nas sombras ou passeavam tranquilamente na margem da estrada.
segunda-feira, 2 de dezembro de 2019
Padre, Rarrá, Borda do Lago e Transposição
Foram três dias com uma extensa programação em Petrolândia. Saímos de Petrolina às 6:30h do dia 15/11, sexta-feira de feriado da Proclamação da República e chegamos no nosso destino por volta das 11:30h. Fomos para o hotel, largamos as coisas lá, encontramos com o nosso guia Juliano e almoçamos com ele numa churrascaria de beira de estrada.
Logo depois do almoço nos pusemos em marcha na trilha do Serrote do Padre. Antes, no entanto, fizemos o sacrificado percurso até a Gruta do Padre, situada na encosta do Serrote, mas margens da Represa de Itaparica. Chegamos no topo do Serrote, onde há uma cruzeiro, no meio da tarde, e retornamos quando sol se despedia. Deixamos a nossa van numa casa muito interessante, no pé do Serrote, e lá fizemos as primeiras fotos do dia. Para lá voltamos depois dessa tarde cansativa. De noite fomos para a orla tomar cerveja e comer uma demorada pizza. Antes, no entanto, paramos na pousada do nosso guia Juliano onde fomos contemplados com um sorteiro e a distribuição de alguns brindes para o nosso grupo. Muita gentileza do Juliano, obrigado!
O sábado (dia 16/11) começou cedo. Tomamos café na pousada, vimos uma inesperada avestruz e seguimos para o píer, onde embarcamos num pequeno catamarã que nos conduziu até a Igreja do Sagrado Coração de Jesus e depois até a Ilha de Rarrá. O atraso na partida da embarcação nos trouxe uma vantagem: eles nos colocaram no interior da igreja, o que nos permitiu fazer fotos de um ângulo bastante diferenciado.
No caminho, e ainda sobre as águas, cantamos parabéns para o jornadeiro Adailton juntamente com todos os demais presentes no barco. Ele celebrou o seu 53º aniversário e nos concedeu a honra de compartilhar esse momento conosco, durante a 94ª Jornada Fotográfica. Na verdade foi a segunda vez que isto aconteceu: a primeira foi em novembro de 2016, durante a jornada realizada em Piranhas. Obrigado Adailton, parabéns e muito sucesso prá você! É um orgulho muito grande para nós ter a sua confiança e poder celebrar com você a sua data mais importante.
Na Ilha de Rarrá almoçamos e passamos boa parte do dia brincando, bebendo cerveja e tomando banho nas suas deliciosas águas. Por volta das 15:30h entramos no catamarã e voltamos ao píer, pois ainda iríamos conhece um quilombo na região. Um pouco antes, um grupo saiu em caminhada pelas dunas quentes da ilha com o objetivo de produzir novos cliques.
Chegamos ao píer por volta das 16:30h, corremos até o hotel, tomamos um banho rápido e saímos novamente para conhecer o tal quilombo. O guia que nos acompanharia não apareceu e por isso tivemos que descobrir o local sozinhos. Deu um pouco de trabalho, precisamos perguntar bastante, mas chegamos para o início da festa - o 5º Festival Quilombola Borda do Lago. E que festa! No meio de tendas improvisadas sobre o chão de terra, em frente a uma pequena igreja, fomos calorosamente recebidos pelos organizadores e logo conhecemos o simpático grupo das senhoras que iria, dai a pouco, se apresentar com um lindo Reisado.
A partir daí, a noite se revelou surpreendente: as apresentações culturais nos deixaram de boca aberta, todas lindas e muito impactantes. No palco assistimos Reisado, Côco, São Gonçalo, Maracatú, Índios Pankararús e muito mais. Foi uma festa em celebração ao Dia da Consciência Negra que seria comemorado no próximo dia 20 de novembro. Voltamos para o hotel por volta das 21:00h, cansados porém felizes com a fantástica oportunidade e o contato tão gratificante com as pessoas do Quilombo Borda do Lago.
De noite tomamos um lanche na praça de alimentação principal da cidade e depois complementamos com vinhos e espumantes tomados no hotel e trazidos de Petrolina, em meio à uma conversa muito agradável que seguiu pela noite adentro.
No domingo repetimos o ritual do café da manhã e fomos conhecer a Serrota, um mirante situado nas proximidades do píer. Lá fizemos as nossas fotos finais da cidade e decidimos então iniciar o retorno para Petrolina. No caminho, fizemos uma parada para conhecer a Transposição do Rio São Francisco em Floresta - eixo leste. Ali passamos umas boas duas horas, vimos tudo, fotografamos e seguimos viagem. Almoçamos em Cabrobó, debaixo de um calor imenso. Regado à cervejas geladas, não tivemos alternativa senão dormir o restante da viagem inteira, enquanto o nosso motorista Franklin nos trazia em segurança de volta para casa. Chegamos em Petrolina ainda de dia, por volta das 16:30h.
quinta-feira, 31 de outubro de 2019
Convocação para a 94ª Jornada Fotográfica - Petrolândia
A Jornada de novembro acontecerá entre os dias 15 (sexta) e 17 (domingo) no município pernambucano de Petrolândia, distante cerca de 340Km de Petrolina. Situada nas margens do rio São Francisco, que ali forma a Represa de Itaparica (ou Luiz Gonzaga), Petrolândia é uma cidade cheia de atrativos, tanto em terra quanto na água.
Lá, iremos conhecer o Serrote do Padre, do alto do qual é possível apreciar a imensidão das águas da represa. Para chegar ao topo do mesmo faremos uma trilha curta num aclive suave. Será cerca de uma hora de caminhada, sem maiores dificuldades. Além disso, vamos incluir na programação um passeio de catamarã pela represa, quando teremos a oportunidade de fotografar a Igreja do Sagrado Coração de Jesus, semi-submersa. Em seguida, iremos até a Ilha da Rarrá, um paraíso formado por dunas de areia fina no meio da represa.
A programação detalhada ainda está sendo elaborada, e para isso contamos com o apoio do melhor guia local, o Juliano. Se for possível, pretendemos incluir também a visita à um quilombo e à uma aldeia indígena. A hospedagem será numa pousada simples porém muito simpática e aconchegante, nas margens da represa. Nosso plano é permanecer duas noites na pousada.
A ideia é sair cedo de Petrolina, por volta das 6:00 da sexta-feira dia 15. Assim, chegaremos lá por volta do meio-dia da própria sexta-feira e ainda poderemos aproveitar o restante do dia para os nossos passeios. No sábado passaremos o dia todo conhecendo locações na região. No domingo a ideia é aproveitar a manhã em algum passeio, almoçar e retornar no início da tarde, a fim de chegar em Petrolina no iníoio da noite.
Como se trata de uma Jornada com pernoite (duas noites), será necessário saber previamente quantas pessoas tem interesse em participar. Assim, será possível organizar toda a logística com a necessária antecedência (transporte, hospedagem, guia, roteiros etc). O custo total por pessoa será divulgado quando soubermos quantas pessoas pretendem ir. Faremos um rateio do transporte (van ou micro-ônibus) e a este valor deveremos acrescentar o rateio do guia e as duas noites na pousada.
quarta-feira, 16 de outubro de 2019
Com vista privilegiada
Aqui podem ser conferidas as imagens produzidas durante da 91ª Jornada Fotográfica realizada no último dia 31 de agosto na Pega de Boi de Jutaí (Lagoa Grande, PE). Lá, a visão é privilegiada e as fotos revelam ângulos e cenas que são difíceis de serem capturadas em outras pegas de boi. A Jornada teve um único participante (fora os convidados Teresinha, Tiago e Ricardo), mas nem por isso o espírito da aventura, da experimentação e da descoberta esteve ausente neste dia.
terça-feira, 15 de outubro de 2019
Agora sim!
Demorou 6 anos mas finalmente conseguimos fazer as fotos do famoso, tradicional e legítimo Forro da Espora que sempre acontecia no Estádio Municipal mas, em 2013, foi transferido pela então gestão municipal para o pátio de eventos Ana das Carrancas. Assim, é com grande satisfação que adicionamos este importante registro ao nosso portfólio. Esperamos que todos gostem do resultado e que continuem prestigiando este importante evento do São João de Petrolina, torcendo ainda para que o mesmo nunca mais saia do seu local de origem.
domingo, 13 de outubro de 2019
Crianças, vaqueiros e Padroeira em Sacabretó
Saímos do centro de Petrolina às 8:00h pontualmente e chegamos na Fazenda Sacabretó (em Juazeiro, BA) por volta das 9:00h. No entanto, o movimento de vaqueiros, a missa e o desfile só iriam começar mais tarde, por volta das 10:30h. Então, aproveitamos o tempo para explorar as redondezas e fomos caminhando até um lago (aparentemente artificial) no meio da caatinga, porém ainda dentro da fazenda, de onde são (ou eram) extraídos blocos de granito de uso comercial.
De volta para a sede da fazenda, conhecemos o vaqueiro Nilson (mais conhecido como Nilson Favela), sua esposa e a sua grande família, todos presentes e trabalhando para o sucesso do evento, em especial ajudando na preparação do almoço que iria ser servido mais tarde. Conhecemos a antiga casa que funciona como sede da fazenda e que, segundo o Nilson, tem mais de 200 anos de idade.
Depois, começamos a fotografar a chegada dos vaqueiros, o desfile (breve, dentro da própria fazenda) e na seqüência a missa. Além dos vaqueiros encourados com os seus cavalos, vimos muitas crianças das fazendas da região. Coincidência pelo fato de o dia 12 ser não apenas o Dia da Padroeira do Brasil (aliás muito lembrada durante a cerimônia religiosa, assim como a recém-santa Irmã Dulce) mas também o Dia das Crianças, comemorado em todo o Brasil? Talvez, mas foi bom e rendeu ótimos fotos.
Não ficamos para o almoço, apesar dos insistentes convites, e terminamos por nos dirigir ao Bodódromo, onde a conversa esticou e de onde saímos apenas lá pelo meio da tarde.
Voltamos da Fazenda Sacabretó muito satisfeitos não apenas com os resultados fotográficos obtidos, mas também com a calorosa recepção que nos foi oferecida por Nilson, sua esposa e seus familiares e tantos outros vaqueiros e convidados que já estão acostumados com nossa presença e sempre nos acolhem com tanto carinho.
Noite e madrugada em Curaçá
As 188 imagens produzidas pelos 8 participantes da 89ª Jornada Fotográfica, ocorrida durante da Serenata Recordar e Viver em Curaçá (BA) no último dia 18 de maio não deixam dúvidas: foi uma festa alegre e contagiante, permeada da melhor música e dos melhores músicos noite e madrugada adentro. Uma confraternização entre amigos, moradores, seresteiros e visitantes vindos de todas as partes. Esperamos que todos gostem do resultado, que pode ser conferido aqui.
Missa e desfile no bairro Dom José Rodrigues
Do público que assistiu ao evento, até os vaqueiros, a missa e o desfile que integraram a programação da Festa dos Vaqueiros do Dom José Rodrigues, bairro de Juazeiro (BA), ocorrida em abril de 2019, você confere tudo aqui. São 61 imagens produzidas durante a 88ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco por três dos seus participantes.
domingo, 6 de outubro de 2019
Convocação para a 93ª Jornada Fotográfica - Festa dos Vaqueiros da Fazenda Sacabretó
A Jornada de outubro acontecerá no próximo dia 12, sábado, na Fazenda Sacabretó (em Juazeiro, BA), onde acontecerá uma festa de vaqueiros com desfile de encourados e missa. Está tudo programado para começar por volta das 10:00h, por isso iremos sair da praça do Centenário às 8:00h da manhã deste dia. Assim conseguiremos chegar um pouco antes do início do desfile, em tempo para registrar a chegada e o café da manhã dos vaqueiros. A ideia, como temos feito ultimamente, é ir com veículos próprios, organizando as caronas conforme a necessidade. A intenção é iniciar o retorno depois do almoço, lá pelas 14:30h ou 15:00h, chegando na cidade ainda de dia.
O local fica nas margens da BA-210, sentido Sobradinho (para quem vem de Juazeiro), e fica do mesmo lado do aterro sanitário da cidade, porém cerca de 10Km depois do mesmo. Uma grande placa na margem da rodovia identifica a entrada para o lugar.
segunda-feira, 30 de setembro de 2019
Encontro Chapéu de Couro via Carnaíba do Sertão e Rancho Mãe Catarina
O grupo formado por dois jornadeiros saiu da praça do Centenário às 7:10h da manhã do último domingo, dia 29/09/2019, rumo à 92ª Jornada Fotográfica. Em seguida, passamos na casa Ana Rita e logo depois, fomos até Carnaíba do Sertão onde o seu Mundinho e o seu Cacá pegaram carona conosco. Antes disso, no entanto, eles nos serviram um café na casa do seu Mundinho e conversamos com ele e seus familiares.
De Carnaíba fomos de carro, por uma estrada de terra, até a estrada da Adutora e na seqüência paramos no Rancho Mãe Catarina onde José Carlos e Joana nos aguardavam. Ali, conversamos mais um pouco, comemos frutas e seguimos em dois carros: eram cinco jornadeiros, mais o seu Mundinho e o seu Cacá.
No caminho até o Encontro Chapéu de Couro, na própria Adutora, ainda paramos para fotografar algumas lindas caraibeiras amarelas floridas no meio da caatinga e também para conversar com um vendedor de chapéus e de bonés de couro.
O Encontro, nesta IX edição, aconteceu, como sempre, no rancho do Adilsão, conhecido vendedor de produtos do sertão e que marca presença em todas as festas da região. Chegamos lá por volta das 10:30h da manhã, ainda em tempo de fotografar uma espécie de cerimônia que acontecia em volta da mesa do café da manhã.
Pouco a pouco as pessoas foram chegando de todas as partes e logo a festa seguia a todo vapor, com muito forró ao vivo, almoço servido e, é claro, aboios e arrasta pé em toda parte. Fotografamos mais um pouco e nos despedimos de todos por volta das 14:30h.
José Carlos e Joana voltaram para o rancho e os demais foram conhecer a Cacimba e a Lajinha, onde puderam fazer belas fotos das lagoas e da vegetação do entorno. Visitamos, na Cacimba, o viveiro de plantas do Nadinho e, por último, retornamos ao Rancho Mãe Catarina onde degustamos mais algumas frutas e conversamos mais um pouco sobre o dia de fotografia. No final colhemos bananas e mamões e ainda voltamos com uma boa feira para a semana. Chegamos em Petrolina por volta das 19:00h, cansados, suados e cobertos de poeira, porém felizes por termos aproveitado bem o domingo.
De São Paulo para Jutaí
No final das contas todos os antigos jornadeiros desistiram, por um ou outro motivo. Em compensação, tivemos o privilégio de contar com a presença da Teresinha, do Ricardo e do Tiago, todos de São Paulo. Movidos muito mais pela curiosidade em relação ao sertão e à sua cultura, eles foram praticamente direto do aeroporto de Petrolina para Jutaí para enfrentar o sol, o calor, a poeira e, principalmente, conhecer um pouco desse esporte conhecido como "Pega de Boi", tema da 91ª Jornada Fotográfica realizada no distrito de Jutaí, em Lagoa Grande, no último dia 31 de agosto.
Com o grupo reduzido, a van foi dispensada e fomos de carro. Chegamos lá por volta das 10:30h e ficamos até cerca de 14:30h. Nestas quatro horas, foi possível fotografar a Pega de Boi de diversos ângulos, o que resultou em imagens bastante diferenciadas e numa produção bastante extensa.
De volta para Petrolina, ainda de dia, fomos almoçar no Bodódromo para continuar a conversa sobre a vida e a cultura sertaneja. Teresinha e Tiago voltaram para São Paulo depois de uma semana, mas o Ricardo vai ficar por aqui alguns anos, estudando psicologia na UNIVASF. Sejam todos muito bem-vindos e apareçam sempre!
segunda-feira, 23 de setembro de 2019
Convocação para a 92ª Jornada Fotográfica - Festa Chapéu de Couro
A Festa Chapéu de Couro é bastante tradicional em Juazeiro e acontecerá no próximo domingo, dia 29/09, no Alto das Queimadas (zona rural da cidade). Será uma excelente oportunidade para lançarmos os nossos olhares sobre a cultura do vaqueiro e este evento que é um clássico da região, reunindo centenas de participantes todos os anos.
Nós sairemos da praça do Centenário, em Petrolina, ao lado da igreja Matriz, às 7:00h da manhã e iremos com veículos próprios. A previsão é chegarmos lá por volta das 9:00h. Seu Mundinho (aboiador) irá conosco de carro e iremos pegá-lo em casa, no caminho, em Carnaíba do Sertão. O retorno acontecerá de tarde, por volta das 15:00h, com chegada prevista para 17:00h. O almoço será no local.
segunda-feira, 19 de agosto de 2019
Convocação para a 91ª Jornada Fotográfica - Pega de Boi de Jutaí
A primeira Jornada Fotográfica desde segundo semestre acontecerá no próximo da 31/08, sábado, no distrito de Jutaí, município de Lagoa Grande (PE). Lá haverá uma Festa de Vaqueiros que terá início no dia 30/08 com um desfile e uma missa, e terminará no dia 31/08 com uma Pega de Boi.
Nós iremos para a Pega de Boi, que acontecerá ao longo do dia, no sábado, de manhã e de tarde. O diferencial desta Pega de Boi é que ela acontece numa área de caatinga que fica ao lado de um pequeno morro, onde poderemos subir e fazer boas fotos durante praticamente todo o trajeto da perseguição, e não apenas logo depois da largada como é o usual.
Nós vamos numa van com capacidade para 16 passageiros e a ideia é ir e voltar no mesmo dia. A partida acontecerá às 6:00h da manhã do sábado (31/08) na praça do Centenário ao lado da igreja Matriz. A chegada ao local da Pega de Boi deve acontecer por volta das 8:30h da manhã, um pouco antes do início das corridas. A saída será por volta das 17:30h, quando terminam as corridas e a premiação. A chegada em Petrolina deverá acontecer por volta das 20:00h.
O almoço terá que ser improvisado no local, onde funcionam algumas barracas. É recomendável levar bastante água, frutas, lanches e proteção solar. Dessa maneira, conseguiremos aproveitar bem o dia e fazer excelentes fotografias deste esporte que é tão popular aqui na região e ao mesmo tempo tão emocionante e envolvente. Em particular, eu considero esta Pega de Boi de Jutaí uma das melhores que já tive a oportunidade de fotografar.
quarta-feira, 10 de julho de 2019
Tradição no Forró da Espora
Finalmente conseguimos realizar o antigo sonho de fotografar o tradicional Forró da Espora na sua casa e local de origem: o Estádio Municipal de Petrolina. Chegamos ao local às 20:00h (Marcus, Alvany, Ana Rita e Antonio) e logo se juntaram ao grupo também o Eugenio e o Maurício André. Tivemos ainda a honra de contar com o Arnaldo Saldanha, grande amigo que mora no Rio de Janeiro, acompanha as nossas atividades desde sempre e conseguiu, pela primeira vez, participar de uma Jornada Fotográfica junto conosco.
O Estádio estava absolutamente lotado e a música e a dança estavam por toda parte. Ocupamos uma mesa, que servi de base para o nosso grupo, e alternamos momentos de confraternização com cerveja e amendoim por caminhadas fotográficas onde pudemos registrar os personagens, as cores, os casais dançando, as barracas e, acreditamos, todo o clima festivo deste evento marcante do São João de Petrolina.
Fomos embora por volta da meia-noite, quando o cansaço começou a dar sinais e nos lembramos que no dia seguinte, logo cedo, tínhamos outro compromisso marcado, desta vez na Missa do Vaqueiro na orla de Petrolina.
domingo, 16 de junho de 2019
Convocação para a 90ª Jornada Fotográfica - Forró da Espora (no Estádio Municipal)
O Forró da Espora é um evento bastante tradicional e que faz parte da programação das festas juninas de Petrolina. Ele acontece na noite de um sábado e é concebido especialmente para receber e entreter os vaqueiros que chegam à cidade para a Missa do Vaqueiro na manhã do dia seguinte. Os vaqueiros paassam a noite no Forró da Espora e, no dia seguinte, tomam café da manhã lá mesmo e seguem nos seus cavalos para a orla de Petrolina onde acontece a missa. Este ano o Forró da Espora acontecerá no próximo dia 29 de junho, sábado de noite.
Até 2012 o Forró sempre aconteceu no Estádio Municipal, que é a sua sede oficial. A partir de 2013, no entanto, a prefeitura transferiu o mesmo para o Pátio ana das Carrancas, onde lá permaneceu por alguns anos. Foi lá, neste ano (em junho 2013), que nós fizemos uma Jornada (a 29ª) que tinha por objetivo justamente fotografar e registrar o Forró da Espora. A mudança de local, no entanto, nos surpreendeu e não foi positiva pois nós nos sentimos bastante frustrados com o resultado obtido na época. Afinal de contas, entre outros fatores, os vaqueiros, elemento central da festa, não apoiaram a mudança de local e não compareceram à festa.
De uns anos para cá, no entanto, o Forró da Espora foi devolvido ao seu local de origem. Por isso, decidimos fazer uma nova Jornada Fotográfica dedicada ao mesmo, desta vez no Estádio Municipal. Será no próximo dia 29 de junho, sábado. A ideia é nos encontrarmos na entrada no estádio Às 20:00h. Depois, arrumaremos uma mesa para servir como base para o nosso grupo e iremos fotografar tudo que há de mais típico nesta festa: trios de forró, casais dançando, barracas, vaqueiros e muito mais. Assim, conseguiremos finalmente um legítimo documento desta festa que é tão importante e tradicional dentro dos festejos juninos da cidade.
A fim de facilitar o nosso trabalho, nós pretendemos fazer contato com a organização, a fim de comunicar e esclarecer sobre a nossa participação, evitando mal-entendidos quaisquer. Se houver algum tipo de custo (como o pagamento de ingresso, por exemplo), tentaremos a isenção do mesmo. De qualquer forma, vocês serão avisados em breve. Independentemente desses detalhes, teremos uma noite de fotografias com diversos temas interessantes à nossa disposição, e ainda poderemos usufruir de uma noite de muita alegria e confraternização com os amigos.
quarta-feira, 29 de maio de 2019
Convocação para a 89ª Jornada Fotográfica - Serenata Recordar e Viver
A produção do cartaz e a presente postagem são posteriores à data da realização da Jornada, mas vale pelo registro. Segue o texto da convocação original:
A Serenata acontece na noite de sábado, num formtato similar à de Santa Maria da Boa Vista, já visitada por nós: um grupo de seresteiros entoa suas canções pelas ruas da cidade, até de madrugada, visitando diversas residências pelo caminho. Diferentemente da Serenata de Santa Maria da Boa Vista, a Serenata de Curaçá não tem nenhum show com artista famoso para encerrar a programação.
Nosso objetivo é acompanhar à pé e fotografar a Serenata na noite do sábado e, depois, o café da manhã e o almoço dos seresteiros no domingo, onde também acontecem eventos musicais. Para isso, estamos planejando ir na tarde do sábado (dia 18) e retornar na tarde do domingo (dia 19). A intenção é passar a noite do sábado na Pousada Campestre, a mesma onde ficamos quando fomos para a Romaria da Gruta de Patamuté e onde acontecerão o café da manhã e o almoço dos seresteiros no domingo.
O plano é irmos com veículos próprios. Assim, precisamos saber quem pretende ir e quem pode ir de carro (e portanto disponibilizar caronas). Além de organizar o transporte, nós também saberemos quantas reservas serão necessárias na Pousada Campestre.
Recordando e Vivendo
A 89ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco aconteceu nos últimos dias 18 e 19 de maio, em Curaçá (BA), durante a realização da 4ª Serenata Recordar e Viver.
Nosso grupo, formado por nove jornadeiros, saiu em quatro carros de Petrolina às 15:00h do sábado, dia 18/05. Chegando em Curaçá, fomos direto para a casa da querida Rosana Machado, também jornadeira mas que desta vez infelizmente não pôde estar conosco por motivo de viagem. Ainda assim, ela emprestou a sua casa para nós e foi lá que nós nos acomodamos e passamos a noite deste final de semana. A agradável surpresa ficou por conta do bolo que ela preparou e deixou para nós em cima da mesa da coinha, uma grande homenagem ao Jornadas Fotográficas e simbólico do grande coração e carinho que a Rosana tem pelo nosso grupo. Comemos o bolo com café e fomos dar uma volta de reconhecimento pela cidade.
Logo identificamos os pinricipais pontos de concentração da serenata e em seguida nos dirigimos para o restaurante Varanda, onde aconeceria o jantar dos seresteiros e da imprensa. Lá, fomos muitíssimo bem recebidos e logo convidados para entrar no local e jantar, gratuitamente, junto com os seresteiros e demais convidados. Assim foi e logo estávamos à vontade e bem alimentados, enquanto assistíamos ao aquecimento dos seresteiros com suas canções e instrumentos.
Já era por volta das 21:00h quando o grupo de seresteiros iniciou a sua caminhada pela cidade. Tocando os seus instrumentos e soltando a voz em canções de grande beleza, o som do grupo tomou conta da cidade, e logo tudo era seresta num ambiente de grande alegria, confratermização e acolhimento.
O percurso teve paradas em pelo menos oito casas diferentes, onde os moradores eram homenageados com músicas selecionadas e discursos emocionados. Bebidas, salgados e petiscos eram servidos à vontade para todos os presentes em cada uma das casas visitadas.
Depois de seguir o percurso completo, chegamos ao final do mesmo, perto da orla, para acompanhar a programação que ainda iria acontecer no palco. Foram homenagens diversas, apresentação de artistas locais e muitas outras atrações. Ficamos lá até por volta das 02:30h, quando finalmente o cansaço bateu e precisamos voltar para o descanso. A festa, no entanto, seguiu até as primeiras horas da manhã.
Apesar de tudo, não acordamos tarde no domingo. Ainda cedo, fomos tomar o café da manhã na Pousada Campestre, ao lado da casa da Rosana, e lá pudemos conversar mais à vontade com diversos seresteiros que, agora, continuavam a cantar e tocar porém de maneira muito mais informal. Assim foi que tivemos o grande prazer de conhecer e conversar bastante com o Antonio Plauto e o José Raul, além das suas esposas, idealizadores e organizadores da festa. Encontramos e conversamos também o Gonzaga Neto, o Ramón e o Chico Tim, entre outros que não registramos os nomes.
Tomamos café, fomos fotografar a cidade (seus casarões lindos e antigos, sua orla maravilhosa, igreja matriz e tudo mais) e depois ainda voltamos para a feijoada que continuava a reunir seresteiros em volta de uma mesa de música muito animada. Alguns jornadeiros não puderam ficar e precisaram voltar antes para Petrolina. Outros ficaram até o final e se esbaldaram com a companhia de pessoas tão ricas e maravilhosas - além da feijoada, é claro. De qualquer forma, não eram 17:00h quando já estávamos todos de volta nas suas respectivas casas, em Petrolina e Juazeiro. Exaustos pelo esforço físico dispendido e pelas poucas horas de sono, porém felizes por termos tido a oportunidade de participar e de fotografar um evento tão tocante e especial.
Foi um final de semana mágico e encantador. A companhia dos seresteiros foi revigorante e instalou um clima de esperança e otimismo que não queremos esquecer ou deixar de sentir. Por isso, somos gratos a todos eles e esperamos que as nossas fotos consigam apenas reproduzir um pouco das sensações ao mesmo tempo tão subjetivas e essenciais que experimentamos nestes dias.
Agradecemos a todos os seresteiros, especialmente ao Plauto, por todo apoio e carinho dispensados ao nosso grupo durante a realização da Jornada. Agradecemos, igualmente, à Rosana pelo imenso coração que ela tem e por todo o conforto que ela nos proporcionou durante a nossa permanência em Curaçá. Vocês foram fundamentais para o sucesso de mais esta Jornada Fotográfica!
Assinar:
Postagens (Atom)