Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
quarta-feira, 9 de agosto de 2017
Convocação para a 71ª Jornada Fotográfica - Feira Livre de Senhor do Bonfim
A nossa primeira Jornada depois das férias de julho acontecerá no próximo dia 19 de agosto (sábado), em Senhor do Bonfim (BA), distante cerca de 120Km de Petrolina/Juazeiro. Neste dia e nesta cidade acontece a segunda maior feira livre do nordeste, que será o foco das nossas atenções. Com um quilômetro de extensão, ela perde apenas para a Feira de Caruaru e já recebeu visitantes ilustres, tais como Lampião e Luiz Gonzaga.
A partida acontecerá às 6:00 h da manhã do dia 19, sábado, da praça do Centenário, no centro de Petrolina. Ao chegarmos em Senhor do Bonfim iremos direto para a feira, onde passaremos a manhã até o início da tarde fotografando (aproximadamente entre 8:00h e 14:00). Às 14:00h iremos almoçar no restaurante Macaxeira, no centro da cidade. Ao término do almoço retornaremos para Petrolina, com chegada prevista para às 18:00h. O transporte será feito por um micro-ônibus alugado especialmente para o nosso grupo.
Como iremos permanecer cerca de seis horas na feira, recomenda-se levar água e lanches para o período. Além disso, muita proteção solar também (filtro e chapéu).
A feira livre, como todos sabem, é uma fonte inesgotável de temas fotográficos para o nosso grupo. Assim, vamos focar nas pessoas, barracas, produtos, cores, texturas, expressões e em tudo mais que sempre nos surpreende em locais deste tipo.
A ideia desta Jornada veio de uma conversa com o nosso amigo e eterno jornadeiro Fábio Neto, que voltou de lá entusiasmado com o que viu:
"Sabe aquele cenário de reportagens sobre feiras livres na TV? A Feira de Senhor do Bonfim é a grande representação desta imagem. Ela é uma das maiores do Nordeste e umas das mais emblemáticas da Bahia. A feira acontece ao longo de ruas e praças no centro de Senhor do Bonfim entre becos, ruas e vielas de um bairro “enladeirado”. Na sua entrada principal, do alto, é possível ver a serra que circunda a cidade e as nuvens que, logo pela manhã, já produzem uma imagem diferenciada.
Ela é dividida em setores entre temperos, carnes, hortaliças, cachaças, doces e frutas; barracas e lonas no chão; roupas, CDs e brinquedos. As tendas laranjas e azuis dão efeitos diferentes nos corredores e é o principal ponto de encontro da população local. Na parte edificada podem ser encontrados comes e bebes.
Passeio de uma manhã inteira!"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário