segunda-feira, 30 de setembro de 2019

Encontro Chapéu de Couro via Carnaíba do Sertão e Rancho Mãe Catarina


O grupo formado por dois jornadeiros saiu da praça do Centenário às 7:10h da manhã do último domingo, dia 29/09/2019, rumo à 92ª Jornada Fotográfica. Em seguida, passamos na casa Ana Rita e logo depois, fomos até Carnaíba do Sertão onde o seu Mundinho e o seu Cacá pegaram carona conosco. Antes disso, no entanto, eles nos serviram um café na casa do seu Mundinho e conversamos com ele e seus familiares.

De Carnaíba fomos de carro, por uma estrada de terra, até a estrada da Adutora e na seqüência paramos no Rancho Mãe Catarina onde José Carlos e Joana nos aguardavam. Ali, conversamos mais um pouco, comemos frutas e seguimos em dois carros: eram cinco jornadeiros, mais o seu Mundinho e o seu Cacá.

No caminho até o Encontro Chapéu de Couro, na própria Adutora, ainda paramos para fotografar algumas lindas caraibeiras amarelas floridas no meio da caatinga e também para conversar com um vendedor de chapéus e de bonés de couro.

O Encontro, nesta IX edição, aconteceu, como sempre, no rancho do Adilsão, conhecido vendedor de produtos do sertão e que marca presença em todas as festas da região. Chegamos lá por volta das 10:30h da manhã, ainda em tempo de fotografar uma espécie de cerimônia que acontecia em volta da mesa do café da manhã.

Pouco a pouco as pessoas foram chegando de todas as partes e logo a festa seguia a todo vapor, com muito forró ao vivo, almoço servido e, é claro, aboios e arrasta pé em toda parte. Fotografamos mais um pouco e nos despedimos de todos por volta das 14:30h.

José Carlos e Joana voltaram para o rancho e os demais foram conhecer a Cacimba e a Lajinha, onde puderam fazer belas fotos das lagoas e da vegetação do entorno. Visitamos, na Cacimba, o viveiro de plantas do Nadinho e, por último, retornamos ao Rancho Mãe Catarina onde degustamos mais algumas frutas e conversamos mais um pouco sobre o dia de fotografia. No final colhemos bananas e mamões e ainda voltamos com uma boa feira para a semana. Chegamos em Petrolina por volta das 19:00h, cansados, suados e cobertos de poeira, porém felizes por termos aproveitado bem o domingo.

Um comentário:

  1. Você relatou bem as nossas experiências, Marcus. Só esqueceu que teve muito forró e tive a honra de dançar com Seu Mundinho!

    ResponderExcluir