domingo, 13 de outubro de 2019

Crianças, vaqueiros e Padroeira em Sacabretó


Saímos do centro de Petrolina às 8:00h pontualmente e chegamos na Fazenda Sacabretó (em Juazeiro, BA) por volta das 9:00h. No entanto, o movimento de vaqueiros, a missa e o desfile só iriam começar mais tarde, por volta das 10:30h. Então, aproveitamos o tempo para explorar as redondezas e fomos caminhando até um lago (aparentemente artificial)  no meio da caatinga, porém ainda dentro da fazenda, de onde são (ou eram) extraídos blocos de granito de uso comercial.

De volta para a sede da fazenda, conhecemos o vaqueiro Nilson (mais conhecido como Nilson Favela), sua esposa e a sua grande família, todos presentes e trabalhando para o sucesso do evento, em especial ajudando na preparação do almoço que iria ser servido mais tarde. Conhecemos a antiga casa que funciona como sede da fazenda e que, segundo o Nilson, tem mais de 200 anos de idade.

Depois, começamos a fotografar a chegada dos vaqueiros, o desfile (breve, dentro da própria fazenda) e na seqüência a missa. Além dos vaqueiros encourados com os seus cavalos, vimos muitas crianças das fazendas da região. Coincidência pelo fato de o dia 12 ser não apenas o Dia da Padroeira do Brasil (aliás muito lembrada durante a cerimônia religiosa, assim como a recém-santa Irmã Dulce) mas também o Dia das Crianças, comemorado em todo o Brasil? Talvez, mas foi bom e rendeu ótimos fotos.

Não ficamos para o almoço, apesar dos insistentes convites, e terminamos por nos dirigir ao Bodódromo, onde a conversa esticou e de onde saímos apenas lá pelo meio da tarde.

Voltamos da Fazenda Sacabretó muito satisfeitos não apenas com os resultados fotográficos obtidos, mas também com a calorosa recepção que nos foi oferecida por Nilson, sua esposa e seus familiares e tantos outros vaqueiros e convidados que já estão acostumados com nossa presença e sempre nos acolhem com tanto carinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário