quarta-feira, 29 de maio de 2019

Recordando e Vivendo


A 89ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco aconteceu nos últimos dias 18 e 19 de maio, em Curaçá (BA), durante a realização da 4ª Serenata Recordar e Viver.

Nosso grupo, formado por nove jornadeiros, saiu em quatro carros de Petrolina às 15:00h do sábado, dia 18/05. Chegando em Curaçá, fomos direto para a casa da querida Rosana Machado, também jornadeira mas que desta vez infelizmente não pôde estar conosco por motivo de viagem. Ainda assim, ela emprestou a sua casa para nós e foi lá que nós nos acomodamos e passamos a noite deste final de semana. A agradável surpresa ficou por conta do bolo que ela preparou e deixou para nós em cima da mesa da coinha, uma grande homenagem ao Jornadas Fotográficas e simbólico do grande coração e carinho que a Rosana tem pelo nosso grupo. Comemos o bolo com café e fomos dar uma volta de reconhecimento pela cidade.

Logo identificamos os pinricipais pontos de concentração da serenata e em seguida nos dirigimos para o restaurante Varanda, onde aconeceria o jantar dos seresteiros e da imprensa. Lá, fomos muitíssimo bem recebidos e logo convidados para entrar no local e jantar, gratuitamente, junto com os seresteiros e demais convidados. Assim foi e logo estávamos à vontade e bem alimentados, enquanto assistíamos ao aquecimento dos seresteiros com suas canções e instrumentos.

Já era por volta das 21:00h quando o grupo de seresteiros iniciou a sua caminhada pela cidade. Tocando os seus instrumentos e soltando a voz em canções de grande beleza, o som do grupo tomou conta da cidade, e logo tudo era seresta num ambiente de grande alegria, confratermização e acolhimento.

O percurso teve paradas em pelo menos oito casas diferentes, onde os moradores eram homenageados com músicas selecionadas e discursos emocionados. Bebidas, salgados e petiscos eram servidos à vontade para todos os presentes em cada uma das casas visitadas.

Depois de seguir o percurso completo, chegamos ao final do mesmo, perto da orla, para acompanhar a programação que ainda iria acontecer no palco. Foram homenagens diversas, apresentação de artistas locais e muitas outras atrações. Ficamos lá até por volta das 02:30h, quando finalmente o cansaço bateu e precisamos voltar para o descanso. A festa, no entanto, seguiu até as primeiras horas da manhã.

Apesar de tudo, não acordamos tarde no domingo. Ainda cedo, fomos tomar o café da manhã na Pousada Campestre, ao lado da casa da Rosana, e lá pudemos conversar mais à vontade com diversos seresteiros que, agora, continuavam a cantar e tocar porém de maneira muito mais informal. Assim foi que tivemos o grande prazer de conhecer e conversar bastante com o Antonio Plauto e o José Raul, além das suas esposas, idealizadores e organizadores da festa. Encontramos e conversamos  também o Gonzaga Neto, o Ramón e o Chico Tim, entre outros que não registramos os nomes.

Tomamos café, fomos fotografar a cidade (seus casarões lindos e antigos, sua orla maravilhosa, igreja matriz e tudo mais) e depois ainda voltamos para a feijoada que continuava a reunir seresteiros em volta de uma mesa de música muito animada. Alguns jornadeiros não puderam ficar e precisaram voltar antes para Petrolina. Outros ficaram até o final e se esbaldaram com a companhia de pessoas tão ricas e maravilhosas - além da feijoada, é claro. De qualquer forma, não eram 17:00h quando já estávamos todos de volta nas suas respectivas casas, em Petrolina e Juazeiro. Exaustos pelo esforço físico dispendido e pelas poucas horas de sono, porém felizes por termos tido a oportunidade de participar e de fotografar um evento tão tocante e especial.

Foi um final de semana mágico e encantador. A companhia dos seresteiros foi revigorante e instalou um clima de esperança e otimismo que não queremos esquecer ou deixar de sentir. Por isso, somos gratos a todos eles e esperamos que as nossas fotos consigam apenas reproduzir um pouco das sensações ao mesmo tempo tão subjetivas e essenciais que experimentamos nestes dias.

Agradecemos a todos os seresteiros, especialmente ao Plauto, por todo apoio e carinho dispensados ao nosso grupo durante a realização da Jornada. Agradecemos, igualmente, à Rosana pelo imenso coração que ela tem e por todo o conforto que ela nos proporcionou durante a nossa permanência em Curaçá. Vocês foram fundamentais para o sucesso de mais esta Jornada Fotográfica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário