domingo, 16 de junho de 2019

Convocação para a 90ª Jornada Fotográfica - Forró da Espora (no Estádio Municipal)


O Forró da Espora é um evento bastante tradicional e que faz parte da programação das festas juninas de Petrolina. Ele acontece na noite de um sábado e é concebido especialmente para receber e entreter os vaqueiros que chegam à cidade para a Missa do Vaqueiro na manhã do dia seguinte. Os vaqueiros paassam a noite no Forró da Espora e, no dia seguinte, tomam café da manhã lá mesmo e seguem nos seus cavalos para a orla de Petrolina onde acontece a missa. Este ano o Forró da Espora acontecerá no próximo dia 29 de junho, sábado de noite.

Até 2012 o Forró sempre aconteceu no Estádio Municipal, que é a sua sede oficial. A partir de 2013, no entanto, a prefeitura transferiu o mesmo para o Pátio ana das Carrancas, onde lá permaneceu por alguns anos. Foi lá, neste ano (em junho 2013), que nós fizemos uma Jornada (a 29ª) que tinha por objetivo justamente fotografar e registrar o Forró da Espora. A mudança de local, no entanto, nos surpreendeu e não foi positiva pois nós nos sentimos bastante frustrados com o resultado obtido na época. Afinal de contas, entre outros fatores, os vaqueiros, elemento central da festa, não apoiaram a mudança de local e não compareceram à festa.

De uns anos para cá, no entanto, o Forró da Espora foi devolvido ao seu local de origem. Por isso, decidimos fazer uma nova Jornada Fotográfica dedicada ao mesmo, desta vez no Estádio Municipal. Será no próximo dia 29 de junho, sábado. A ideia é nos encontrarmos na entrada no estádio Às 20:00h. Depois, arrumaremos uma mesa para servir como base para o nosso grupo e iremos fotografar tudo que há de mais típico nesta festa: trios de forró, casais dançando, barracas, vaqueiros e muito mais. Assim, conseguiremos finalmente um legítimo documento desta festa que é tão importante e tradicional dentro dos festejos juninos da cidade.

A fim de facilitar o nosso trabalho, nós pretendemos fazer contato com a organização, a fim de comunicar e esclarecer sobre a nossa participação, evitando mal-entendidos quaisquer. Se houver algum tipo de custo (como o pagamento de ingresso, por exemplo), tentaremos a isenção do mesmo. De qualquer forma, vocês serão avisados em breve. Independentemente desses detalhes, teremos uma noite de fotografias com diversos temas interessantes à nossa disposição, e ainda poderemos usufruir de uma noite de muita alegria e confraternização com os amigos.

Um comentário:

  1. onde posso ver as fotos tiradas no forro da espora do dia 29/06/2019 em Petrolina ?

    ResponderExcluir