segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mais informações

O projeto Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco tem como objetivo produzir ensaios fotográficos sobre eventos e locais de interesse turístico, artístico, gastronômico e cultural na região do Vale do São Francisco.

Além disso, ele pretende identificar e aproximar pessoas interessadas em fotografia na região (amadores e profissionais), permitindo que, a partir do conhecimento mútuo e do intercâmbio de experiências, possa haver um desenvolvimento técnico e artístico na produção de todos os participantes.

A Jornada acontece uma vez por mês e é uma iniciativa independente coordenada por Marcus Ramos, fotógrafo e professor da UNIVASF - Universidade Federal do Vale do São Francisco. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Cada Jornada consiste de dois momentos. No primeiro deles, o grupo fotografa um evento ou local previamente selecionado pelo coordenador. Na seqüência, as imagens produzidas pelos participantes são apresentadas para todo o grupo, sendo objeto de análise e discussão do mesmo. Finalmente, as melhores imagens são selecionadas para um site na Internet e, conforme a disponibilidade e o interesse de possíveis patrocinadores, elas poderão também fazer parte de exposição temática.

O projeto teve início com a 1ª Jornada, realizada em setembro de 2010, durante a Parada da Diversidade "Petrolina Além do Arco-Íris". As demais foram realizadas em outubro (2ª Jornada, no Mercado Produtor de Juazeiro) e novembro (Vaquejada de Juazeiro). A 4ª Jornada, planejada para acontecer durante o Festival Edésio Santos da Canção, em dezembro de 2010, foi cancelada devido ao adiamento do mesmo para março de 2011. As fotos produzidas pelos participantes estão disponíveis em:
Esperamos, ao longo das jornadas, dispor de um material rico e diversificado, que seja capaz não apenas de documentar e divulgar os eventos e os locais de interesse cultural e turístico na região do Vale do São Francisco, mas também de apresentar os talentos dos fotógrafos regionais, contribuindo para a valorização da linguagem fotográfica no sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário