quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Convocação para a 53ª Jornada Fotográfica - Gruta do Sumidouro e Toca da Barriguda


A 53ª Jornada Fotográfica será realizada no próximo dia 08 de novembro, domingo, e terá como destino a Gruta do Sumidouro e a Toca da Barriguda, localizadas no município baiano de Campo Formoso. Famosas pela sua beleza e exuberância, tanto no Brasil quanto no exterior, elas são verdadeiros momumentos geológicos e também objeto de pesquisa de diversas instituições. A Toca da Barriguda, em particular, é a segunda maior caverna do país, com cerca de 30Km de extensão.

Em função das distâncias envolvidas e também das condições da estrada, nós precisaremos sair cedo e estar com muita disposição para enfrentar a viagem e ter o privilégio de conhecer esses lugares. Por isso, a partida acontecerá às 6:00h da manhã, da Praça do Centenário em Petrolina, com chegada prevista na Gruta do Sumidouro para às 9:00h. Para chegar lá, serão cerca de 20Km do centro de Petrolina até o trevo que fica na estrada que liga Juazeiro à Sobradinho, outros 10Km até o início do trecho de terra e finalmente mais 60Km até a gruta (que fica 30Km depois da Cachoeira da Gameleira, visitada no início deste ano). Lá nós ficaremos até às 11:00h, quando então seguiremos em frente, por outros 20Km na estrada de terra até a Toca da Barriguda, com chegada prevista no local para o meio-dia. Um almoço típico será preparado por uma cozinheira da região, que nos foi recomendada, e será servido DEPOIS da visita na Toca, por volta das 14:00h. O retorno está previsto para acontecer às 16:00, com chegada em Petrolina estimada para às 20:00.

Nós estaremos acompanhados o tempo todo pela guia Gicélia, profunda conhecedora da região e que trabalha com diversas agências de turismo. O transporte será feito em duas vans que estão sendo locadas para o nosso grupo. Na visita à Toca da Barriguda nós estaremos acompanhados por um guia local, especialista no acesso e na circulação interna da mesma.

Não tenham dúvida de que sera um dia muito cansativo, especialmente em função da quantidade de horas que passaremos dentro das vans nos deslocando. Mas tenham certeza também de que o esforço será altamente compensador e que teremos a chance de conhecer e fotografar locais únicos e de imensa beleza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário