quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Festa de aniversário

Animação foi o que não faltou na festa de primeiro aniversário do Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, comemorado na noite do último dia 17 de setembro.

Desde a primeira jornada, realizada na Parada Petrolina Além do Arco-Íris, em setembro de 2010, já fizemos nove edições (uma por mês, exceto férias) e passamos pelo Mercado Produtor de Juazeiro, pela Vaquejada de Juazeiro, pela Barragem de Sobradinho, pelo Festival Edésio Santos, pela Ilha do Massangano, pelo Serrote do Urubu, pela Missa do Vaqueiro e pelas Dunas do Velho Chico. Criamos os nossos endereços de contato, o nosso blog, o nosso site e o nosso grupo de discussões, que atualmente conta com 105 membros. Na última jornada, tivemos um recorde de participantes (foram 22) e alugamos um ônibus para podermos viajar com conforto. Nossas jornadas estão se estendendo em tempo e distância. Nosso trabalho está cada vez mais bonito, fruto do desenvolvimento individual dos membros do grupo (tanto em termos de técnica quanto em termos de linguagem fotográfica) e a nossa missão vai se consolidando de forma constante. Fizemos duas exposições. Temos sido apresentados pela mídia de forma sistemática (em jornais, internet, televisão e rádio) e estamos cada vez mais conhecidos na região. Mais importante, a nossa amizade está cada vez maior e o nosso círculo de amigos não pára de aumentar, assim como o prazer de fotografar.

Na festa foi feita uma projeção de quase 1.000 fotos produzidas pelos participantes das jornadas anteriores, documentando seus pares em plena ação e também mostrando detalhes da organização das mesmas. O resultado foi muita diversão, muitas risadas, muitas histórias para lembrar e contar e, principalmente, a certeza de termos produzido um material de excelente qualidade. Fora isso, a festa transcorreu com muita comida (muita mesmo), música, dança e conversas empolgadas até o amanhecer do dia.

Também não faltaram presentes para os jornadeiros e os seus acompanhantes: especialmente para esse encontro, com a colaboração do nosso amigo, fotógrafo e jornadeiro Maurício André, foram produzidos um folheto explicativo, um cartão de visitas, um adesivo e um CD contendo essas imagens de making-of. Para baixar, é só clicar:
Tenho certeza que esse foi apenas o primeiro de muitos aniversários, pois o nosso projeto, o nosso grupo e a nossa determinação não param de crescer, assim como as idéias para novas jornadas e novas atividades (cursos, exposições, livros etc). Muito obrigado a todos vocês que compartilham desse ideal e desse entusiasmo!

Um comentário:

  1. O que segue é uma reprodução de mensagens trocadas no nosso grupo de discussões durante os preparativos para a festa. É uma recordação sobre os acontecimentos relacionados com a organização e a realização da 1ª Jornada, em setembro de 2010. Favor ler de baixo para cima.

    José Carlos:
    Concordo com a Simone!
    Seria muito bom esses depoimentos estarem no blog, pois as pessoas de fora teriam o prazer de ler como se deu esse processo.

    Roberto:
    muito obrigado SIMONNE, o mérito é todos nós.

    Simonne:
    Belíssimo depoimento. Acho que deveriam postar no blog. As pessoas precisam saber o que a gente sente quando inicia um projeto como esse, as várias etapas, os vários sentimentos que nos assombram, que se renovam. Vocês dois e Sergim podem/devem sim, expressar isso.
    As incertezas permeiam nossos caminhos o tempo inteiro, mas quando você se depara com pessoas que amam aquilo que fazem, tudo tende a dar certo.
    Parabéns para vocês!
    E para todos nós...

    Marcus:
    De fato, nem parece que faz um ano. Éramos poucos, uma iniciativa tímida, com pouca divulgação, não sabíamos direito o que iria acontecer, apesar de as idéias já estarem formadas. Na saída até que vieram algumas pessoas, mas no dia da apresentação fomos apenas nós três. Confesso que fiquei preocupado naquele dia, pensei que talvez o projeto não conseguisse seguir em frente. Hoje, penso exatamente o contrário: que as minhas melhores estimativas não chegaram perto de tudo que está sendo possível fazer com esse grupo tão bacana, que não pára de crescer.

    Roberto:
    EU VOUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU ate parece que foi ontem a nossa primeira jornada na parada uns 6 fotografos e no dia da apresetanção das fotos , lembro que estava la eu, sergio e vc marcus, é uma historia.

    ResponderExcluir