terça-feira, 6 de setembro de 2011

Convocação para a 10ª Jornada

É com grande satisfação que eu comunico que estão abertas as inscrições para a 10ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco que, no mês do seu primeiro aniversário, será um evento especial. Dessa vez iremos para a Fazenda Ouro Verde, situada em Casanova (BA), onde são produzidos os vinhos da marca Terranova (do grupo Miolo), entre outros produtos. Diferentemente do roteiro turístico que talvez já seja conhecido por vários de vocês, a 10ª Jornada foi planejada de modo a permitir que o nosso grupo tenha acesso a áreas que normalmente não são visitadas pelos turistas tradicionais, e isso inclui não apenas a parte da produção mas também o cultivo dos frutos. Será uma excelente oportunidade para fotografarmos todos os detalhes dessa atividade que é tão importante e característica aqui na região. Entre parreiras, grandes áreas abertas, salas fechadas, laboratórios, tonéis de aço, barris de carvalho, tubulações, alambiques e produtos acabados, tenho certeza de que teremos material farto para apresentar, de forma criativa e original, a nossa visão sobre uma das principais atividades econômicas e também uma das principais atrações turísticas da região.

A 10ª Jornada, no entanto, não ficará restrita à visita à fazenda. Na hora do almoço, ao término da mesma, seguiremos para a barca Rio dos Currais, que estará aguardando pelo nosso grupo na represa de Sobradinho, ao lado da vinícola. Uma vez embarcados, prosseguiremos por cerca de uma hora até a barragem, faremos a eclusagem (ou seja, desceremos 31 metros até o nível do rio) e navegaremos por cerca de quatro horas até atracarmos de volta em Petrolina. Nesse meio tempo poderemos fotografar a represa, o próprio barco, a interessantíssima travessia da eclusa, e depois as margens, as ilhas e os detalhes do rio que divide Bahia e Pernambuco. Será um dia, tenho certeza, fantástico para registrar imagens de grande impacto sobre a região.

O encontro do grupo acontecerá na orla de Petrolina, em frente ao restaurante Gaúcho, às 8:00hs. O micro-ônibus partirá às 8:30hs, pontualmente, levando o nosso grupo até a fazenda. O retorno para Petrolina está previsto para acontecer às 19:00hs. Essa jornada corresponde, de certa forma, à uma versão estendida do passeio conhecido como Vapor do Vinho. Como sempre, a inscrição é gratuita e a única despesa será por conta do rateio do custo do micro-ônibus que nos levará de manhã. Alimentos e bebidas adquiridos dentro da barca serão pagos por quem os consumir.

Em função da negociação que foi feita com os administradores da fazenda e com o proprietário do barco, o nosso grupo estará isento do pagamento da taxa de visitação na fazenda e também do ingresso para o passeio de barco. A nossa contrapartida, porém, será o fornecimento de imagens para divulgação dos mesmos. Uma troca justa, que muito me orgulha, e que reflete o espírito de colaboração e solidariedade existente entre os agentes turísticos e culturais da região. Também em função dessa negociação, e da quantidade de assentos disponíveis no micro-ônibus, o número de vagas para a jornada está limitado à 25. Portanto, sejam rápidos e garantam logo a sua!

Nenhum comentário:

Postar um comentário