terça-feira, 18 de setembro de 2018

Encantando platéias e fotógrafos desde sempre


Chegamos num grupo pequeno ao Circo Mágico Internacional às 14:00h, como combinado. O grupo, no entanto. foi aumentando ao longo da tarde, até chegarmos num total de 14 jornadeiros. Fomos logo recebidos pelo Pablo, que nos colocou à vontade para fotografar o local ainda antes da primeira apresentação do dia, que só iria ocorrer às 17:00h. Foi assim que conhecemos o simpaticíssimo Aquiles, palhacinho de apenas 6 anos de idade que estava aprendendo a andar de bicicleta quando chegamos, a meiga e atenciosa trapezista Karollina, que nos falou bastante sobre a vida no circo, e diversos outros artistas e funcionários.

Entre 14:00 e 17:00 fotografamos tudo que pudemos relacionado com preparativos para os espetáculos e a vida no circo: os trailers e ônibus que servem como habitação, a circulação e a preparação dos artstas para as suas apresentações, o toldo quente pelo sol da tarde e ainda deserto.

Quando chegou o horário da primeira apresentação, às 17:00h, tomamos os nossos lugares e iniciamos a difícil tarefa de tentar registrar a intensa movimentação de palco debaixo de pouca luz. Assim foi com os trapezistas, os malabaristas, os palhaços e as apresentações musicais. Se no palco já era difícil, registrar os risos e as reações da platéia, em grande parte hipnotizada com a apresentação, foi ainda mais complicado.

Depois do intervalo, voltamos para registrar a segunda sessão do dia, que teve início às 19:00h. Foi uma segunda oportunidade para revisitarmos os números, antecipando o que iria acontecer e agindo para fazer aquelas fotos que ficaram pendentes da primeira sessão.

Terminamos por volta das 20:30h, quando então uma pequena parte do grupo, ainda disposta e sem outros compromissos, se dirigiu para um restaurante das proximidades a fim de colocar a conversa em dia e trocar impressões sobre a experiência do circo.

A experiência foi, sem dúvida, muito marcante. Além de termos sido mutíssimo bem recebidos pelo Pablo, sua esposa, pela Karollina, pelo Aquiles e todos os demais artistas e funcionários, tivemos uma chance única de conhecer um pouco mais a vida e a história destes profissionais que se dedicam de corpo e alma para produzir sorrisos e deleite para platéias que buscam, nos seus espetáculos, o alívio para as tensões e preocupações diárias. Para as crianças presentes, o encanto e a magia transmitidos desde o palco ficaram evidentes nos seus sorrisos e reações espontâneas.

Sentimo-nos ao mesmo honrados e orgulhosos pela oportunidade concedida. Esperamos que as nossas imagens ajudem a consolidar, valorizar e divulgar este trabalho que se perpetua sem grandes mudanças ao longo do tempo e que habita os melhores recantos da memória de cada um de nós.

Muito obrigado ao Pablo, à sua esposa, à Karollina, ao Aquiles e a todos desta grande família que é o Circo Mágico Internacional. Agradeço também ao amigo e jornadeiro José Carlos Costa de Amorim por ter indicado o circo, ter feito o primeiro contato com eles e ter me acompanhado no dia em que acertamos os detalhes da Jornada com eles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário