quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Convocação para a 83ª Jornada Fotográfica - Morro da Barra da Cruz


A Jornada de outubro acontecerá no próximo dia 06/10, sábado, véspera do primeiro turno das eleições. Neste dia nós iremos conhecer o Morro da Barra da Cruz, situado no povoado de Barra da Cruz, próximo ao povoado de Pau-a-Pique, ambos no município de Casa Nova (BA) e nas margens da represa de Sobradinho.

O Morro da Barra da Cruz é um lugar de imensa beleza natural, formado por dunas de areia branca e fina de amplas dimensões que se estendem por uma grande distância ao longo da margem da represa. O lugar é normalmente deserto, em função da dificuldade de acesso, e isso acentua ainda mais a sensação de grande liberdade que se tem ao visitá-lo. Some-se à isto a brisa constante que vem da represa e o resultado é um lugar extremamente atraente e agradável, ainda que pouco conhecido e frequentado.

Nosso plano é ir e voltar no mesmo dia. Sairemos da praça do Centenário às 6:00h, e a chegada está prevista para às 9:30h. Nosso percurso será de asfalto por cerca de 140Km até a saída para Pau-a-Pique na BR-235. Ali, pegaremos uma estrada de terra por 37Km até Pau-a-Pique. Dali, serão mais 13Km no mesmo tipo de estrada até o Morro da Barra da Cruz. Todo este trecho de terra (~50Km) é formado, além de chão batido, por pedras, areia e vegetação seca, geralmente sem qualquer tipo de sinalização ou apoio.

Uma vez no Morro da Barra da Cruz, estacionaremos o nosso veículo e permaneceremos lá das 9:30h até às 13:30h. Neste meio tempo vamos juntos explorar o local, porm garantindo que o grupo esteja sempre reunido a fim de evitar acidentes. No local não há nada para comprar: nem água, nem lanches nem nada. Assim, deveremos levar tudo conosco. O banho na represa, apesar de atrativo, não é recomendado: não conhecemos as águas no local e não desejamos nos arriscar, especialmente num local deserto. Por outro lado, é necessário caprichar na proteção solar (bonés, filtros, roupas etc), já que não existe sombra no lugar.

Às 13:30h nós voltaremos para Pau-a-Pique onde almoçaremos num restaurante local. Depois disso poderemos ir até o leito da represa no povoado e conhecer um pouco da orla do mesmo. Em seguida, retornaremos para Petrolina, onde prevemos chegar por volta das 19:30h.


Nenhum comentário:

Postar um comentário