domingo, 3 de junho de 2018

Corpus Christi sem gasolina no Josepha Coelho


Organizada e divulgada na véspera (dia 30/05, quarta-feira), a 79ª Jornada Fotográfica teve por objetivo substituir a Jornada que aconteceria no feriadão, entre os dias 31/05 e 03/06, no Parque Nacional do Catimbau, e que precisou ser cancelada em função dos problemas de desabastecimento que tomaram conta no país nos dias que antecederam a mesma.

Apesar de todos os esforços de manutenção, ficamos sem combustível na véspera e receosos de viajar por longas distâncias em estradas onde bloqueios e problemas de todos os tipos estavam sendo reportados. Além disso, não quisemos viajar sem garantias de que haveria combustível para o retorno e de que as nossas necessidades de alimentação, entre outras, estariam devidamente satisfeitas no destino

Por isso, resolvemos ficar por aqui mesmo e retomar uma ideia antiga, a de fotografar este parque que é uma referência em Petrolina e faz parte do cotidiano de muitos dos seus moradores e cidadãos.

Mesmo em cima da hora, ainda assim contamos com a presença de 11 jornadeiros, sem contar os que gostariam de ter vindo mas não puderem se organizar a tempo ou não viram o anúncio divulgado no dia anterior.

Foi uma tarde tranquila, de caminhadas e de fotografias num parque inicialmente vazio e silencioso, mas que ficaria mais cheio e barulhento lá para o final da tarde. Aproveitamos para rever os amigos, colocar a conversa em dia e, é claro, capturar momentos únicos daquela tarde de início de feriadão, como foi o caso do ensaio de uma quadrilha junina em uma das áreas cobertas.

Por volta das 17:00h encerramos as atividades e uma parte do grupo foi continuar a conversa num bar da orla de Petrolina, de onde saimos já no início da noite.

Se às vezes as coisas não saem como planejamos, não tem importância. O que vale é que estivemos juntos, fizemos a nossa Jornada mensal e mantivemos acesa a chama do nosso amor pela fotografia. Jornada tem todo mês, e não faltará oportunidade para realizarmos o tão desejado sonho de conhecer o Parque Nacional do Catimbau. Enquanto isso valeu, e muito, o esforço para documentar um pouco da vida neste parque que é um dos principais cartões postais de Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário