domingo, 3 de junho de 2018

Convocação para a 79ª Jornada Fotográfica - Parque Nacional do Catimbau


​A Jornada de maio acontecerá entre os dias 31/05 e 03/06 no Parque Nacional do Catimbau em Buíque (PE). O texto que segue foi feito para a nossa primeira tentativa de irmos para lá, e que acabou não dando certo, em abril de 2016. Pouca coisa mudou de lá para cá em relação ao planejamento da Jornada.

----------------------------------

​O Parque ​Ncional do Catimbau ​foi criado em 2002, ocupa uma área de mais de 600Km2 e abrange diversos municípios na regiao de Buíque.​ Ele fica distante 532Km de Petrolina.​ Conforme a Wikipédia (https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_do_Catimbau):

"Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6.000 anos. Os pesquisadores acharam 30 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí."

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, que mantém o Parque (http://www.icmbio.gov.br/portal/o-que-fazemos/visitacao/unidades-abertas-a-visitacao/732-parque-nacional-do-catimbau.html), ele:

"...tem o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Além disso, é marcado por lindas belezas naturais, com várias espécies de plantas, árvores e flores espetaculares compondo um visual único em sua flora. Existem grandes atrações no Parque Nacional do Catimbau, dentre elas destacam-se a abundância de inscrições rupestres e a grande beleza cênica dos paredões de arenito e das formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento. A ocorrência de numerosos sítios de pinturas e gravuras rupestres localizados, principalmente, nos abrigos rochosos das serras são realmente imperdíveis. Tratam-se de pinturas realizadas em épocas pré-históricas, que apresentam uma grande heterogeneidade gráfica, com características que as identificam como pertencentes à classe de registros rupestres conhecidos como Tradição Nordeste e Tradição Agreste, bem como a outras classes ainda pouco definidas."

Nós partiremos às ​6​:00h do dia ​3​1​/05​, quinta-feira, e prevemos chegar no Vale do Catimbau, onde ficaremos hospedados na Pousada do Vale do Catimbau (ao lado da entrada principal do Parque) no ​final da tarde ​deste mesmo dia. Os dois dias seguintes (sexta e sábado) serão totalmente dedicados à exploração do Parque, onde seremos conduzidos pelo guia Genivaldo. A dinâmica destes dois dias será a seguinte: café na pousada, ida ao Parque, retorno para almoço na pousada, ida ao Parque, retorno para jantar na pousada e repouso. Serão, portanto, quatro períodos no Parque, que serão dedicados à trilhas e exploração dos pontos mais interessantes do ponto de vista fotográfico. O retorno acontecerá na manhã do dia ​03/06​, domingo, logo após o café da manhã. A chegada em Petrolina está prevista para a noite do dia ​03.

Nenhum comentário:

Postar um comentário