quinta-feira, 7 de junho de 2018

Convocação para a 80ª Jornada Fotográfica - São João em Senhor do Bonfim


A Jornada de Junho acontecerá nos próximos dias 23 e 24, sábado e domingo, no município de Senhor do Bonfim (BA). A ideia é aproveitar os festejos juninos para produzir fotos que resgatam a alegria, a beleza, a originalidade e a tradição do evento. Senhor do Bonfim é conhecida pela forma com que organiza e realiza as suas festas juninas, sendo por isso sempre muito procurada e valorizada em toda a região.

Não é a primeira vez que nós tentamos ir para lá neste período. O problema, nas vezes anteriores, foi sempre o mesmo: dificuldade em conseguir hospedagem com custos acessíveis. Como vocês pode imaginar, os hotéis e as pousadas de lá trabalham apenas com pacotes e com valores substancialmente mais elevados do que em épocas normais, tornando a nossa ida inviável.

Desta vez, no entanto, estamos adotando uma estratégia diferente: nós conseguimos autorização para dormir em uma sala de aula do campus que a UNIVASF tem na cidade. Assim, precisaremos levar colchonetes, lençóis, cobertores e travesseiros para dormir do sábado para o domingo, e isso não implicará em nenhum custo para nós. É modesto mas creio que atende às nossas necessidades e anseios.

A ideia, portanto, é irmos no sábado (23) de manhã, saindo de Petrolina às 7:00h da praça do Centenário. Portanto, chegaremos em Bonfim por volta das 9:00h e poderemos passar o dia todo fotografando, já que o São João acontece nas ruas, nas praças e em toda parte por lá. Entre outras atrações, que ainda estamos tentando confirmar com a Secretaria de Turismo da cidade, estão o Trem do Forró e o casamento caipira na praça central. De noite acontece a tradicional Guerra da Espadas que, se observadas certas regras de segurança, pode ser também uma excelente oportunidade para a realização de boas imagens. Depois disso iremos dormir na UNIVASF, onde também poderemos tomar banho (de água fria).

No dia seguinte, domingo (24) acordaremos cedo, tomaremos café em algum bar ou restaurante das proximidades e depois seguiremos atrás de outros eventos juninos. O retorno acontecerá no final da tarde, com chegada em Petrolina prevista para às 19:00h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário