domingo, 10 de abril de 2016

Convocação para a 57ª Jornada Fotográfica - Parque Nacional do Catimbau


A 57ª Jornada Fotográfica acontecerá entre os dias 21 e 24 de abril, no Parque Nacional do Catimbau, distante cerca de 500Km de Petrolina. O Parque foi criado em 2002, ocupa uma área de mais de 600Km2 e abrange diversos municípios na regiao de Buíque. Conforme a Wikipédia:

"Considerada Área de Extrema Importância Biológica, a unidade apresenta também registros de pinturas rupestres e artefatos da ocupação pré-histórica datados de pelo menos 6.000 anos. Os pesquisadores acharam 30 sítios arqueológicos no Vale do Catimbau. Com isso, o Catimbau é considerado o segundo maior parque arqueológico do Brasil, perdendo somente para a Serra da Capivara, no Piauí." 

De acordo com o Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade, que mantém o Parque, ele:

"...tem o objetivo de preservar os ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico. Além disso, é marcado por lindas belezas naturais, com várias espécies de plantas, árvores e flores espetaculares compondo um visual único em sua flora. Existem grandes atrações no Parque Nacional do Catimbau, dentre elas destacam-se a abundância de inscrições rupestres e a grande beleza cênica dos paredões de arenito e das formações rochosas esculpidas pela ação erosiva do vento. A ocorrência de numerosos sítios de pinturas e gravuras rupestres localizados, principalmente, nos abrigos rochosos das serras são realmente imperdíveis. Tratam-se de pinturas realizadas em épocas pré-históricas, que apresentam uma grande heterogeneidade gráfica, com características que as identificam como pertencentes à classe de registros rupestres conhecidos como Tradição Nordeste e Tradição Agreste, bem como a outras classes ainda pouco definidas."

Nós partiremos às 7:00h do dia 21 de abril, quinta-feira, e prevemos chegar no Vale do Catimbau, onde ficaremos hospedados na Pousada do Vale do Catimbau (ao lado da entrada principal do Parque) no início da noite deste mesmo dia. Os dois dias seguintes (sexta e sábado) serão totalmente dedicados à exploração do Parque, onde seremos conduzidos pelo guia Genivaldo. A dinâmica destes dois dias será a seguinte: café na pousada, ida ao Parque, retorno para almoço na pousada, ida ao Parque, retorno para jantar na pousada e repouso. Serão, portanto, quatro períodos no Parque, que serão dedicados à trilhas e exploração dos pontos mais interessantes do ponto de vista fotográfico. O retorno acontecerá na manhã do dia 24, domingo, logo após o café da manhã. A chegada em Petrolina está prevista para a noite do dia 24.

Com relação ao problema informado de zika e chikungunya na região, tanto o guia quanto a gerente da pousada informaram que de fato houve uma grande indicência de ambas em Buíque, mas que agora a situação já está normalizada. Além disso, que Buíque fica separada da Vila do Catimbau, onde ficaremos hospedados e que realmente não há com o que se preocupar. De qualquer forma, ficam todos orientados a trajar roupas compridas e se proteger com muito repelente durante todo o período da Jornada.

Para finalizar, gostaria de lembrar que se trata de uma oportunidade única, tanto pelo destino quando pelo fato que não termos outro feriado de quatro dias até o final do ano. Além disso, o custo engloba praticamente todas as despesas e não existe possibilidade de reduzi-lo ainda mais. Assim, seria mesmo uma pena deixarmos passar a oportunidade de conhecermos este local fantástico.


Nenhum comentário:

Postar um comentário