sábado, 9 de abril de 2016

Celebrando o umbu com forró, pífanos, misses e São Gonçalo


Partimos às 9:30 do sábado, 26 de março, em três carros com 10 pessoas. Chegamos na Fazenda Floresta, na zona rural de Parnamirim, por volta das 13:00h, depois de percorrer 150Km de estrada, dos quais 22Km em estrada de terra. Nessa última, fizemos uma parada para tirar fotos num belo campo que se perdia no horizonte.

Localizar a fazenda não foi tarefa fácil. Nos perdemos algumas vezes e precisamos parar para perguntar várias outras. Quando enfim chegamos, fomos contemplados com um excelente almoço numa casa típica de fazenda. Até agora não esqueço o sabor fantástico daquele molho de tomate com umbu e melancia que acompanhava a massa (mas isso foi na hora do jantar). Depois da refeição e de um breve descanso, fomos conhecer e fotografar a vila e seus habitantes que mais tarde reapareceriam em roupa de gala na Festa do Umbu. Um pouco mais tade, fomos conhecer o local da festa e conferir os trabalhos de última hora: motoserras em plena atividade, um telhado sendo assentado, banheiros sendo construídos e muita correria para deixar tudo pronto para de noite. Ainda tentamos localizar os umbuzeiros da região, mas o sol já estava baixo e voltamos para a fazenda.

Depois de montar as barracas, tomar o banho e trocar de roupa, estávamos prontos para o forró que iria abrir a festa, aberta ao público e totalmente gratuita. No começo eram poucas pessoas, mas conforme a noite avançava os moradores da vila foram aparecendo e causando surpresa pela quantidade. Animação não faltou, e diversos casais arrastaram os pés na areia do chão ao som do legítimo trio de forró até pouco depois da meia-noite. Chão de terra, forró do bom, céu estrelado e todos muito bem vestidos - um deleite para os olhos e a alma.

Quando o cansaço já batia na porta, chega o convite para fazermos uma projeção de uma seleção das fotos tiradas pelo nosso grupo durante a tarde. Numa tela improvisada, construída com um lençol branco em cima do palco, desfilamos uma produção feita às pressas e sem grandes cuidados. E, para nossa surpresa, os presentes que ainda eram em grande número aguardaram com paciência a montagem da projeção, assistiram com grande interesse à mesma e só arredaram pé do local depois do fim. Lágrimas e depoimentos comoventes foram a resposta daqueles que se viram nas imagens ou então aos seus amigos, parentes e conhecidos. Uma experiência única para eles e, definitivamente, muito recompensadora para nós.

Dormimos tarde e acordamos cedo, sem nem dar muita bola para a aranha caranguejeira que no início da noite havia visitado uma das nossas barracas. Depois do café reforçado, desmontamos tudo e aproveitamos para clicar a fazenda. No meio da manhã, fomos até os tais um umbuzeiros que, bem escondidos na mata, estariam carregados de frutos deliciosos. E de fato, que frutas! Sem dúvida nenhuma, os melhores umbus que eu já comi na vida. A ideia era fotografar as moças fazendo a colheita, mas essa parte ficou um pouco prejudicada pelo sabor irresistível da fruta - entre dois clicks, eu mesmo perdia a conta da quantidade de umbus que mandava pra dentro.

Finalmente de volta para o local da festa, nos preparamos para os eventos que dariam continuidade à mesma. No início assistimos a uma roda de São Gonçalo, que foi bastante fotografada pelo grupo. Enquanto isso, os bodes chegavam para uma mini-exposição na garupa das motos - algo que me escapou, mas que espero alguém tenha conseguido capturar.

Eis que chega, então, o grande evento da festa: a eleição da Miss Umbu 2016, escolhida entre um grupo de belas, simpáticas e charmosas moradoras da vila. Numa área isolada, as meninas eram maquiadas e produzidas especialmente pela Carlinha Nogeuria Nunes para o desfile. Do outro lado, era composta a mesa do júri, que teve 2 dos seus 4 membros escolhidos entre fotógrafos do nosso grupo (Flavia Ramos e Catarina Souza) - uma verdadeira honra! Quando o desfile começa, começa também a árdua tarefa de escolher aquela que melhor desfilou sobre o chão batido e melhor se comunicou com o público e o júri. Uma por uma elas mostraram o seu charme e o seu talento, ao mesmo tempo em que o locutor Amauri entretia a platéia com divertidos comentários.

Depois de coroada a Miss Umbu - que recebeu a preferência simultânea e inequívoca do público e da crítica -, o público ainda se divertiu um bocado com uma banda de pífanos, com a degustação e venda de produtos derivados do umbu - doces, licores, conservas etc -, com o imenso cesto de umbus maduros colhidos pela manhã, com as animadas brincadeiras das crianças e com a corrida de argolinhas que iria acontecer mais no final da tarde. Nós infelizmente não pudemos ficar até o final, pois precisávamos vencer o caminho de volta antes da escuridão total. Por isso, embarcamos nos carros por volta das 15:30h.

Nesse pouco mais de um dia inteiro na zona rural de Parnamirim, tivemos a oportunidade de reforçar laços de amizade, fazer novos amigos, conviver com pessoas maravilhosas e curtir um sertão lindo, simples, puro, pleno e auto-suficiente. Material de sobra para as fotos que trouxemos de lá, as quais tenho certeza irão retratar com grande competência e inspiração todos esses momentos vividos.

Nossos agradecimentos para todos os moradores da vila e também, em especial, para o Lídio Parente, a Savany Colares, o Gabriel Çarungaua e o Amauri Alves Filho, que não mediram esforços para promover um evento de grande importância com infra-estrutura de ótima qualidade e entretenimento de excelente nível para todos os presentes. Obrigado por tudo e até a próxima Festa do Umbu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário