sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Sol e água fresca


Por Fabio Reis Neto.

Acampamento, uma Jornada diferente!

A Jornada de Dezembro de 2015 começou bem antes do dia 12.

Quando fomos informados sobre o destino e a temática, dúvidas pairavam na cabeça dos Jornadeiros. Qual equipamento levar? Como será a logística?

A semana anterior foi recheada de check list de equipamentos e disposição das caronas solidárias. O pontal da Ilha do Massangano não é longe de Petrolina e fomos em ritmo leve, sem pressa para o nosso destino.

Partimos no horário combinado em comboio, direto para o ponto de travessia. Neste momento o sol já ardia o couro dos primeiros participantes, mas era reconfortante saber que não precisaríamos fazer longas caminhadas e que as águas do Velho Chico seriam nossa companhia constante. Singramos pelo braço do Rio à bordo de uma típica embarcação da região, a travessia foi calma e nos alegrou perceber que as águas estavam límpidas e tranqüilas. Escolhemos o ponto ideal para levantar acampamento, próximo da água, longe de barulho e estratégico em relação ao nascer do Sol. Terminado o compromisso com nossas guaridas, restava aguardar a chegada do segundo grupo e do pôr do Sol se refrescando na praia da Ilha, a esta altura já tínhamos o apoio de um Jet Sky que foi utilizado para pegar drinks refrescantes.  Fizemos os primeiros trabalhos com o pôr do Sol, reflexos e silhuetas.

Chega a noite e com ela e expectativa de um delicioso churrasco, mas antes, a Natureza resolve se revelar após o show do céu à tarde. Ventos fortes, chuva, dois ou três raios e um trovão, de longe, fez que com os bravos Jornadeiros questionassem o sucesso dessa nossa empreitada. O momento foi encarado com muita alegrai, surgindo piadas sobre a situação, fotos de bastidores e teorias dos “entendidos em clima”. Passada a tempestade, o jantar foi servido ao som de boa música, bebidas e brincadeiras de light painting.

O dia seguinte começou cedo, às 05h00 já era possível escutar os primeiros obturadores, o nascer do Sol já se apresentava e não podíamos perder esta oportunidade. O grupo se espalhou e depois nos encontramos para um farto e delicioso café da manhã. Nadamos no Rio aguardando a chegada das Jornadeiras e partimos rumo à Vila da Ilha, no caminho a Natureza exuberante com vegetação característica e algumas cercas à pular.

Os moradores nos receberam com muita simpatia e cordialidade. Fomos presenteados com água, frutas, sorrisos e poses. Aproveitamos para degustar um caldo de costela acompanhado de cerveja e refrigerante, alguns preferiram café.

No retorno já com o sol à pino, um último banho, travessia e partimos para degustar deliciosos peixes, tucunaré, tilápia e tambaqui fizeram parte de cardápio. Beijos, abraços e promessas de encontros próximos e expectativas do novo ano que virá deram o tom da despedida.

Um comentário:

  1. Adorei nosso acampamento. Realizei uma vontade de acampar no Massangano e fotografando....perfeito, obrigada!!!!!!!!!

    Ass: Paula 2

    ResponderExcluir