quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Petrolina: um verso escrito em luz


Por Paula Theotonio

Princesa do Sertão, Milagre do São Francisco, Califórnia Brasileira. De Passagem para Juazeiro a Encruzilhada do Progresso Brasileiro. Um território de grandes sonhos plantados na dureza da caatinga, de onde frutificaram beleza e desenvolvimento. Em homenagem aos seus 120 anos, o Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco realiza no River Shopping, entre os dias 19 de setembro e 04 de outubro, a exposição 'Petrolina: Um Verso Escrito em Luz'.

A exposição, que ficará disponível no hall do centro comercial, traz em 30 clicks muito além das paisagens e do patrimônio histórico do município; aborda seus habitantes e personagens, o cotidiano, manifestações culturais e religiosas. Segundo o fundador do grupo - fotógrafo, engenheiro eletrônico e mestre em sistemas digitais, Marcus Ramos - a curadoria da mostra contou com a participação ativa dos membros.

"Não foi fácil elencar, num acervo tão vasto como o nosso, como gostaríamos de representar a cidade, em uma data tão especial, através de recortes fotográficos. Deixamos, então, que nossas escolhas fossem inspiradas pela poesia da cidade e guiadas pela luz no rosto de cada habitante desta terra rica em felicidade. Nasceu não apenas a exposição, como seu nome", disse Marcus.

A mostra também celebra os 5 anos de atuação do grupo, composto por mais de 250 fotógrafos e simpatizantes engajados em documentar, divulgar e valorizar o Vale. De setembro de 2010 para os dias atuais, foram realizadas 50 expedições pelas maravilhas da região. Com dois encontros mensais - um para a Jornada em si e outro para debate dos clicks realizados - os participantes passam a se conectar ainda mais com a realidade que os cerca e ainda colaboram para desenvolver a linguagem fotográfica no sertão. 

Saiba mais sobre o grupo em www.jornadasfotograficas.com.br.

Serviço:
Exposição fotográfica Petrolina: Um Verso Escrito em Luz
River Shopping - Petrolina
19/09 a 04/10
Horários: segunda a sábado: 10h às 22h | domingo: 13h às 22h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário