quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Convocação para a 52º Jornada Fotográfica - Pega de Boi no Mato

A nossa próxima Jornada acontecerá no dia 03 de outubro, sábado, numa fazenda situada no distrito de Rio Jardim, na zona rural de Petrolina. A partir do posto Asa Branca, localizado na saída da cidade, serão 33,5Km de estrada de asfalto no sentido de Afrânio e depois outros 6Km de estrada de terra até a fazenda.

Nesse dia haverá no local uma competição entre vaqueiros da região, conhecida como "Pega de Boi no Mato". Essa competição tem origem nas corridas que os vaqueiros fazem para resgatar os animais desgarrados dos rebanhos que entram pela caatinga, e se tornou um esporte bastante popular entre eles. A competição consiste no seguinte: o boi recebe um laço no pescoço e, depois de solto, o vaqueiro que conseguir retornar ao ponto de partida no menor tempo com laço na mão recebe o prêmio. A Pega de Boi no Mato é precursora da moderna vaquejada, porém com duas diferenças importantes: o boi corre solto no mato e os vaqueiros procuram evitar danos físicos ao animal.

Serão 100 bois que irão ser soltos três vezes cada um ao longo do dia, totalizando 300 corridas. Mais de 100 vaqueiros da região deverão estar presentes ao evento que espera receber também cerca de 1.000 visitantes. Será uma oportunidade ímpar para fotografarmos não apenas os lances desse esporte típico, mas também a própria fazenda, os vaqueiros e a festa, que é organizada pela Associação dos Vaqueiros de Petrolina.

Nós partiremos da praça do Centenário, no centro de Petrolina, às 7:00h da manhã. A chegada na fazenda está prevista para às 8:00h, quando será servido um café da manhã para os presentes. Logo em seguida terá início a Pega do Boi, que se estenderá até às 17:00h. Às 11:00h haverá uma missa no local, e ao meio-dia será servido o almoço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário