terça-feira, 30 de abril de 2013

Para conhecer Curaçá

A 27ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco teve o privilégio de visitar a cidade de Curaçá nesse último domingo. Dessa vez o microônibus não foi suficiente para acomodar todos os participantes, que não se limitaram aos 25 assentos disponíveis. Além desses, outros três seguiram de carro e de moto, totalizando 28 fotógrafos ávidos por explorar a cultura, as tradições e as belezas naturais dessa cidade que fica à 100Km de Petrolina, também nas margens do rio São Francisco. Foi também a primeira vez da nova jornadeira Angela Maria, a quem damos aqui as boas-vindas. Além disso, tivemos a satisfação de reencontrar os antigos jornadeiros Chico Egídio e Lizandra, que nos deram o prazer da sua companhia ao longo desse dia.

Lá fomos recebidos pela Sra. Elieuzina, funcionária da prefeitura, que muito gentilmente nos acompanhou durante todo o dia, apontando e nos conduzindo para locais de interesse, garantindo que os mesmos estivessem abertos para a nossa visitação,aproximando o nosso grupo dos moradores da cidade, e nos oferecendo apoio constante com água e sanitários.

Na parte da manhã conhecemos o centro, em especial o belo prédio da prefeitura, a Casa Mourisca, a praça e a igreja de Bom Jesus, o interessante Museu de Curaçá e a Casa da Ararinha Azul. Depois visitamos várias casas antigas, com belas fachadas e interiores, e fomos para o tradicional Teatro Raul Coelho, próximo de onde fica a casa que era de José Amâncio Filho ("Meu Mano"), importante músico local, conhecido nacionalmente.

Depois de um farto e divertido almoço no restaurante Bode e Cia, demos mais algumas voltas pela cidade e fomos finalmente conhecer a Ilha da Coroa, num passeio que começou com uma longa e bonita volta de barco ao redor da mesma, e depois continuou com caminhadas intercaladas por banhos de rio na mesma.

A impressão geral que ficou foi de uma cidade extremamente agradável, com povo bastante simpático e hospitaleiro, que não mediu esforços para nos receber bem e, até, abrir as suas casas para a nossa visitação.   Infelizmente o tempo não foi suficiente para conhecermos todas as atrações relacionadas pelo amigo Cosme Cavalcanti no roteiro gentilmente elaborado por ele para nós, mas voltamos todos com a certeza que outras visitas precisarão acontecer para que possamos conhecer e apreciar ainda melhor a real variedade e qualidade dos destinos e atrações oferecidos por Curaçá.

No final do dia, o por-do-sol atrás da ilha nos brindou com imagens de beleza imensa, as quais serviram para fechar com chave de ouro a boa impressão colhida por todos nessa Jornada. Muito obrigado Elieuzina, Júnior, Cosme Cavalcanti e moradores de Curaçá pelo apoio e pela acolhida! Em breve disponibilizaremos uma seleção das melhores imagens captadas nesse dia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário