Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
terça-feira, 17 de março de 2020
Do CEMAFAUNA para Carnaíba do Sertão
Nos reunimos (seis jornadeiros) na Praça do Centenário e conseguimos chegar no CEMAFAUNA (na zona rural de Petrolina) no horário marcado (às 8:30h) deste último sábado, dia 14/03. Fomos logo recebidos pela Jéssica e pela Karelly, que já nos aguardavam. Inicialmente elas nos mostraram a loja de produto do museu e em seguida nos ofereceram uma palestra muito instrutiva sobre as origens, a missão e os objetivos do CEMAFAUNA.
Do auditório voltamos ao museu, onde clicamos os animais empalhados em belos cenários da caatinga. Dali fomos para o quarentenário, onde vimos e fotografamos (à distância e do lado de fora das jaulas, é claro), uma grande quantidade de papagaios, além de águia, macacos, jaguatirica, gato-mourisco e outras espécies. Em seguida, caminhamos pela área externa, vimos as gaiolas onde algumas espécies se preparam para voltar à natureza e retornamos ao museu.
Foi um passeio curto, mas muito produtivo. Gostamos não apenas do que vimos e fotografamos, mas também da história e da missão do CEMAFAUNA, dignos de todos que se preocupam com o estudo e a preservação da nossa fauna.
Agradecemos aos professores Luiz Cezar Machado Pereira e Patricia Avello Nicola Pereira, assim como às colaboradoras Jéssica e Karelly, que viabilizaram a nossa visita e nos deram todo apoio durante a realização da mesma.
Eram por volta de 10:40h quando demos a visita por encerrada. Como ainda era cedo, cinco dos seis jornadeiros resolveram dar uma esticada até Carnaíba do Sertão, onde uma festa de vaqueiros era realizada. Pegamos o final da missa, almoçamos na casa do seu Mundinho e depois ainda voltamos ao local da festa para ver o início do forró que iria se arrastar até a manhã do domingo. Eram por volta de 15:30h quando os últimos três remanescentes da Jornada decidiram voltar para casa em Petrolina.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário