quarta-feira, 7 de novembro de 2018

Finados na Romaria das Covinhas


Eram 6:00h da manhã quando começamos a nos reunir para o início da 84ª Jornada. Passava um pouco das 6:30h quando partimos para Poções, na zona rural de Juazeiro, num único carro com 5 jornadeiros. Chegamos lá por volta das 8:00h, depois de muitos solavancos e poeira na estrada de terra de cerca de 20Km que liga o povoado à BR-407, via Juremal.

Para nossa decepção, ao chegarmos lá ficamos sabendo que a procissão que partiria do povoado havia sido cancelada. Assim, não haveria a tradicional caminhada de cerca de 3Km pela caatinga, desde o povoado até a capela onde é rezada a missa e onde são acolhidos os romeiros. Assim sendo, retornarmos ao carro e dirigimos até a capela para aguardar pelo início da celebração. Não sem antes tomar um café e comer um pastel no único quiosque aberto que encontramos no povoado.

Apesar do cancelamento da procissão, o local da missa estava cheio. As pessoas foram chegando de toda parte, em vans e veículos próprios. Antes do início da missa, fizemos ótimas fotos dentro da capela, onde os romeiros demonstravam a sua fé não apenas nas irmãs Maria e Augustinha, mas também em outras figuras mais conhecidas como é o caso do padre Cícero.

A missa, celebrada pelo padre Walterson, reuniu uma grande quantidade de pessoas e trouxe mensagens de grande atualidade e importância, em clima de comoção pelo Dia de Finados. Depois da missa, aproveitamos para fotografar um pouco do entorno, uma caatinga absolutamente seca e ainda assim muito bela e repleta de cenários que despertaram o nosso interesse.

Almoçamos numa churrascaria em Juazeiro e chegamos em casa um pouco antes da 16:00h. Aproveitamos o almoço para planejar viagens e aventuras futuras em clima de grande animação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário