domingo, 12 de outubro de 2014

Entre cobras e artesãos

Tudo saiu conforme o planejado: fora duas horas, entre 9:00h e 11:00h do último sábado 11/10, durante a 42ª Jornada Fotográfica, explorando a Oficina do Artesão Mestre Quincas e depois mais duas, até às 13:00, conhecendo o Parque Zôo-Botânico da Caatinga, localizado dentro do 72º BIMtz do exército, nas proximidades da Oficina, ambas na zona urbana de Petrolina.

Tanto na Oficina quanto no Parque o nosso grupo foi acolhido com grande carinho e atenção pelos seus responsáveis, e teve as melhores condições para fazer o seu trabalho. Se, na Oficina, pudemos conhecer o ambiente de trabalho de talentosos artesãos, e vê-los em ação produzindo peças de grande beleza, no Parque nós recebemos todo tipo de informação sobre os animais que ali vivem, e ainda fomos contemplados com a possibilidade de conhecer de perto - e fotografar sem o obstáculo de grades e vidros - jibóias e carcarás.

Foi uma Jornada curta mas muito bem aproveitada, que apresentou dois dos principais cartões postais da cidade para a maioria dos integrantes do nosso grupo para essa edição, formado por 37 participantes, muitos deles novatos que fizeram a sua primeira Jornada conosco. Foi um prazer conhecê-los, sejam todos muito bem-vindos e apareçam sempre!

Deixo registrados aqui os agradecimentos para Lizandra Martins, fotógrafa e grande entusiasta da Oficina do Artesão, que viabilizou a nossa ida e nos acompanhou durante a visita, se colocando sempre à disposição para responder perguntas e nos conduzir pelos quatro cantos da mesma. Agradecimentos também para Celinha, funcionária do local, e os artesãos que gentilmente nos receberam e compartilharam momentos da sua rotina conosco.

Agradeço também ao fotógrafo Ivan Cruz (Jacaré), que intermediou a visita com o exército e se mostrou empolgado e disponível para ajudar desde o início. Nossos sinceros agradecimentos para os sargentos Josenilton e Negreiros, biólogo e relações públicas do exército, que nós receberam na chegada ao Parque e nos acompanharam durante toda a visita, fornecendo explicações sobre tudo,  respondendo às perguntas dos jornadeiros e facilitando a nossa visita. Todos vocês foram fundamentais para o sucesso dessa Jornada!

2 comentários:

  1. ooee::: cade as foto????? haaaaaa nao deu tempo editar ne? aguardo entao.... EU NILDO ARTESAO O DO CAFEZIM AFRODISIACO

    ResponderExcluir