quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Capacitação em Primeiros Socorros

De vez em quando, nas nossas Jornadas, nós fazemos incursões por trilhas, matas e cachoeiras ou lugares sem acesso à cuidados e recursos para emergências. Por causa disso, sentimos a necessidade de algum tipo de preparação para lidar com situações imprevistas que, esperamos, nunca aconteçam. Mesmo assim, precisamos estar preparados.

Graças à intermediação do nosso amigo, fotógrafo e jornadeiro Ivan Cruz (Jacaré), foram disponibilizadas vagas para membros do nosso grupo participarem do curso "Capacitação em Primeiros Socorros" que começou ontem (29/10) e se estenderá até o dia 03/11, como uma carga total de 12 horas.

O curso está sendo ministrado pelo Corpo de Bombeiros de Petrolina, em parceira com o Lamurgem (Liga Acadêmica de Medicina de Urgência e Emergência) da UNIVASF, no campus Petrolina. Junto com alunos dos cursos de medicina e enfermagem, estamos aprendendo noções básicas de primeiros socorros, em tópicos tão variados como segurança, avaliação, imobilização, estabilização do acidentado, RCP, hemorragias, choque, queimaduras (choque elétrico), curativos, desmaio, ataque epilético, envenenamento, acidentes com peçonhentos, intoxicação e asfixia.

Em função do grande interesse despertado pelo treinamento no grupo, dezessete jornadeiros se inscreveram e estão participando ativamento do mesmo. Outros infelizmente não puderam ser acomodados nessa turma e terão que esperar uma próxima oportunidade.

No primeiro dia a aula foi ministrada pelo sargento Edian, que possui mais de 20 anos de experiência e a quem deixamos registrado, desde já, o nosso reconhecimento e agradecimento especiais. Da mesma forma, agradeço imensamente ao major Charles Costa, também do Corpo de Bombeiros, que entendeu a nossa demanda e prontamente disponibilizou as vagas para o nosso grupo nessa turma. Obrigado também ao Jacaré por ter se sensibilizado com a nossa preocupação e ter viabilizado a nossa participação nessa turma, através dos contatos que mantém com o Corpo de Bombeiros de Petrolina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário