quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Devoção Sertaneja - Orocó

Para quem quiser mais informações sobre a nossa próxima Jornada, e também conhecer um pouco da região, vale a pena assistir o vídeo Devoção Sertaneja - Orocó. Obrigado ao amigo e cinegrafista Ricardo Ribeiro Matos pela dica!

Convocação para a 31ª Jornada Fotográfica - Rota das Missões em Orocó

A nossa próxima jornada acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro, na cidade de Orocó, distante 146 Km de Petrolina e situada nas margens do rio São Francisco. 

Lá iremos conhecer e explorar a "Rota das Missões", uma nova proposta de destino turístico que começa a se consolidar na região. Nas palavras do amigo e jornalista Carlos Laerte, trata-se de:

"um mergulho na história da colonização nordestina com direito a passeio de barco pelo rio São Francisco, visita às ilhas com suas igrejas centenárias e às ruínas das missões dos frades capuchinhos franceses, que na metade do século XVII começaram o duro trabalho de catequese dos índios Cariri"

Além desse roteiro, iremos aproveitar para conhecer também a trilha e o mirante da Sera Linda e a cachoeira. Como de hábito, aproveitaremos também para fotografar a cidade, os seus habitantes e os seus recantos.

Em Orocó seremos recepcionados e conduzidos por pessoas ligadas à prefeitura, que conhecem muito bem a região e a sua história. Quem quiser ler mais sobre a Rota das Missões poderá se referir ao artigo publicado por Carlos Laerte na segunda edição da revista Mundo Vale.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Da feira ao cemitério

Dessa vez o grupo foi pequeno (apenas oito pessoas) mas a animação foi a mesma de sempre. Partimos às 7:20h do sábado e chegamos de volta às 20:30h do domingo. Nesse meio tempo, dirigimos cerca de 600Km (nos carros de Angela e Luciana), ida e volta até Belém de São Francisco e Floresta.

No sábado, assim que chegamos em Belém de São Francisco, visitamos a feira livre e o mercado local, onde fotografamos feirantes, o público e o comércio com seus açougues típicos. Lá conhecemos D. Isabel, uma grande e animadíssima figura, comerciante de macaxeira, e a D. Albertina, que imediatamente se aproximou e nos convidou para a sua casa.

Depois de almoçar no único restaurante aberto (sem direito à cerveja nem sobremesa), fomos ao Museu Elisio Caribé, que abriu as portas exclusivamente para nós, após um esforço pessoal e uma grande gentileza da professora Tercina, da FACESF. Lá tivemos ainda a companhia dos professores Juciano e Wanderley, que depois nos levaram por um passeio de barco pelo rio e finalmente por uma esticada até o porto da barra, onde saboreamos um peixe e fizemos o registro do belo final de tarde. Não deu para ir na igreja antiga, nem no cemitério ou no balneário, que vão ficar para uma próxima vez.

Sol posto, seguimos por mais 45Km até Floresta, numa estrada repleta de jumentos no asfalto e no acostamento. Um perigo devidamente compensado pela atenção e destreza dos nossos motoristas.

Ao chegar, nos hospedamos no Hotel Floresta e fomos comer a pizza ao lado da Igreja do Rosário, no centro histórico. Depois disso, hora de repousar (pelo menos para alguns...).  No dia seguinte, visitamos o cemitério celebrado por João Cabral de Melo Neto, a Capela das Três Marias (onde estão enterradas as três irmãs de mesmo nome, assinadas no início do século XX e supostamente milagrosas), o centro histórico, o Poço das Pedras no rio Pajeú e também ao Alto da Ermida. Não deu para conhecer as pinturas rupestres nem o cemitério, que vão ficar também para uma próxima oportunidade.

Além das boas fotos em todos esses locais, colhemos também uma excelente impressão dos habitantes dessas duas cidades, que foram extremamente acolhedores conosco, nos abriram portas e portões, nos conduziram para um lado e para o outro, nos deram dicas e explicações preciosas e se mostraram gentis e solícitos o tempo todo. A todos vocês, o nosso muito obrigado! Em breve retribuiremos com as nossas fotos.


segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Convocação para a 30ª Jornada Fotográfica - Belém de São Francisco e Floresta

Nosso semestre começa com a jornada para Belém de São Francisco e Floresta. Distantes respectivamente 230 e 280 Km de Petrolina, essas duas cidades possuem uma rica arquitetura, bem preservada e digna da nossa atenção. Além disso, Belém de São Francisco, assim como Petrolina, está situada na margem do rio, o que propicia outras boas oportunidades de registro fotográfico. Nós partiremos no sábado, dia 24, com destino à Belém de São Francisco. Lá chegando iremos fotografar a feira livre, a orla e as suas belas casas e mansões antigas. Por lá almoçaremos e no final da tarde seguiremos viagem até Floresta, onde ficaremos hospedados. No dia seguinte iremos explorar os recantos dessa cidade surpreendente, especialmente a parte antiga, uma grande avenida repleta de casas antigas e ladeada por duas igrejas, uma bastante antiga e outra mais nova. Será um final de semana com uma boa diversidade de temas, tanto de natureza quanto de estilo de vida e de arquitetura antiga.