segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Um ótimo 2013, com boas lembranças de 2012!


Amigos(as) Jornadeiros(as),

Parece que foi ontem que embarcamos no micro-ônibus para explorar Santa Maria da Boa Vista, morro acima e cidade abaixo. Em seguida, nos embrenhamos pela mata em uma longa caminhada até a Cachoeira dos Payayás, deixando muita gente sem fôlego mas com diversão garantida nas suas águas geladas. Na pousada de Pindobaçú, o show musical deixou lembranças em todos os que tentavam dormir, e que jamais serão esquecidas. Mal nos recuperamos da aventura e já era hora de ir fotografar as feiras livres de Petrolina. Estivemos no João de Deus, na COHAB Massangano, no Ouro Preto e na Areia Branca, e clicamos de tudo: dos feirantes aos produtos, das carnes às roupas, das expressões aos detalhes. A diversão no entanto não acabou aí: depois de selecionado o material, nós projetamos, montamos, fizemos o test-drive e finalmente conduzimos um varal de 30 metros  de comprimento pelas feiras, para espanto e admiração desse mesmo público. Em junho desembarcamos na Jecana do Capim onde, além de fotografar a tradicional corrida de jegues, nós nos mandamos para cima do morro vizinho, em meio às rochas e à vegetação, para conseguir belas paisagens da região. Aproveitando o embalo, eliminamos o descanso do meio do ano e invadimos casa do Pai Adilson em julho para registrar todo e cada detalhe da Festa de Oxóssi madrugada adentro. O segundo semestre começou com um roteiro pelo patrimônio arquitetônico de Petrolina, através do qual pudemos conhecer e fotografar locais como o Colégio Dom Bosco e o Auxiliadora, além de aprender um pouco mais da história da cidade. O que se seguiu depois foi uma sucessão de viagens que imprimiu ritmo acelerado às nossas atividades do segundo semestre: estivemos em setembro em Triunfo, em outubro na Chapada do Araripe e em novembro em Jacobina e Miguel Calmon. Em Triunfo o tão esperado frio deu lugar a muitas caminhadas pela cidade, com direito à teleférico, cachaçaria e Luiz Gonzaga. Na Chapada conhecemos diversos geossítios, fizemos trilhas e tomamos banho de cachoeira. E, é claro, fomos bater ponto na estátua do Padre Cícero. Jacobina também teve muitas trilhas e cachoeiras, tantas que alguns jornadeiros já até fizeram promessa de ano novo para entrar na academia, e assim se preparar melhor para as próximas. Fechamos o ano com chave de ouro com um acampamento na lha da Amélia, com direito à música de primeira qualidade, churrasco, céu de estrelas, mangas e banho de rio. No final, um almoço com 32 amigos coroou o ano intenso.

Foi um ano de muitos encontros, muitas aventuras e muitas descobertas. Foi o ano de estreitar ainda mais os nossos laços de amizade e, não menos importante, de formar novos laços com os jornadeiros recém-chegados. Tivemos Festa de Iemanjá em Salvador, inúmeras Fotobarfias, Casabarfia, festa de segundo aniversário no Matingueiros, exposição Ilha do Rodeadouro nas feiras livres, varal circulante, exposição 18x2 no Centro de Cultura João Gilberto (e posteriormente na UNIVASF de Juazeiro e de Petrolina), entrevistas nas rádios, oficina de estúdio, livro comemorativo, minicursos e palestras, calendário da CLAS, ABC do Caboclo, filme sobre as Jornadas Fotográficas e a festa de final de ano com amigo e inimigo secreto.

Quando eu relembro o nosso ano de 2012, eu fico apenas me perguntando: o que mais eu poderia desejar para 2013? A resposta não demora e não poderia ser outra: eu quero apenas que o ano novo seja tão bom quanto o ano que se encerra hoje. Que ele nos proporcione uma reedição de todas as emoções, risadas, histórias, diversão, descobertas, aventuras, convívio, aprendizado e belas imagens que marcaram esses últimos doze meses. Que os cenários sejam diferentes, mas que o restante seja preservado, por muitos e muitos anos. Obrigado por tudo, cada um de vocês é peça fundamental na construção dessa belíssima história que escrevemos todos os dias. E vamos que vamos, ainda temos muito pela frente. Feliz Ano Novo e que com ele os seus sonhos possam virar realidade e, não menos importante, que muitos novos sonhos apareçam e façam fila para ocupar o espaço deixado pelos que se concretizaram!

Um grande abraço,
Marcus.

domingo, 30 de dezembro de 2012

Olhares sobre Jacobina e Miguel Calmon

Já estão disponíveis as 121 fotos selecionadas entre a produção de 15 participantes da 23ª Jornada Fotográfica, realizada em novembro nas cidades de Jacobina e Miguel Calmon, na Bahia. Nelas é possível conferir a riqueza e a diversidade da flora da região, tão diferente da que existe em Petrolina e Juazeiro, as belíssimas paisagens e trilhas da Serra do Tombador e de Itaitu em Jacobina, assim como do Parque Sete Passagens em Miguel Calmon. Também lá estão as fotos da imensa feira livre de Jacobina, realizada nas manhãs dos sábados,e imagens do mirante onde fica o cruzeiro da cidade. Ao conferir essa seleção, será difícil não se sentir tentado a conhecer de perto tantas atrações tão interessantes. Parabéns a todos os jornadeiros por mais esse trabalho!

sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

ABC do Caboclo

O ABC do Caboclo é uma espécie de catálogo de termos típicos do sertão, os quais possuem especial relevância para o distrito de Caboclo, situado no município de Afrânio-PE. Recém-lançado, ele faz parte do projeto de revitalização do Caboclo e visa levantar fundos para o Museu do Pai Chico instalado no lugar, que tem como missão a preservação de objetos e documentos que retratam a vida do sertanejo.

Ilustrado, na parte interna, com 24 imagens selecionadas entre as produzidas pelos participantes da 11ª Jornada Fotográfica, realizada no local em outubro de 2011, o catálogo traz fotografias de Suzana Leal, Cristiano Almeida, Roberto Silva, Lorena Santiago, Chico Egídio, Cecílio Bastos, José Carlos Costa de Amorim, Maurício André, Ilana Copque, Lizandra Martins e minha também. 

O projeto do catálogo é do arquiteto Cosme Cavalcanti e pode ser adquirido no próprio Museu do Pai Chico, em Caboclo, ou então na Tenda, localizada na rua Dr. Júlio de Melo 102, Petrolina.

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Calendário CLAS 2013

Com uma tiragem de 4.000 exemplares, acaba de sair do forno o calendário 2013 da CLAS Comunicação & Marketing. Produzido em parceria com a FACAPE e a Gráfica Franciscana, a décima edição do calendário mantém a tradição das edições anteriores de apresentar e valorizar elementos da cultura e da paisagem regional.

Para a edição 2013, o tema escolhido por Carlos Laerte foi "Olhar Poesia". A partir do mesmo, ele convidou o nosso grupo para participar com imagens que refletissem essa temática, escolhidas entre as produzidas ao longo da nossa história de documentação fotográfica. Sendo assim, o grupo Jornadas Fotográficas se tornou o tema principal dessa nova edição, que conta com texto de apresentação redigido pelo próprio Carlos Laerte.

Uma vez escolhidas as 12 imagens (uma para cada mês do ano), elas foram enviadas para 12 poetas locais, que usaram as mesmas como fonte de inspiração para compor poesias originais, que foram publicadas no calendário ao lado das respectivas fotos. Dessa maneira, o calendário resultou numa peça de grande originalidade, que destaca a produção visual e poética da região do Vale do São Francisco.

Parabéns para a CLAS, especialmente para o Carlos Laerte, idealizador e coordenador do calendário. O seu trabalho, que já é uma tradição em Petrolina e Juazeiro, é também motivo de orgulho para os seus cidadãos, além de ser aguardado todos os anos por clientes, fornecedores, parceiros e amigos que apreciam a cultura e as belezas regionais.

domingo, 16 de dezembro de 2012

Sonífera ilha

Dezessete jornadeiros fizeram a travessia do Bar do Gringo (distante cerca de 20Km do centro de Petrolina) no último dia 8 de dezembro para alcançar a Ilha da Amélia, local onde foi realizada a 24ª Jornada Fotográfica.

Já era final de tarde quando as barracas começaram a ser montadas na ilha deserta. Quando escureceu a fogueira foi acesa, o churrasco foi preparado, o céu se encheu de estrelas, a água do rio refrescou corpos e a brisa, as máquinas fotográficas e os tripés foram sacados, e tudo pôde ser feito e apreciado com ainda mais sabor e intensidade graças à musicalidade inspirada do jornadeiro Alan Dias, que nos brindou com um repertório de voz e violão de primeiríssima qualidade. Quando a madrugada nos alcançou, as máquinas fotográficas foram guardadas, a conversa interrompida e todos se recolheram para os seus cubículos improvisados.

No dia seguinte acordamos cedo para receber outros treze jornadeiros que vieram explorar a ilha conosco. O grupo de trinta, então, se aventurou pelo meio da ilha, em trilhas que atravessavam propriedades abandonadas e nos ofereciam, de tempos em tempos, mangas deliciosas debaixo de imensas sombras. Com uma parada ou outra para um banho de rio, conseguimos chegar até quase o final da ilha praticamente inabitada. De volta para o local do acampamento, horas depois, pudemos nos refrescar no rio, desmontar as barracas e atravessar para o almoço no Bar do Gringo. Nesse momento o grupo já contava com 32 participantes, pois José Carlos e Joana, mesmo impedidos de participar da jornada, não deixaram de nos acompanhar no almoço e, é claro, registrar com as suas máquinas o que fosse possível naquele momento. Final da tarde, todos satisfeitos e cansados, seguimos o rumo de casa depois de um final de semana intenso.

Fica registrada a presença, pela primeira vez, dos jornadeiros Antônio, Maíra, Júlia e Camila. Sejam bem-vindos e apareçam sempre que puderem. A todos, o meu muito obrigado pela excelente companhia, pelo carinho e pelo apoio na organização desse encontro que vai deixar saudade.


Meu pé, meu querido pé

Se é verdade que o bom fotógrafo presta atenção a tudo ao seu redor, está aí a Suzana Bisof que não nos deixa mentir. Durante o acampamento realizado na Ilha da Amélia nos dias 08 e 09 de dezembro, durante a 24ª Jornada Fotográfica, ela acordou cedo, antes de todos, e munida do seu tablet clicou as botas, sandálias e os tênis dos que ainda dormiam nas suas barracas montadas na areia. O resultado, que pode ser conferido acima, revela um ensaio de uma fotógrafa atenta aos detalhes, e que ao mesmo tempo nos instiga com o seu olhar peculiar sobre o grupo que a cercava. Parabéns, Suzana!

Uma outra Jacobina



Além de fotografar, Flávia Pedrosa também fez desenhos à mão livre durante a 23ª Jornada realizada no mês passado em Jacobina. Ispirada e delicada, ela combinou os temas da natureza explorados durante a viagem com uma visão pessoal abstrata, cheia de cores e de detalhes. Parabéns, Flávia!

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

18x2 no campus Petrolina da UNIVASF

Depois do campus Juazeiro, foi a vez do prédio da reitoria, no campus Petrolina da UNIVASF, receber a exposição 18x2, entre os dias 04 e 13 de dezembro. A foto acima é de Euriclésio Sodré, diretor de Arte e Cultura da Pró-Reitoria de Ensino, que nos convidou e foi o reponsável pelo agendamento, montagem e divulgação da mesma, a quem desde já agradecemos.

domingo, 9 de dezembro de 2012

24ª Jornada Fotográfica - Ilha da Amélia

Acontecerá nos próximos dias 08 e 09 de dezembro a 24ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco, que nessa edição fará o reconhecimento da Ilha da Amélia, situada no leito do Velho Chico, distante cerca de 20Km do centro de Petrolina. Os que forem no dia 08 deverão levar barraca de acampamento, colchões e mantimentos para pernoitar no local. Os que forem apenas no dia 09 pela manhã se juntarão ao grupo para explorar a ilha, registrando detalhes da flora, da fauna e das poucas casas e habitantes que ainda existem por lá.

domingo, 2 de dezembro de 2012

18x2 na V SCIENTEX

Uma versão reduzida (com apenas 29 fotografias) da nossa exposição 18x2 foi exibida durante a V SCIENTEX - Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão da UNIVASF, realizada nos dias 22, 23 e 24 de novembro, no Complexo Multieventos da universidade em Juazeiro-BA. A partir do dia 03/12, ela poderá ser visitada no hall de entrada do prédio da reitoria do campus Petrolina da UNIVASF, onde ficará exposta até o início de janeiro.

Selecionado para a Mostra Nacional

Com um total de 175 filmes inscritos, de diversos estados brasileiros, o Festival Vale Curtas selecionou 35 para a Mostra Competitiva Nacional e outros 14 para a Mostra Competitiva Regional. Entre os primeiros, tenho o orgulho de comunicar de que o filme Jornadas Fotográficas, de Leonardo Ramos, feito durante a 22ª Jornada Fotográfica (Chapada do Araripe), encontra-se entre os escolhidos. O festival acontece entre os dias 04 e 12 de janeiro de 2013, e mais informações estão disponíveis em http://www.valecurtas.com.br/.

Trilhas, mato, cachoeiras e... muita caminhada!


Foram três dias de muita caminhada, muitas trilhas, muito contato com a natureza, muita aventura e muita descoberta.

Na sexta-feira (16/11) conhecemos a Serra do Tombador, na zona rural de Jacobina, onde uma pequena queda d'água brota de uma imensa parede rochosa e se precipita sobre a beira da estrada. Em seguida fomos ao topo da mesma, através de trilhas tortuosas, conduzidos pelo nosso guia local, até alcançar um belo mirante com uma linda vista da região.

Sábado foi dedicado ao distrito de Itaitu. De manhã visitamos a Cachoeira do Véu da Noiva, onde aproveitamos para relaxar e tomar banho nas águas geladas do lago formado ao seu redor, e também escalamos um morro para chegar ao local onde a água se precipita. Foi uma caminhada árdua porém gratificante. Depois de almoçar na Pousada da Elaine, na vila de Itaitu, seguimos para o lado oposto, onde ficam a Cachoeira das Arapongas e o Poço da Geladeira. Novas caminhadas e novas paisagens de grande apelo visual no meio de uma verdadeira mata tropical nos acompanharam durante toda a tarde.

No final do dia, quando o sol já estava indo embora, e exaustos de toda a programação que, para alguns, começou até mais cedo, quando foram até a feira local para fazer alguns cliques, ainda subimos os 573 degraus (na contagem da jornadeira Carol Morgante) que levam até o topo do morro onde fica o cruzeiro da cidade e de onde se tem uma vista panorâmica da mesma. Não foram todos que tiveram gás para subir, mas os heróis que o fizeram não se arrependeram do esforço extra dispendido.

No domingo esticamos até a cidade vizinha de Miguel Calmon, onde tivemos a oportunidade de conhecer o Parque Estadual Sete Passagens. Muito bem organizado e cuidado, o parque oferece diversas opções de trilhas e até de acampamento. Como nosso tempo era curto, fizemos apenas a trilha do Vale do Dandá. Durante cerca de uma hora e meia caminhamos 3.150 metros por paisagens e vegetação bastante diversificadas, subimos e descemos morros e finalmente chegamos ao final da trilha, num mirante que termina num precipício e oferece uma belíssima vista de toda a região. Outra hora e meia para voltar, retorno para Jacobina, almoço e depois rumo de casa, onde chegamos já de noite.

Foi uma jornada com tudo o que mais apreciamos: boas caminhadas, lindas fotos e muita diversão. É certo que muitos voltaram determinados a retomar as suas atividades na academia de ginástica, e sendo assim podemos creditar também isso na lista dos saldos positivos da viagem.

Foi também uma jornada de recepção e integração com os novatos, como foi o caso da Flávia Pedrosa, do Danilson, do Cássio e da Beatriz Perez, espanhola que mora na Inglaterra, a nossa primeira jornadeira de além-mares. Tivemos ainda a satisfação de contar com a participação de Luciano e Gedean, entusiastas da fotografia em Jacobina, que nos ofereceram apoio local e depois se juntaram ao grupo no nosso primeiro dia de atividades pela região. A vocês todos, o nosso muito obrigado!

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

20 olhares sobre a Chapada do Araripe

Finalmente aqui estão as 190 imagens selecionadas entre as mais de 400 escolhidas por 20 fotógrafos participantes da 22ª Jornada Fotográfica, ocorrida no mês de outubro em cidades da Chapada do Araripe (mais informações aqui). 

Nelas é possível conferir, entre outros temas relevantes, detalhes do Parque Aza Branca, em Exú, as belíssimas paisagens do final do dia no Pontal de Santa Cruz, a exuberância da flora e da fauna no Arajara Park e no geossítio Riacho do Meio, a convergência e a devoção de romeiros em Juazeiro do Norte e, finalmente, a grandiosidade do geossítio Cachoeira de Missão Velha. 

É passeio, diversão e cultura para ninguém botar defeito, especialmente para os eternos caçadores de imagens que animam as nossas jornadas todos os meses!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Jornadas Fotográficas - O Filme

Está saindo do forno o primeiro filme sobre a Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco. Realizado durante a 22ª Jornada, ocorrida na Chapada do Araripe em outubro de 2012, o documentário em forma de curta-metragem mostra as locações, os jornadeiros em ação, os seus depoimentos e, pela primeira vez, apresenta para o público em geral como é e como funciona uma Jornada Fotográfica. Em breve mais notícias! Produção de Leonardo Ramos com assistência de Marina Telles.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Convocação para a 23ª Jornada Fotográfica - Jacobina


Depois de Pernambuco (Triunfo) e Ceará (Nova Olinda, Santana do Cariri, Crato, Barbalha, Missão Velha e Juazeiro do Norte), chegou a vez de irmos para a Bahia para conhecermos a cidade e as famosas cachoeiras de Jacobina (~240Km de Petrolina), porta de entrada para a Chapada Diamantina.

A saída será na sexta-feira 16/11 e na tarde desse mesmo dia aproveitaremos a tarde para fazer um passeio na região. Outros passeios acontecerão no dia 17 inteiro e na manhã do dia 18. A programação completa será informada em breve, mas irá contemplar locais selecionados entre o povoado de Itaitú (cachoeiras do Piancó, Véu de Noiva, Araponga e Pirâmide, além do poço da Geladeira), a cachoeira do Paulista, as cachoeiras da Viúva, dos Amores e do Brito, o Parque Sete Passagens (em Miguel Calmon) e a própria cidade de Jacobina, com atrações como o Alto do Cruzeiro.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Sanfona e tamarindo

Faz um ano que estivemos em Cabloco (Afrânio-PE) para acompanhar a 8ª Festa do Tamarindo, durante a 11ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco. Agora, é com prazer que vemos a fotografia do nosso amigo e jornadeiro Maurício André, feita naquela época, sendo usada para promover a 9ª edição dessa mesma festa, a qual irá acontecer no perído 23 a 25 de novembro (cartaz acima). Parabéns Maurício André, parabéns a todos os que organizam a festa. Para quem ainda não conhece, vale a pena se programar e ir conferir.

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Na companhia de Gonzagão e Padre Cícero


Para quem já participou de uma jornada, seria desnecessário dizer que foram três dias intensos, com uma programação variada, repleta de excelentes temas fotográficos, muita diversão e alegria. O que mudou dessa vez foi o cenário, localizado em geossítios do Geopark Araripe, no sul do Ceará, e os novos jornadeiros Leonardo e Marina (vindos especialmente de São Paulo) e Tereza, além da Sandra (pela segunda vez consecutiva vindo de Recife para uma jornada fotográfica conosco), entre os 25 jornadeiros que lotaram o microônibus.

Na sexta-feira começamos o dia ainda em Pernambuco, no Parque Aza Branca em Exú-PE, onde conhecemos o Museu do Gonzagão, com documentos e objetos da sua trajetória de vida, a casa onde ele viveu os seus últimos anos, o mausoléu onde ele está enterrado e a casa de seu pai Januário. Depois de mais algumas horas de viagem visitamos o geossítio Pedra Cariri, em Nova Olinda-CE, e depois o geossítio Pontal de Santa Cruz, em Santana do Cariri-CE.

No sábado, depois de uma rápida passagem pelo Arajara Park, foi a vez de conhecermos os geossítios Riacho do Meio em Barbalha-CE e Cachoeira de Missão Velha, em Missão Velha-CE.

O domingo de manhã foi reservado para o geossítio Colina do Horto, em Juazeiro do Norte-CE, onde está localizada a famosa estátua do Padre Cícero, e onde fica também o museu em sua homenagem. Numa verdadeia aula de Brasil, tivemos a chance de conhecer de perto esse lugar tão procurado por romeiros de todo o país e presenciar de perto a força da sua devoção a uma das figuras religiosas e políticas mais importantes de todo o nordeste, além de conhecer um pouco mais sobre a sua história.

De tarde almoçamos no Crato e tomamos o rumo de casa, onde chegamos por volta das 21:30hs, após cinco horas e meia de viagem, embaladas por uma grande festa que tomou conta do nosso microônibus. Cansaço após toda atividade, esforço físico e pouco sono dos últimos dias? Que nada, nossos jornadeiros querem é se divertir, ainda que seja rodando sobre o asfalto, e para isso não faltou música dos anos 80 e 90 em alto volume, pista de dança e até iluminação de festa, proporcionada pelos milhares de disparos dos flashes das máquinas que registraram toda essa animação ambulante. Foi mais uma jornada memorável, que deixará lembranças eternas e que ainda irá render histórias por muito e muito tempo!

sábado, 6 de outubro de 2012

Dezessete fotógrafos em Triunfo

Dessa vez o nosso passeio é composto por 172 imagens produzidas por 17 participantes da 21ª Jornada Fotográfica realizada em Triunfo nos últimos dias 7, 8 e 9 de setembro. Ele começa no lago em torno do qual a cidade é organizada (na verdade, trata-se de um açude em formato de mapa do Brasil). Depois, visitamos o Teatro Guarany, cartão postal da cidade construído em 1922, no embalo do movimento modernista, andamos pelas ruais centrais onde estão localizados belíssimos casarões históricos com as suas fachadas coloridas, portas e janelas, apreciamos um pouco da natureza e das flores que são vistas em abundância na região, aprendemos que os caretas com as suas máscaras coloridas são uma manifestação cultural importante do local, visitamos o interior de igrejas e capelas, conhecemos a história de Lampião e seus companheiros no Museu do Cangaço, observamos alguns tipos nas ruas, percorremos a feira de sábado, andamos de teleférico morro acima e finalmente apreciamos a paisagem noturna. No dia seguinte, começamos pela principal igreja e seguimos para o antigo convento Stella Maris, onde hoje funciona um hotel, esticamos até a Casa Grande das Almas e nos deliciamos com a observação de detalhes que só uma cidade como Triunfo pode oferecer. Se você já conhece, vai gostar de rever. Senão, vai querer programar logo a sua viagem. Bom proveito!

domingo, 30 de setembro de 2012

Festa de aniversário nos Matingueiros


Juntamente com a exposição 18x2, apresentada no Centro de Cultura João Gilberto em agosto, e a confecção do livro comemorativo, a festa do nosso segundo aniversário realizada ontem na sede dos Matingueiros na Petrolina Antiga representou a culminação das comemorações relativas à data.

Com a presença de 43 jornadeiros, a festa foi abastecida por mais de 400 garrafas long-neck de Stella Artois geladíssimas, um caruru completo e um bolo de aniversário. Foi uma noite de música, animação e ambientação perfeitas, onde pudemos rever antigos e novos amigos, relembrar histórias e celebrar a nossa amizade e as nossas atividades. Além de tudo, tivemos ainda a projeção de cerca de 3.000 imagens que mostraram os nossos jornadeiros em ação ao longo das 18 jornadas realizadas nesse período.

Foi uma noite memorável e muito bem aproveitada por todos os presentes. Obrigado a todos que colaboraram com a sua organização (foram dias e noites de trabalho), aos que compareceram e, também, ao Wagner Miranda Lima, líder dos Matingueiros, que não apenas cedeu o seu espaço para a nossa festa mas contribuiu para que tudo saisse a contento, como de fato aconteceu.


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

22ª Jornada Fotográfica à vista

A 22ª Jornada Fotográfica acontecerá nos próximos dias 12, 13 e 14 de outubro, na Chapada do Araripe, sul do Ceará, distante cerca de 320Km de Perolina. Nosso roteiro inclui as cidades de Santana do Cariri, onde visitaremos o Pontal da Santa Cruz, Crato, onde fica a reserva biológica Arajara Park, Missão Velha, onde há uma cachoeira de mesmo nome, localizada em formação de grande interesse geológico, e Juazeiro do Norte, famoso destino de romeiros e onde se encontra a conhecida estátua do Padre Círero. Infelizmente todas as 25 vagas disponibilizadas para essa jornada já estão preenchidas, o que dessa vez aconteceu em menos de 24 horas a partir do anúncio da mesma no nosso grupo de discussões.

Para conhecer a história de Petrolina

Mais do que uma caminhada fotográfica, a 20ª Jornada, realizada no último dia 19 de agosto pelo centro  de Petrolina, constituiu uma verdadeira aula sobre o patrimônio arquitetônico histórico da cidade. Guiados pelo livro de Gean Maria de Sá e Drummond ("Os Olhares Sobre a Cidade: Preservação e Estudo do Patrimônio Cultural de Petrolina-PE"), nós visitamos e aprendemos, respectivamente, sobre o Colégio Dom Bosco, o Colégio N. Sra. Auxiliadora, a União dos Artífices Petrolinenses, a catedral, o Palácio Episcopal, a antiga Estação Ferroviária, a Usina de Descaroçamento de Algodão e o antigo Açougue Municial ("Petrolina Antiga"), a Igreja Matriz, a Praça do Centenário (marco zero da cidade) e a Praça 21 de Setembro (onde fica o coreto). O resultado dos nossos registros aparece na forma cores, grafismos e texturas de fachadas, portas, janelas, estátuas, edifícios, objetos e detalhes que nos fazem refletir sobre a longa história de cada um dos locais visitados. Refaça conosco esse roteiro e conheça mais sobre Petrolina. Para isso, basta clicar aqui.

segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Uma Jornada Triunfante!

Na sua edição mais longa (foram 3 dias e duas noites) e distante (cerca de 380Km cobertos em aproximadamente 6 horas), a 21ª Jornada Fotográfica, realizada nos últimos dias 7,8 e 9 de setembro na cidade de Triunfo/PE, reuniu 24 participantes (23 de Petrolina/Juazeiro e uma que veio especialmente do Recife) para se encantar e registrar a história, a cultura e o patrimônio arquitetônico dessa cidade especialíssima. Diferentemente do aguardado, o clima não estava frio, pelo menos não tão frio de noite e até calor durante o dia, mas o ritmo do nosso grupo com certeza ajudou a manter a temperatura local em níveis mais elevados. Foram dias intensos, com uma vasta programação de visitações nos locais de interesse, e também, é claro, de noites de muita diversão, música e animadas conversas. Um feriado memorável, na companhia de antigos e novos amigos. Sejam bem-vindos Sandra e Alan, jornadeiros de primeira viagem, e Danielly e Victor, que estiveram conosco pela segunda vez consecutiva.

Livro Ano II

Como parte das comemorações do nosso segundo aniversário, eu editei um pequeno livro com um histórico das 19 jornadas realizadas no período que vai de setembro de 2010 a julho de 2012. Trata-se de uma lembrança dos bons momentos vividos desde então, dos locais visitados e é também uma celebração da amizade construída e desenvolvida no período. Quem quiser poderá folhear o livro, que tem 106 páginas, através do link http://br.blurb.com/books/3459397. Interessados em adquirir exemplares impressos poderão fazê-lo através do mesmo endereço. Espero que gostem!

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

18x2 na televisão

Matérias feitas pelas TVs Grande Rio (Petrolina/PE) e São Francisco (Juazeiro/BA), ambas afiliadas da TV Globo, na abertura da exposição 18x2 do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, no dia 07 de agosto de 2012. Para assistir, é só clicar aqui.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Areia Branca

Aconteceu, no último dia 26/08, a terceira edição da exposição "Feiras Livres de Petrolina", dessa vez na feira da Areia Branca, uma das quatro feiras registradas pelo nosso projeto anteriormente. Com a ajuda de meninos da própria feira, o grupo formado por Cecílio, Cristiano, Eugenio, José Carlos, Maurício André, Marcus e Jacaré conduziu o varal fotográfico com 60 imagens por toda a feira, para deleite, diversão e admiração de feirantes e transeuntes. Foi mais uma manhã bacana e altamente gratificante.