- Estar vacinados;
- Usar máscaras;
- Usar álcool com freqüência;
- Manter distanciamento social;
- Não apresentar sintomas de gripe.
Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
Em seguida, retornamos para o nosso Encontro virtual e conversamos sobre assuntos diversos. Combinamos uma Jornada para o dia 04/09/2021 (primeiro sábado de setembro). O tema será livre e cada um deverá apresentar 10 imagens feitas durante o período de pandemia.
Ficou combinado também que os próximos Encontros acontecerão sempre no primeiro sábado de cada mês. Assim, o nosso próximo Encontro está agendado para o dia 07/08/2021, sábado, das 19:00h às 22:00h no endereço https://meet.google.com/fqn-uzcr-znz. O seguinte acontecerá no dia 04/09/2021, no mesmo horário e local.
Ficou combinado que não haverá encontro neste próximo sábado, dia 26/06. No outro sábado, dia 03/07, vamos retomar com a apresentação das fotos da 97ª Jornada (Cemafauna), realizada em março de 2020, a última presencial deste período. Cada participante deverá comparecer com 10 imagens, as quais deverão ser enviadas por email também. Os que não participaram da Jornada também poderão participar do encontro virtual e são muito bem-vindos.
A partir deste próximo encontro, que acontecerá no dia 03/07, os demais encontros terão periodicidade mensal (assim como as Jornadas). Eu informarei as datas com alguns dias de antecedência. A ideia é que possamos começar a planejar as nossas próximas Jornadas presenciais, escolhendo os locais para onde gostaríamos de ir.
Com nove participantes, realizamos neste último sábado o nosso sexto encontro, que foi também a 98ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco. Em plena pandemia, a ideia era trazer imagens do cotidiano de cada jornadeiro, e assim aconteceu.
Com fotografias que revelaram um pouco da rotina de cada um em tempos difíceis, pudemos entender melhor as visões e as emoções que estão sendo vividas por cada participante. Antonio trouxe imagens de Simplício Mendes, fantástica cidade do interior do Piauí para onde foi para cuidar dos pais isolados. Cecilio fez stills dos objetos com os quais ele tem convivido mais intimamente nos últimos tempos, e que despertam profundas reflexões sobre o período pelo qual estamos passando. Joana explorou a flora e a fauna da roça onde ela e o José Carlos andam confinados a maior parte do tempo, mostrando um pouco da rotina de vida deles por lá. Tathiana trouxe imagens de Guarapari, para onde foi também para cuidar da família. Em particular, belíssimas imagens das praias desertas e de elementos de grande simbologia pessoal e histórica. Cristiano apresentou fotos da fazenda de manga, onde tem passado os seus dias trabalhado muito, apesar de tudo, e, de quebra, ainda nos ensinou um pouco sobre esta cultura. José Carlos fotografou as pedras que está escavando na sua roça, e que lembram rostos de pessoas ou formatos de bichos. É o embrião de um futuro museu, que com certeza será muito interessante. Ana Rita fotografou a sua casa, onde a pandamia está lhe permitindo prestar mais atenção e cuidar melhor das suas plantas (algo que ela já fazia com grande dedicação e talento). Maurício André fotografou a sua casa, em particular as plantas e árvores do quintal da sua casa, com as quais também tem se envolvido bastante ultimamente. Por último, e já perto da hora de encerrar, Marcus apresentou fotos da catedral de Petrolina e que serão usadas num trabalho de valorização turística da mesma.
Todas as imagens foram feitas na semana anterior e revelam histórias e emoções de grande significado para cada um de nós nessa pandemia. Estão todos de parabéns pelos resultados apresentados e pela forma transparente, honesta e contundente como expuseram a sua vida e as suas emoções através da fotografia e do desafio lançado nesta oportunidade.
A ideia para o próximo sábado (dia 05/06) é fazermos uma Jornada Fotográfica virtual. Será a nossa primeira Jornada depois de 15 meses. Vai funcionar assim:
Cada um deve trazer 10 até imagens;
As imagens deverão ter sido produzidas entre 31/05 e 05/06 (portanto ao longo da semana que inicia amanhã);
A temática é livre, mas seria legal que vocês pudessem retratar o dia-a-dia de vocês durante a pandemia, sempre tentando produzir imagens atraentes e diferenciadas, com alguma mensagem embutida.
Dessa vez foram 9 jornadeiros (sem contar a Claudia Souza) que participaram do encontro do último dia 08/05, quando conversamos bastante e demos muitas risadas com as histórias das Jornadas 20 até 33 e os vídeos do José Carlos. Sábado que vem (dia 15/05) tem mais, no mesmo horário.
Como estão? Já estamos há mais de um ano sem Jornadas Fotográficas, e eu posso imaginar como isso está afetando vocês. Comigo não é diferente, também sinto muito falta das nossas saídas, das nossas viagens e principalmente dos nossos encontros e do nosso convívio, seja para fotografar, seja para ver fotos ou simplesmente para celebrar. Sinto saudades de todos e de cada um de vocês.
Agora já temos vacina e parece que temos uma perspectiva de as coisas começarem a melhorar a partir de maio. Por isso, eu acho que já podemos começar a nos reunir novamente, ainda que de forma virtual. Deixaremos os encontros presenciais para assim que isso for possível e com todos os cuidados, naturalmente.
Eu pensei que poderíamos retomar as nossas atividades com quatro encontros virtuais, sendo os dois primeiros para lembrarmos das Jornadas anteriores, o outro para discutirmos propostas de lugares para as nossas Jornadas futuras e, e em seguida, um quarto encontro para fazermos uma apresentação virtual de fotos produzidas por vocês durante a pandemia, ainda que dentro de casa. O que acham?
Em detalhes, seria o seguinte:
A fim de garantir a maior participação possível, eu pensei em marcar esses encontros virtuais para os sábados de noite, por exemplo das 19:00h às 22:00h. O primeiro poderia ser realizado já no próximo final de semana (dia 01/05) e os seguintes ocorreriam nos sábados subseqüentes (respectivamente dias 08, 15 e 22 de maio). Dessa forma ocuparemos o mês de maio com os nossos encontros. O que acham?
Enfim, fico no aguardo do retorno de vocês. Gostaria de saber o que vocês acham da proposta e também das datas e horários sugeridos.
Em tempo: a minha vida mudou neste último ano, e eu tenho certeza que a de vocês também mudou. Em todo caso, espero que tenha sido para melhor, apesar das restrições que estamos vivendo. Portanto, temos um motivo adicional para realizarmos os encontros propostos para o mês de maio: sabermos o que mudou na vida de cada um e como todos estão.
Aproveito para mostrar uma imagem antiga (de 2012) mas representativa do nosso espírito e das nossas atividades.