domingo, 22 de dezembro de 2019

Ilha da Fantasia e muito mais


Saímos de Petrolina às 10:00h conforme combinado. Fomos em dois carros com sete pessoas. Chegamos na barragem às 11:00h e decidimos subir no Morro do Cruzeiro para aguardar a partida do Vapor do Vinho, prevista para o meio-dia. Lá, tivemos a chance de explorar um pouco mais o local e apreciar a linda vista da represa de Sobradinho.

Descemos e entramos no Vapor por volta do meio-dia. Nos acomodamos numa mesa, almoçamos e em seguida chegamos na Ilha da Fantasia. Ali, permanecemos por cerca de uma hora e meia, período em que exploramos a ilha, tiramos muitas fotos e ainda tivemos tempo para relaxar nas deliciosas águas do lugar.

Mais fotos no retorno, muita música e dança à bordo e finalmente chegamos de volta na barragem por volta das 16:20h. Como ainda era dia e a luz estava bonita, decidimos dar uma esticada até o Porto dos Pescadores, em Sobradinho, local onde ficam ancorados os barquinhos coloridos dos pescadores do lugar. Tivemos uma certa dificuldade para entrar, pois estava tudo fechado com cadeado do lado de fora. Por sorte, quando já estávamos desistindo, apareceu um morador que nos recebeu a assim pudemos entrar para fazer as nossas fotos. Ali conhecemos o seu Benedito, de 69 anos, pescador aposentado, que nos contou muitas histórias e foi uma espécie de anfitrião nosso no local.

O sol já se despedia quando entramos nos carros para iniciar o caminho de volta. Chegamos em Juazeiro no início da noite, e logo dispersamos para o merecido descanso depois de tanto sol, ainda que refrescados pelas águas da Ilha da Fantasia. Foram cerca de oito horas de passeio, incluindo o Morro do Cruzeiro, o passeio de barco até a ilha e o Porto dos Pescadores. Foi um dia prazeiroso, na companhia de amigos queridos e ainda recheado de belas fotos.

Damos as boas-vindas ao Antônio Leandro, nosso novo jornadeiro vindo diretamente de Alagoinhas (BA). Seja sempre bem-vindo e apareça mais vezes para compartilhar o seu talento e o seu entusiasmo conosco. Agradecemos também ao Luiz Rogério, do Vapor do Vinho, pelo apoio ao nosso projeto e pelas facilidades que concedeu para a realização desta Jornada.

Um comentário:

  1. Foi um dia muito agradável, em companhia deste grupo maravilhoso, coordenado por Marcus Ramos, quando tivemos a oportunidade de desfrutar das belezas naturais do magnífico rio São Francisco e das aportadas pela tecnologia como a barragem e o lago de Sobradinho, com vistas para a usina de energia eólica e solar, a criatividade humana aproveitando o espelho do lago para a energia solar. Gratidão!

    ResponderExcluir