quinta-feira, 8 de março de 2018

Convocação para a 77ª Jornada Fotográfica - Engenhos de Cana-de-Açúcar


A Jornada de março será uma incursão pela zona rural dos municípios de Senhor do Bonfim e Jaguarari (BA), visitando três antigos engenhos de cana-de-açúcar.

Construídos entre as décadas de 1960 e 1970, eles funcionam com tração de bois e são extremamente rústicos, com tachos de cobre, forno de lenha etc, revelando um processo produtivo (da rapadura) e uma cultura que hoje é desconhecida pela maioria das pessoas, especialmente das que vivem em áreas urbanas. Daí o nosso interesse em fotografar os mesmos, os locais onde eles funcionam e, se tivermos sorte, também os seus proprietários, que tem muitas histórias para nos contar. Será, portanto, uma Jornada com víes de natureza, de história, de cultura e também de sociologia.

Como a visita será feita num domingo, provavelmente os engenhos não estarão em operação. No entanto, é possível (por meio de entendimentos anteriores), que um ou outro se disponha a demonstrar para o nosso grupo o funcionamento do mesmo. De qualquer forma, só saberemos no hora.

Será uma Jornada de um dia inteiro. Sairemos da praça do Centenário às 6:00h da manha do dia 18, domingo. Tomaremos o café da manhã no posto Folha Seca, onde já tivemos oportunidade de parar outras vezes, e que serve um café típico sertanejo apreciado por todos. Depois, seguiremos até um pouco além de Jaguarari pela BR-407, e entraremos à direita no distrito de Carrapichel, antes de Senhor do Bonfim, onde tomaremos uma estrada de terra pelo meio da serra. Neste percurso de terra, de pouco mais de 10Km, encontraremos os três engenhos citados e também uma pequena queda d'água com um pequeno lago onde poderemos nos refrescar e tomar algo no bar que existe no local.

Não haverão caminhadas, pois iremos estacionar sempre ao lado dos engenhos que serão visitados. Apenas na cachoeira, para os que quiserem, será possível fazer uma caminhada de cerca de 400m até o alto do morro de onde se tem uma vista da região.

O percurso de terra é um pouco difícil, com muitas subidas, descidas, buracos e pedras soltas. Por isso, estamos vendo a possibilidade de alugar picapes 4x4 de tal forma que possamos levar parte do grupo nas cabines e outra parte nas caçambas. A ideia seria ir de carro normal até Carrapichel, e de lá passarmos todos para as picapes. Para isso, no entanto, precisamos saber quantas pessoas pretendem participar desta Jornada, que promete ser uma pequena aventura. Com base no número de interessados, vamos tentar conseguir as picapes e informar os custos de locação.

A nossa permanência nos engenhos de Bonfim e Jaguarari deverá se estender das 9:00h às 14:00h. Neste horário, iremos para o bar que fica na queda d'água para o almoço, que será encomendado com antecedência, apenas para os interessados. O retorno está previsto para acontecer às 16:30h, com chegada em Petrolina prevista para às 18:30h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário