segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

Do vinho às uvas colhidas no pé



Depois de passar pela praça do Centenário e pelo posto Asa Branca, o grupo formado por 17 jornadeiros tomou o caminho do IF Sertão pela BR-235, sentido Casa Nova, onde chegamos um pouco antes das 8:30h. Lá encontramos com a Bruna, que assim completou o grupo de 18 fotógrafos desta edição.

Sempre guiados pela Ana Rita, jornadeira e professora do IF, entramos pelo portão principal e fizemos a nossa primeira parada na Casa do Vinho, local que funciona como uma espécie de laboratório e centro de produção de vinhos voltado para o ensino e a pesquisa. Lá, recebemos toda a orientação e informações da Daynara Aparecida que, além de jornadeira, é formada no local e atualmente trabalha como professora neste setor.

Em seguida, adentramos pela fazenda, caminhando por estradas de terra no meio da caatinga. Pelo caminho, nos deparamos com depósitos de veículos agrários, criações de carneiros (chegamos, inclusive, a assistir o nascimento de um pequeno animal durante a nossa passagem), suínos e cavalos. Além disso, visitamos plantações de manga, uva, acerola, cana-de-açúcar e mamão, que não ficaram apenas restritas à fotografia: tivemos a oportunidade de degustar todas essas frutas in loco, o que tornou a nossa manhã e a nossa Jornada ainda muito mais saborosa e interessante.

No final, depois de 6.300m de caminhada pela fazenda, retornamos aos nossos carros e subimos ao morro de onde se tem uma ampla vista da região. Ali nos despedimos e, por volta das 13:30h, do grupo de 18 jornadeiros, 10 seguiram para o Bodódromo onde fizemos o nosso primeiro almoço de confraternização do ano. Eram cerca de 15:30h quando o almoço terminou e voltamos para as nossas casas. Felizes com o reencontro, animados com as descobertas da manhã e ainda com muitas frutas para comer durante a semana.

Deixo aqui registrados, mais uma vez, os nossos agradecimentos muito especiais para a Ana Rita dos Santos, responsável pela sugestão desta Jornada e também pela organização e coordenação da mesma. Igualmente, agradeço à Daynara e à Bruna que, pelo seu envolvimento com o IF, também foram agentes importantes no sentido de nos abrir as portas da instituição e prover informações sobre as atividades ali realizadas. Foi um prazer passar esta manhã de fotografia com vocês!

3 comentários:

  1. Nossa!! Que legal!!! Foi uma manhã muito proveitosa!! Amei demais!!! Espero poder participar das próximas Jornadas!!! Obrigada a todos pela receptividade, dicas e sugestões na fotografia!! Abraço...

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir