terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Pequena retrospectiva de um grande ano


O ano começou com um recorde de participantes e terminou com a repetição do mesmo. Entre esses dois momentos, muitos desafios foram encarados e superados com distinção pela nossa turma de fotógrafos. Além deles nós tivemos também, é claro, as nossas festas, a nossa exposição anual, muitas amizades novas e alguns eventos especiais.

Fevereiro foi o mês da Serra Dez, aventura que exigiu grande sacrifício dos 44 jornadeiros (recorde de participantes até então) para subir e descer o morro até chegarmos no sítio arqueológico que fica atrás do mesmo. Falta d´água, calor excessivo e trilha difícil durante cerca de seis horas de caminhada foram vencidos com muita solidariedade e perseverança, que afinal resultaram em lindas imagens da região.

Um grupo menor decidiu passar um carnaval diferente no mês de março. No Parque Nacional Serra da Capivara nós tivemos a oportunidade de fazer trilhas espetaculares com graus variados de dificuldade. Enquanto um grupo menor seguia pelas trilhas menos complicadas, um outro grupo escalou paredões de rocha, caminhou por trilhas estreitas em grandes alturas e se desdobrou para usufruir de toda a beleza proporcionada pelo local. A emoção da Angela Maria no topo da escadaria de um dos paredões e a coragem do Rafael Lechado ao encarar as dificuldades da subida e da descida ficarão para sempre na memória de todos que ali estavam.

Depois de tanta dificuldade no meio da natureza, abril colocou todo mundo dentro um ônibus que faz um trajeto circular em Petrolina, numa Jornada pra lá de original. Com a máquina numa mão e a outra procurando manter o equilíbrio dentro de um ônibus lotado, não foi nada fácil conseguir boas imagens dos passageiros e dos locais por onde passamos. No final, um almoço de confraternização em clima de despedida, já que logo em seguida eu mesmo estaria embarcando para o exterior.

Por causa da minha ausência, foram feitos planos para que as Jornadas de maio e junho acontecessem sem sobressaltos. Fizemos reuniões de organização, dividimos as tarefas, nomeamos os responsáveis e, no final, tivemos a satisfação de ver as Jornadas acontecendo normalmente,  graças ao empenho de todos que se dispuseram a ajudar, principalmente a Danielly Beserra e a Júnnia Moreira. Dessa maneira eu pude contemplar, com grande alegria, do Velho Continente, a criança amadurecendo e caminhando com as suas próprias pernas: em maio na Ilha do Fogo e em junho na Festa de Santo Antônio na Ilha do Massangano.

O segundo semestre começou, assim como o primeiro, com duas jornadas de trilhas em locais selvagens. Em agosto, São Gonçalo da Serra atraiu um bom número de participantes que, depois de caminhar sem grande dificuldade pelo leito de um rio seco e escalar algumas rochas mais elevadas, parando para apreciar as pinturas rupestres do lugar, pôde relaxar e se confraternizar no balneário do Chico Periquito e ainda fotografar a "super lua" na barragem de Sobradinho.

Bodocó, em setembro, foi uma jornada complicada mas ao mesmo tempo muito rica. No primeiro dia conhecemos - e experimentamos, com muita animação - as fábricas de doce de leite e de queijos locais na parte da manhã e fizemos uma trilha leve na parte da tarde. Ninguém poderia imaginar, no entanto, o que o dia seguinte nos reservaria: conduzidos por um guia despreparado, nos vimos subindo a Pedra de Claranã por uma trilha extremamente difícil. Os que conseguiram chegar ao final da mesma ainda tiveram que exibir os seus dotes para escalar as rochas lisas e cada vez mais altas que revelavam lindas paisagens mas ao mesmo tempo geravam aflição e preocupação com a segurança coletiva. Respirar tranquilo, mesmo, só quando retornamos ao pé da Pedra e, um pouco depois, quando conseguimos encontrar a cerveja gelada que teve gosto de troféu. Para terminar, um passeio na tarde de domingo pelo centro da cidade, fotografando os jogadores de dominó e curiosos.

Uma turma grande, com diversos novatos, se apresentou para a Jornada de setembro, quando descansamos um pouco de tanta emoção e visitamos a Oficina do Artesão e o Parque Zôo-Botânico em Petrolina em outubro. Dessa maneira, dois importantes patrimônios culturais da cidade estiveram sob a mira das nossas lentes e produziram, como não poderia ser diferente, belas imagens da nossa arte e da nossa fauna. Um animado almoço que se estendeu por mais de sete horas, no Bodódromo, coroou o clima de confraternização e alegria que permearam a Jornada.

Novembro foi a vez de conhecermos uma importante e tradicional manifestação religiosa da região, a Romaria da Gruta de Patamuté em Curaçá. Foi uma Jornada de 24 horas, muito intensa e com poucas horas de sono ou descanso. Partimos na sexta-feira de noite, pernoitamos em Curaçá e no sábado, antes do sol nascer, já estávamos a caminho da gruta, onde não vimos as horas passar por conta do impacto e da beleza da cerimônia e do local, assim como da riqueza dos temas fotográficos ali encontrados. Fisicamente esgotados antes mesmo do meio-dia, ainda reunimos forças para um animado almoço na vila de Patamuté, uma visita ao cemitério local, o retorno para Curaçá e uma última visita para a jornadeira Rosana Machado que acabava de se mudar para a sua nova casa na cidade.

A última Jornada do ano atraiu o mesmo número de participantes que a primeira: para levar os 44 jornadeiros para o Parque Sete Passagens em Miguel Calmon (BA) foi necessário alugar dois micro-ônibus, assim como em fevereiro. De novo eu não pude estar presente, mas de novo eu tive a grata satisfação de ver o empenho da Flavia Ramos e da Danielly Beserra transformarem em realidade todos os detalhes que uma Jornada que eu já vinha organizando há um certo tempo. No final das contas, apesar da chuva e do frio durante a noite, o passeio/acampamento foi muitíssimo bem aproveitado, como atestam as resenhas e as imagens que estamos acostumados a ver no Facebook depois de cada Jornada.

Jornadas Fotográficas não é, para quem conhece, apenas jornadas fotográficas. A nossa Jornada vai muito além, e por isso não seria possível deixar de lembrar tantos outros momentos que marcaram o ano. Senão, tivemos o curso de capacitação em primeiros socorros, resultado quase que direto da nossa experiência em Bodocó, as confraternizações com Daniel Meirinho e Lídio Parente, a festa de final de ano no muro do Zé e a publicação de fotos de jornadeiros na revista EXTRAmuros da UNIVASF.

O quarto aniversário, comemorado em outubro, foi marcado pela exposição "Riso a Cavalo e Galope do Sonho". Com diversas novidades em relação às nossas exposições anteriores, todas elas originadas dentro do próprio grupo e amplamente discutidas entre os seus membros, ela refletiu  o grau de maturidade que o projeto já atingiu e por causa disso alcançou excelente receptividade junto ao seu público. É claro que não faltou uma festa de aniversário bem animada, como também já é tradição nessa época. Com muita originalidade, jornadeiros novos e veteranos colocaram as suas fantasias e, com total desenvoltura, desempenharam os seus personagens numa inesquecível noite de sábado na Sociedade 21 de Setembro ao som do DJ Fred Rios. Finalmente, impossível não lembrar da tocante mensagem de aniversário escrita pela jornadeira Joana Pereira, a qual foi lida por ela de pé no corredor do ônibus, na noite em que voltávamos de Curaçá.

O ano viu ainda pessoas queridas se afastarem do grupo (temporariamente), entre elas Luciana Cajado (temporariamente?), Tereza Roberta, Suzana Leal e Júnnia Moreira. Mas viu também uma grande leva de novos adeptos daquilo que já podemos chamar de "cultura jornadeira": uma combinação harmoniosa e bem equilibrada de valores abrangendo fotografia, aventura, cultura, viagens, diversão, amizade, solidariedade e companheirismo. Uma cultura que se mostra eficaz na medida em que nos permite conhecer e nos relacionar com um número crescente de pessoas interessantes e interessadas naquilo que fazemos.

O ano se encerra com a certeza de que estamos no caminho certo, e que ainda há muito por fazer. De que a nossa fórmula é bem-sucedida e está cumprindo a sua missão com louvor. De que o projeto não é pessoal mas sim coletivo, e que já consegue se manter mesmo sem a presença do seu coordenador. Foram muitas emoções, de todos os tipos, em graus variados e para todos os gostos. Mas o que importa é que tudo o que aconteceu serviu para estreitar os nossos laços de amizade, abrir os nossos horizontes, agregar mais conhecimento, proporcionar mais diversão, melhorar o nosso auto-conhecimento e promover o nosso amadurecimento, tanto pessoal quando fotográfico. Por tudo isso, sou grato a cada um de vocês. E, naturalmente, espero sempre mais para os próximos anos: mais amigos, mais jornadas, mais viagens, mais aprendizado, mais crescimento, mais fotografia. Sem esquecer, é claro, do nosso próprio ônibus e, quem sabe, do nosso avião!

Um grande abraço para todos e um ótimo 2015 para vocês, as suas famílias e a nossa família.

Um comentário:

  1. Que 2014 espetacular!
    Como é satisfatório ver o crescimento dessa família.
    Marcus, impecável o texto (como sempre). É uma honra poder ajudar, além de participar.
    2015 será ainda melhor.
    Paz, saúde, sucesso e muita jornada inesquecível para nós.

    Abração :)

    ResponderExcluir