segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Natureza, história, jazz e diversão em Paulo Afonso


Às 6:00h do dia 15/11, com todos os seus lugares, partimos para Paulo Afonso, onde chegamos às 13:00h, após paradas em Orocó e Floresta. Depois do check-in na pousada e do almoço no quilo, fomos conhecer o complexo de usinas hidroelétricas da CHESF, em especial o belvedere de onde se pode apreciar o rio São Francisco, os canyons que o circundam, as pontes que o atravessam, as várias ilhas e os cursos d´água onde a falta da mesma deixou apenas rochas à mostra. É um belo passeio com lindas vistas, que culmina no mirante de onde se pode avistar Angiquinho, a primeira usina do norte e nordeste, inaugurada em 1913 e construída por Delmiro Gouveia. De noite foi a vez de sair a pé em busca de um lugar para comer na pequena cidade de Glória, onde ficamos hospedados.

O dia seguinte, sábado, nos levou para a Serra do Umbuzeiro, onde uma longa caminhada nos transportou para lugares de imensa beleza, com vistas maravilhosas para uma região de planície vista do seu ponto mais alto. Ao longo do percurso, sítios com pinturas rupestres, vales com formações rochosas espetaculares, tocas ("Toca da Espingarda" e "Toca da Onça"), passagens estreitas ("Buraco da Agulha") e cruzeiro entre outras. Foram várias horas de caminhada, mas o tempo nublado ajudou e evitou que o desgaste físico fosse ainda maior.

Na parte da tarde estivemos na usina de Angiquinho, do outro lado do rio. Lá, onde a vista da região, do rio e dos canyons é ainda mais espetacular, pudemos caminhar à vontade, apreciar toda a força da natureza, conhecer de perto a história de Delmiro Gouveia e do seu projeto empreendedor até que, finalmente, o sol se despediu deixando um rastro de aquarelas de grande beleza no céu.

Já de noite, retornamos à pousada para um banho rápido e depois voltamos à Paulo Afonso para uma noite de jazz e cultura no centro da cidade. Além da música de alto-nível, tivemos stand-up comedy (com uma aula muito legal sobre como compor o legítimo "pagode baiano"), recital de poesias cantadas, desenho, fotografia e um bate-papo com Jorge Papapá, compositor homenageado da noite. Tudo tão interessante mesmo, que ninguém queria ir embora antes do final.

Mas o dia seguinte começaria cedo, e às 6:30h já estávamos de novo no ônibus para fazer o passeio de catamarã pelos canyons do São Francisco. Durante cerca de duas horas e meia, conhecemos de perto da força da natureza que produziu uma obra ímpar e de grande impacto. Rochas imensas, com até 80m de altura, circundam o rio em ambos os lados, fazendo o caminho para uma água verde cristalina e uma vegetação rica e variada. Num determinado ponto, parada para banho nessas águas maravilhosas antes do retorno para o local da partida.

Almoço e banho na pousada, e já estávamos de volta ao nosso ônibus, prontos para o retorno, às 15:00h. Eram 21:30h quando, já em Petrolina, nos despedimos cheios de imagens e sensações que certamente irão nos marcar por muito tempo. Foi uma excelente viagem, plena de atrativos visuais e de histórias de grande valor, as quais foram muito bem aproveitadas por esse grupo de fotógrafos aventureiros.

Aproveito para dar as boas-vindas aos estreantes Ana Beatriz, Douglas Iuri, Cristina Barbosa, Marta Verônica, Edilson, Roberto Remígio e Tercia Andrade, que realizaram a sua primeira Jornada Fotográfica conosco em Paulo Afonso.

3 comentários:

  1. Foi, sem dúvidas, um imenso prazer recebê-los aqui na nossa cidade. A trilha da Serra do umbuzeiro é sempre sensacional. Adoro ir naquele lugar. E com pessoas que conseguem enxergar além das formações rochosas a coisa fica ainda mais linda.
    Outro prazer ENORME foi recebê-los na nossa linda noite do jazz na Rua da frente. Um projeto de rua, acessível a todos e formulado com muito carinho. Aquela noite foi, sem dúvidas, a melhor das edições. E vocês t~em o percentual de "culpa" pelo sucesso. Obrigada por nos visitar e VOLTEM SEMPRE! ainda tem o raso da Catarina e algorão para conhecer.... e muito mais

    ResponderExcluir
  2. Olá Acerte Paulo Afonso!
    A trilha da Serra do Umbuzeiro é maravilhosa, mas os Guias foram imprescindíveis no tempero do sucesso dessa aventura. Obrigado ao maravilhoso Calango e a encantadora Ana.

    ResponderExcluir
  3. Voltaremos com certeza. Obrigado por tudo, adoramos os passeios e a companhia. Abraços!

    ResponderExcluir