Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
quarta-feira, 20 de setembro de 2023
Fotos oficiais da 105ª Jornada - Mirador
Por Ana Rita Leandro dos Santos
Que a Caatinga é surpreendente, isso não é novidade para nós jornadeiros, mesmo assim, sempre nos deparamos com fisionomias muito específicas da natureza, nos lugares que escolhemos para registrar através dos nossos olhares e lentes.
No dia 19 de Março de 2023, saímos de Petrolina para a localidade de Mirador, ali, bem pertinho do Muquém! Fomos logo depois do almoço, debaixo de sol e calor, como já fizemos muitas vezes. Chegamos no local, já alertados pelo coordenador do grupo, para evitarmos entrar nos caldeirões, que poderiam ser profundos e cheios de pedras.
Uma subida leve até um monte que leva o nome do lugar, nos levou ao reencontro com espécies da caatinga, perfeitamente arranjadas como jardins temáticos. Junto com as plantas, muitos caldeirões cercados ou com muros de pedras, outros, bem pequenos parecendo poças, protegidas com paus para evitar que os bodes caíssem nos mesmos.
E estes caldeirões? Daí a mais agradável surpresa, de vermos estes reservatórios naturais de água, grandes e pequenos, cobertos de vegetação aquática flutuante, tão lindas que nos ofereceram fotos incríveis, verdadeiros “papéis de parede” para o computador e o celular. Os caldeirões estavam cheios, sinal de que tinha chovido por lá. Daí, algo inesperado aconteceu: lembram-se do sol intenso e do calor forte de quando saímos de Petrolina para esta jornada? Pois é, de repente, o tempo fechou, o céu ficou encoberto de nuvens carregadas que despejaram uma forte chuva sobre nós, lá em cima do monte! Não tinha nenhum abrigo, então, protegemos os equipamentos do jeito que foi possível, e curtimos a situação inesperada. Depois de uns 10 minutos debaixo daquele toró, o sol voltou, secou um pouco as nossas roupas e ofereceu boa luz para continuarmos a tirar fotos. O cenário ficou ainda mais bonito: vários formatos de nuvens, o céu, parcialmente encoberto, em parte, e em outra azul, a vegetação molhada, alguns répteis se deixaram fotografar, grandes montanhas distantes compunham o cenário, e nós jornadeiros, ainda mais interessados e encantados com o lugar.
Foi ficando de tardinha e era a hora de voltar, mas, estávamos no Muquém e não poderíamos deixar de visitar os amigos Adailton e Geilza, que nos apresentaram a região. Assim, finalizamos a 105ª Jornada Fotográfica, ansiosos para ver as fotos desta tarde surpreendente em belezas e acontecimentos, que tivemos a sorte de sentir e registrar com os nossos olhares e lentes.