terça-feira, 17 de março de 2020

Do CEMAFAUNA para Carnaíba do Sertão


Nos reunimos (seis jornadeiros) na Praça do Centenário e conseguimos chegar no CEMAFAUNA (na zona rural de Petrolina) no horário marcado (às 8:30h) deste último sábado, dia 14/03. Fomos logo recebidos pela Jéssica e pela Karelly, que já nos aguardavam. Inicialmente elas nos mostraram a loja de produto do museu e em seguida nos ofereceram uma palestra muito instrutiva sobre as origens, a missão e os objetivos do CEMAFAUNA.

Do auditório voltamos ao museu, onde clicamos os animais empalhados em belos cenários da caatinga. Dali fomos para o quarentenário, onde vimos e fotografamos (à distância e do lado de fora das jaulas, é claro), uma grande quantidade de papagaios, além de águia, macacos, jaguatirica, gato-mourisco e outras espécies.  Em seguida, caminhamos pela área externa, vimos as gaiolas onde algumas espécies se preparam para voltar à natureza e retornamos ao museu.

Foi um passeio curto, mas muito produtivo. Gostamos não apenas do que vimos e fotografamos, mas também da história e da missão do CEMAFAUNA, dignos de todos que se preocupam com o estudo e a preservação da nossa fauna.

Agradecemos aos professores Luiz Cezar Machado Pereira e Patricia Avello Nicola Pereira, assim como às colaboradoras Jéssica e Karelly, que viabilizaram a nossa visita e nos deram todo apoio durante a realização da mesma.

Eram por volta de 10:40h quando demos a visita por encerrada. Como ainda era cedo, cinco dos seis jornadeiros resolveram dar uma esticada até Carnaíba do Sertão, onde uma festa de vaqueiros era realizada. Pegamos o final da missa, almoçamos na casa do seu Mundinho e depois ainda voltamos ao local da festa para ver o início do forró que iria se arrastar até a manhã do domingo. Eram por volta de 15:30h quando os últimos três remanescentes da Jornada decidiram voltar para casa em Petrolina.

quarta-feira, 11 de março de 2020

Do Mirante ao Angari


A 96ª Jornada Fotográfica na Orla Nova de Juazeiro (no novo caminho pavimentado que liga o Mirante ao Angari), a primeira de 2020, ocorreu no domingo, dia 09 de fevereiro, último dia do Carnaval antecipado de Juazeiro. Apesar de termos marcado o encontro às 14:00h no Mirante, só conseguimos reunir o grupo e sair em caminhada depois das 15:00h.

Saimos por baixo do Mirante, onde fica uma bela praça totalmente repaginada e onde estão localizados os grafites que decoram as grandes colunas de concreto de onde saltam os garotos que mergulham nas águas do Velho Chico. Seguimos pelos quiosques que alugam caiaques, passamos pelo famoso barco Jurity e em seguida por baixo da ponte Presidente Dutra. Continuamos até o ponto de embarque e desembarque das barquinhas que ligam Juazeiro à Petrolina e andamos por uma área um pouco mais deserta, até chegar no Angari (comunidade de pescadores). Ali, como era inevitável, fotografamos os barcos coloridos ancorados e demos uma esticada até o Nego D'Água. Retornamos por cima onde, finalmente, vimos algum movimento de Carnaval. Chegamos de volta ao Mirante já no final da tarde e, depois de algumas despedidas, ficamos num grupo menor numa cervejaria local colocando a conversa em dia.

Foi uma tarde muito agradável em que pudemos fazer boas fotos da orla de Juazeiro, numa perspectiva até então inédita para o nosso grupo, e rever velhos amigos. Vimos algum movimento de Carnaval, mas apenas na parte de cima da orla, quando voltamos para o Mirante. O maior movimento estava começando quando deixamos a cervejaria para voltar para casa. Um grande palco armado na Orla Nova iria brigar as atrações musicais da terceira e última noite do Carnaval antecipado de Juazeiro.

Convocação para a 97ª Jornada Fotográfica - CEMAFAUNA Caatinga


O CEMAFAUNA Caatinga nasceu com o objetivo de recolher e tratar os animais da caatinga deslocados em função da transposição do rio São Frrancisco. Atualmente o trabalho deles é muito mais abrangente, e eles cuidam de animais trazidos também pelo Ibama e a Polícia Federal, entre outros. No CEMAFAUNA os animais são diagnosticados, tratados por especialistas e, depois de recuperar as suas condições normais, devolvidos ao seu habitat natural.

Visitar o CEMAFAUNA é, portanto, uma chance de poder conhecer de perto este trabalho tão nobre. A nossa visita acontecerá no próximo sábado, dia 14/03, e terá início às 8:30h da manhã. Vamos inicialmente ouvir um pequeno relato sobre a missão e os objetivos do CEMAFAUNA e depois poderemos fotografar o museu (onde se encontram diversos animais empalhados, que ou foram encontrados sem vida ou perderam a vida posteriormente, em função das péssimas condições em que foram resgatados). Prosseguiremos visitando as instalações e depois iremos até as gaiolas onde estão diversos animais vivos. Esta última parte será exclusiva para o nosso grupo, pois não faz parte do roteiro normal de visitação. Estaremos o tempo todo acompanhados por duas funcionárias que irão nos prestar todos os esclarecimentos.

Nesta visita, que se estenderá até por volta das 11:00h, nós veremos diversas espécies de animais, incluindo macacos, papagaios, gaviões e até uma jaguatirica. Todos eles estão enjaulados, enquanto se recuperam, e para nossa segurança não será possível entrar nas jaulas. Assim, as fotos terão que ser feitas do lado de fora, através das grades. Mas faremos o nosso melhor para evitar que isto seja um problema.

Nós sairemos da Praça do Centenário (ao lado da Igreja Matriz) e iremos com os nossos próprios veículos. Para que possamos estar no destino às 8:30h, devermos nos encontrar na praça às 7:30h. O CEMAFAUNA fica no CCA (Campus Ciências Agrárias da UNIVASF), na zona rural de Petrolina. Não haverá nenhum custo e não é necessário fazer inscrição prévia. No entanto, para facilitar a acomodação dos participantes nos carros, seria bom saber, de forma antecipada, quem pretende ir.

Não haverá caminhadas longas e a exposição ao sol será moderada. Quem puder, deverá trazer as suas lentes/filtros macro. Assim que terminarmos a visita poderemos almoçar em local a ser combinado.