Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
segunda-feira, 27 de agosto de 2018
Desfile urbano
O vaqueiro trabalha na zona rural, em fazendas e sítios ou no mato aberto. Na Festa dos Vaqueiros de Sobradinho, no entanto, ele se desloca para a cidade e participa de um grande desfile que percorre a zona urbana de ponta a ponta, num percurso de cerca de 3,5Km. As fotos desta Jornada mostram os vaqueiros desde a chegada para o café da manhã, registram o desfile com grande elegância sobre o asfalto da principal avenida da cidade e, finalmente, documentam a concentração para a missa que acontece em praça pública, também na cidade. Temos aqui, portanto, uma oportunidade ímpar para conhecer a cultura dos vaqueiros sem precisar ir até o seu local de trabalho. As fotos registram momentos deste intenso dia de cultura, fé, disciplina e solidariedade sobre o calor forte do asfalto e da cidade.
Terminada a missa, aproveitamos (nós, os quatro jornadeiros desta edição) para retornar à barragem de Sobradinho, onde fotografamos o final do dia, tanto embaixo quanto do alto do mirante. As imagens mostram o céu do sertão com cores quentes e bastante saturadas, enquanto as águas da represa lembram o mar na sua vastidão e (quase) infinitude, algo que sempre surpreende, ainda que o nível da mesma esteja baixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário