terça-feira, 7 de agosto de 2018

A cultura dos vaqueiros em Sobradinho



A 81ªJornada aconteceu no 16º Forró dos Vaqueiros de Sobradinho no último dia 05 de agosto, domingo. Desta vez fomos em apenas quatro, e saímos de Petrolina um pouco depois das 7:00h da manhã.

Ao chegar em Sobradinho, por volta das 8:00h, fomos direto para o local onde seria servido o café da manhã para os vaqueiros. Chegamos cedo, antes do café ser servido, e aproveitamos para fotografar os vaqueiros chegando de todas as partes.

Fizemos contato com os organizadores do evento e conseguimos autorização para um de nós seguir o cortejo em cima do carro de som, local privilegiado para fazer fotos do desfile até a praça onde seria rezada a missa. Assim, enquanto o Cristiano seguia no carro de som, os outros três fizeram o trajeto de 3,5Km a pé, registrando os vários ângulos do desfile a partir do próprio chão.

A missa propriamente dita começou por volta do meio-dia e se estendeu até cerca das duas da tarde. Se uma grande quantidade de vaqueiros participou do desfile, que por isso mesmo se revestiu de grande beleza, uma boa parte deles, no entanto, se dispersou antes da missa, que assim contou com um grande público mas poucos vaqueiros.

Terminada a missa precisamos de carona para resgatar o carro, estacionado nas proximidades do local onde foi servido o café da manhã. Tudo que conseguimos, no entanto, foi uma carroça decorada com uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, que levou um único passageiros por apenas alguns metros.

Almoçamos no balneário Chico Periquito, por volta das 15:30h, depois de uma longa espera pela nossa tilápia assada na brasa. Em seguida, aproveitamos para visitar a barragem de Sobradinho e o mirante, de onde nos despedimos do sol e do dia muito bem aproveitado. Chegamos em Petrolina um pouco antes das 19:00, quase 12 horas depois do início da Jornada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário