Fotos de Itamar Maia.
Expedições mensais de exploração e documentação das belezas naturais, das atrações turísticas, do estilo de vida, das tradições, da história e da cultura no sertão nordestino e no Vale do São Francisco.
quinta-feira, 19 de novembro de 2015
segunda-feira, 2 de novembro de 2015
Fé e coragem
As 144 imagens desta edição, selecionadas a partir da produção de 19 participantes da 52ª Jornada Fotográfica realizada no último dia 03 de outubro na Fazenda Boa Esperança (Petrolina, PE) são um retrato vivo da vida do sertanejo, do seu ofício de vaqueiro, da sua coragem, da sua força e da sua fé.
Elas mostram como foi aquele sábado ensolarado no qual dezenas de vaqueiros e centenas de espectadores se reuniram não apenas para competir pelos prêmios e torcer pelos concorrentes, mas também para perpetuar e divulgar a sua cultura e as suas tradições.
Eles vinham de todos os cantos, a pé, nos seus cavalos ou em caminhões que traziam também os bois. As primeiras horas do dia foram dedicadas para organizar o ambiente, descarregar os bois e recepcionar os vaqueiros, muitos dos quais estavam ali matando as saudades de velhas amizades. Depois veio a missa e a hora do almoço, e finalmente a longa tarde iniciou com a série de competições.
As imagens evidenciam muito mais do que apenas caatinga, cavalos, bois e vaqueiros. Elas nos falam com eloqüência sobre emoção, coragem e persistência. Aliás, coragem e persistência que também foi a dos nossos fotógrafos, muitos dos quais não hesitaram em se posicionar no meio da mata, próximos dos bois e cavalos em disparada, porém sempre na expectativa de estar na hora certa e no local certo, e com isso conseguir as suas melhores imagens.
Um pouco depois do sol se por, completamente esgotados e cobertos por terra e poeira, era hora de retornar para o ônibus e seguir para o merecido banho em casa. A certeza do dever cumprido era grande, e agora aqui está a prova de que tudo valeu a pena. A missão foi cumprida com distinção e louvor, e por isso agradeço a todos. Novamente, vocês contribuiram de forma empolgada e decisiva para a construção de mais um grande capítulo da nossa história e também deste maravilhoso painel sobre a vida sertaneja que é a nossa obra.
Muito obrigado também ao Wellington, da Associação dos Vaqueiros de Petrolina, por ter nos propiciado esta oportunidade e ter nos dado todo o apoio para que tudo corresse da melhor forma possível em todos os momentos.
Assinar:
Postagens (Atom)