terça-feira, 29 de maio de 2012

Convocação para a 18ª Jornada Fotográfica

Trabalhador de inúmeras qualidades, incansável, companheiro e presente na vida cotidiana do sertanejo desde sempre, o jegue é o principal homenageado da 41ª edição dessa festa que acontecerá nos próximos dias 8, 9 e 10 de junho no povoado do Capim, na zona rural de Petrolina (~30Km do centro da cidade).

Nos dias 8 e 9 haverão shows, barracas e outras atrações, mas o ponto alto da celebração acontecerá no dia 10, domingo, quando será realizado o famoso "jegue fashion", desfile de fantasias para jegues e, logo depois, a tradicional corrida de jegues. E será justamente nesse último dia, repleto de motivos festivos, belos animais, criatividade, emoções, figura variadas, homenagens e ambiente competitivo, que será realizada a 18ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco.

Para isso, partiremos do centro de Petrolina logo cedo, e lá passaremos o dia, até o final da tarde, para podermos captar com calma a riqueza de detalhes e os flagrantes de uma festa que, além de tradicional e indissociada da cultura do sertão onde vivemos, é também, e acima de tudo, uma grande celebração dos méritos e das virtudes desse animal tão importante para gerações atuais e passadas. Será, com certeza, um dia de ótimas fotografias e muita diversão para todos os participantes também.

A inscrição é gratuita e para participar é só enviar um email para contato@jornadasfotograficas.com.br.

Abraços e até lá!

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Curso sobre História da Fotografia

Estou disponibilizando o material que eu preparei para o curso sobre História da Fotografia ministrado por mim anteontem e ontem na Semana de História da UPE em Petrolina. Para acessar, é só clicar aqui (são 783 slides em cerca de 97MB). Comentários, críticas e sugestões são muito bem-vindos.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Do Angari ao Vaporzinho

Um recorde absoluto de participantes caminhou ontem de manhã com entusiasmo pela orla de Juazeiro, durante a realização da 17ª Jornada Fotográfica, desde a comunidade de pescadores do Angari até o Vaporzinho, na orla nova. Além dos 29 participantes que estão na primeira foto acima, ainda tivemos outros dois que chegaram mais tarde, Iug e Aninha, totalizando assim pelo menos 31 pessoas nesse encontro. Nada foi deixado de lado pelos olhares atentos da turma, conforme teremos a chance de avaliar e publicar em breve. Nesse dia tivemos ainda a presença de uma equipe de reportagem da WebTV da UNEB, que entrevistou diversos membros do grupo e registrou flagrantes da nossa atividade durante toda a manhã. Assim que a matéria for publicada o link será disponibilidado nesse blog.

Chamada na WebTV da UNEB

Veiculada na passada na WebTV da UNEB de Juazeiro, a chamada apresentada pela repórter/estudante e também jornadeira Taiane Sandes, do curso de Comunicação Social, anuncia a realização da 17ª Jornada Fotográfica no dia 20/05 e divulga informações sobre o projeto. Para assistir, é só clicar aqui.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Convocação para a 17ª Jornada Fotográfica


A 17ª Jornada irá acontecer na manhã do próximo dia 20 de maio na orla de Juazeiro, a partir das 9:00hs.

Repleta de atrações, como é o caso de prédios e casarões históricos, das belas paisagens do Velho Chico, da comunidade de pescadores do Angari, da catedral, de barcos e barquinhas de vários tamanhos e usos, da vegetação que enfeita a margem do rio e o passeio, dos bares e restaurantes, do comércio, das estátuas e carrancas, do Nego D´Água, do Vaporzinho e do mirante, a orla de Juzeiro é um local com inúmeros temas que podem ser explorados de forma criativa pelo nosso grupo, produzindo um painel provavlmente inédito desse que é um destino turístico próximo, barato e, de uma certa forma, ainda pouco conhecido e explorado do ponto de vista fotográfico.

Nosso encontro será às 9:00hs no ponto marcado em vermelho na imagem anexada (na calçada em frente aos três prédios situados no final da orla, ao lado da pizzaria Cais do Porto). De lá partiremos em direção ao mirante, na orla nova, onde deveremos estar chegando entre 12:00 e 13:00hs.

Peço aos que forem participar que por favor enviem uma mensagem de confirmação para que todos fiquem cientes. Lembro também que nesse dia nós estaremos sendo filmados/entrevistados por uma equipe da WebTV da UNEB, que fará uma reportagem sobre o nosso grupo para veiculação posterior.

Abraços e até lá!

quarta-feira, 9 de maio de 2012

História e Fotografia


Foto de Robert Doisneau

Nos próximos dias 23 e 24 de maio, às 19:00hs, eu estarei ministrando o mini-curso "História e Fotografia", como parte da programação da Semana de História da UPE (Universidade de Pernambuco), no campus Petrolina.

Serão dois dias em que teremos a oportunidade de repassar a história da fotografia, desde 1839 até os dias de hoje, pontuando os principais marcos do seu desenvolvimento, as principais escolas, movimentos e fatos relacionados e, é claro, apresentando um pouco sobre o perfil, a obra e as contribuições dos fotógrafos mais importantes de todo o mundo nesse período.

Para quem ainda não conhece essa fascinante história e os seus incríveis personagens, creio que será uma excelente oportunidade para dar os primeiros passos no estudo dos mesmos. E, para quem já conhece, será a chance de lembrar os assuntos mais importantes e refletir criticamente mais uma vez sobre o papel e a importância desse passado sobre o nosso presente e o nosso futuro.

Naturalmente, iremos apresentar e examinar centenas de fotografias de todas as épocas, e creio que apenas isso será também de grande interesse para todos os participantes, uma vez que nós sabemos que a fotografia é feita não apenas com a prática, mas também com a análise e a reflexão sobre a obra de outros artistas.

As inscrições para o mini-curso podem ser feitas através do link  http://www.revistahistorien.com/inscricoessemana.htm. Mais informações sobre o mesmo estão disponíveis em http://www.revistahistorien.com/minicursooficina.htm.

domingo, 6 de maio de 2012

Fotos da 16ª Jornada

Durante as manhãs dos dias 21 e 22 de abril jornadeiros invadiram as quatro principais feiras livres de Petrolina (COHAB Massangano, Areia Branca, Ouro Preto e João de Deus) para fotografar feirantes, clientes, mercadorias, detalhes, expressões e situações que só uma feira livre é capaz de reunir num mesmo local. O resultado, que pode ser visto aqui, apresenta  leituras ao mesmo tempo ricas e complementares produzidas por 18 fotógrafos participantes do projeto sobre esse patrimônio cultural único. Divirtam-se com os motivos, as expressões, as cores, as texturas e, principalmente, com a alegria de viver que torna a feira um local de grande vibração e energia!