domingo, 16 de dezembro de 2012

Sonífera ilha

Dezessete jornadeiros fizeram a travessia do Bar do Gringo (distante cerca de 20Km do centro de Petrolina) no último dia 8 de dezembro para alcançar a Ilha da Amélia, local onde foi realizada a 24ª Jornada Fotográfica.

Já era final de tarde quando as barracas começaram a ser montadas na ilha deserta. Quando escureceu a fogueira foi acesa, o churrasco foi preparado, o céu se encheu de estrelas, a água do rio refrescou corpos e a brisa, as máquinas fotográficas e os tripés foram sacados, e tudo pôde ser feito e apreciado com ainda mais sabor e intensidade graças à musicalidade inspirada do jornadeiro Alan Dias, que nos brindou com um repertório de voz e violão de primeiríssima qualidade. Quando a madrugada nos alcançou, as máquinas fotográficas foram guardadas, a conversa interrompida e todos se recolheram para os seus cubículos improvisados.

No dia seguinte acordamos cedo para receber outros treze jornadeiros que vieram explorar a ilha conosco. O grupo de trinta, então, se aventurou pelo meio da ilha, em trilhas que atravessavam propriedades abandonadas e nos ofereciam, de tempos em tempos, mangas deliciosas debaixo de imensas sombras. Com uma parada ou outra para um banho de rio, conseguimos chegar até quase o final da ilha praticamente inabitada. De volta para o local do acampamento, horas depois, pudemos nos refrescar no rio, desmontar as barracas e atravessar para o almoço no Bar do Gringo. Nesse momento o grupo já contava com 32 participantes, pois José Carlos e Joana, mesmo impedidos de participar da jornada, não deixaram de nos acompanhar no almoço e, é claro, registrar com as suas máquinas o que fosse possível naquele momento. Final da tarde, todos satisfeitos e cansados, seguimos o rumo de casa depois de um final de semana intenso.

Fica registrada a presença, pela primeira vez, dos jornadeiros Antônio, Maíra, Júlia e Camila. Sejam bem-vindos e apareçam sempre que puderem. A todos, o meu muito obrigado pela excelente companhia, pelo carinho e pelo apoio na organização desse encontro que vai deixar saudade.


Um comentário:

  1. Que lindo! Foi um ótima experiência da qual pretendo, sim, continuar a participar. Nada é como a primeira vez, e digo que a minha primeira foi excelente! Espero repetir o prazer de estar com vocês! Obrigada pela oportunidade! :D

    ResponderExcluir