quinta-feira, 9 de agosto de 2012

18x2 no Aldeia do Velho Chico

Para ler o texto publicado no catálogo do evento, é só clicar na imagem acima ou fazer download da mesma. O release da exposição, elaborado pelo jornalista Cecílio Bastos, é reproduzido abaixo:



Exposição do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco estreia terça-feira em Juazeiro (BA) 

A cidade de Juazeiro (BA) recebe a partir do dia 7 de agosto a exposição de fotografia “18x2”. A mostra é parte do acervo de imagens do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco e uma das atrações da oitava edição do festival de artes Aldeia do Velho Chico, promovido pelo Sesc Petrolina (PE). As obras ficarão expostas no saguão do Centro de Cultura João Gilberto. 

O título da exposição ilustra o fato do grupo - criado pelo fotógrafo, engenheiro eletrônico e mestre em sistemas digitais, Marcus Ramos - ter realizado 18 jornadas durante os dois primeiros anos de existência. As 50 fotografias apresentam elementos culturais do Vale do São Francisco, como manifestações populares, parques turísticos, movimentos tradicionais da região, entre outros aspectos capturados pelas lentes dos 47 fotógrafos participantes da mostra. Entre os membros, entusiastas, desde jovens iniciantes a profissionais liberais que de alguma forma se apaixonaram pela fotografia. 

No grupo há também espaço para fotógrafos profissionais, mas a noção de fotografia enquanto hobby, sem caráter comercial, é o que prevalece. Sua formação, rapidamente, se transforma em uma plataforma independente para a fotografia – documental, fotojornalística, fine art – e para o livre intercâmbio de informações. 

É através das lentes dos mais de 80 aventureiros que já participaram das jornadas fotográficas que milhares de pessoas têm enxergado essa que é uma das mais belas regiões do nordeste brasileiro, o Vale do São Francisco. O grupo, desde setembro de 2010, vem marcando a história da fotografia contemporânea na região. 

Com um toque de sensibilidade sobre elementos cotidianos, mas também capturando momentos marcantes da cultura, o grupo compartilha do interesse de apreciar uma das linguagens que mais encantam no mundo, a fotografia. 



Exposição de Fotografia “18x2” 
Local: Centro de Cultura João Gilberto 
Abertura: 7 de agosto de 2012 (terça-feira), a partir das 18h 
Data de permanência: 8 de agosto a 31 de agosto 
Horários: diariamente, das 9h às 21h (com permanência até as 21:30h) 
Endereço: Av. José Petitinga, s/n, Santo Antonio, Juazeiro (BA) 
Entrada Franca 
+ Informações: www.jornadasfotograficas.com.br (site oficial) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário