quarta-feira, 4 de abril de 2012

Convocação para a 16ª Jornada Fotográfica

Feira livre tem fruta, verdura, raízes, tempero, carne, peixe e roupa, mas tem muito mais. Feira livre tem cor, luz, gente, movimento, expressão e emoção e é, acima de tudo, uma manifestação cultural do local onde vivemos. Por isso, a 16ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco irá percorrer as principais feiras livres de Petrolina nos próximos dias 21 e 22 de abril, sábado e domingo, com o objetivo de produzir um rico e diversificado painel fotográfico sobre essa instituição tão importante nas nossas vidas e no nosso modo de ser. Além disso, essa jornada terá o objetivo de gerar material que será usado nas próximas exposições do grupo dentro do projeto Cultura nas Feiras, da FUNDARPE. Assim, o resultado do nosso trabalho poderá ser apreciado nas próprias feiras onde ele foi produzido, dando um retorno da nossa ação para a comunidade.

Dessa vez a jornada acontecerá em dois momentos. No sábado nós iremos todos para a Feira COHAB Massangano, a única que acontece nesse dia. No domingo, cada um poderá escolher a feira que deseja visitar, entre João de Deus, Ouro Preto e Areia Branca, ou ainda todas se tiver disponibilidade para tanto. Nos dois dias a atividade acontecerá entre 9:00 e 12:00hs.

Para participar, é só enviar nome, endereço de email e telefone para contato@jornadasfotograficas.com.br. Conto com a sua presença para, junto com todo o grupo, captar e depois trazer para as respectivas feiras, feirantes, clientes e a comunidade em geral, as emoções que apenas a fotografia é capaz de proporcionar!

4 comentários:

  1. A feira livre em Petrolina foi implantada em 1923. Uns dos eventos mais importantes para a população local, pois além de suavizar a carestia da época, teve um significado cultural e social.
    A proposta de retratar o movimento das pessoas, moda, o colorido das frutas na feira em seguida expor é criativa e importante, pois um olhar profundo sobre a ação, o fazer, pode possibilitar melhoria de vida.
    Valdelicesylva

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelas informações, Valdelice, e seja bem-vinda ao nosso grupo!

    ResponderExcluir
  3. Gostaria de informações mais detalhadas sobre a proposta de expor as fotografias nas feiras em Petrolina a partir dos seguintes questionamentos:
    O projeto já finalizou?
    Elaboraram documentos sobre a experiência?
    Irão divulgar o resultado?

    Grata, Valdelice

    ResponderExcluir
  4. Prezada Valdelice,
    O projeto, que consiste em registrar imagens nas feiras livres de Petrolina, e depois expor as melhores nessas mesmas feiras, está em andamento. A primeira etapa foi cumprida nos dias 21 e 22 de abril, quando o nosso grupo esteve em quatro feiras da cidade. A exposição, agora, depende da FUNDARPE, que é a organizadora do projeto Cultura Livre nas Feiras. Assim que eles confirmarem o interesse deles nessa exposição, e fizerem o repasse dos recursos necessários para tal, a exposição acontecerá e será amplamente divulgada. Até o momento, no entanto, a FUNDARPE ainda não se manifestou nesse sentido. Nós da Jornadas Fotográficas estamos ansiosos para mostrar o nosso trabalho, mas não dispomos de recursos próprios para bancar sozinhos essa exposição e precisamos do apoio da FUNDARPE, que aliás nos foi prometido por eles de maneira informal no início do projeto. Assim como você, nós estamos aguardando um posicionamento deles. Nesse meio tempo, se você quiser você poderá acessar as postagens mais recentes desse blog e ver uma seleção inicial das imagens produzidas pelo nosso grupo para o projeto. Desde já muito obrigado pelo interesse no nosso trabalho.

    ResponderExcluir