quinta-feira, 2 de junho de 2011

Exposição em Recife

Acontecerá no próximo dia 20/06, segunda-feira, a partir das 19:00hs, no auditório da Livraria Cultura no Shopping Paço Alfândega em Recife, o lançamento do filme Velho Samba da Ilha, de autoria de Chico Egídio. O curta-metragem é um documentário sobre o Samba de Véio, manifestação cultural centenária que teve origem e permanece até os dias de hoje como uma das principais referências artísticas da região do Vale do São Francisco, em especial da comunidade que habita a Ilha do Massangano, localizada em Petrolina.

Paralelamente ao lançamento do filme, haverá também uma exposição de fotografias sobre a ilha e os seus moradores. Essas imagens foram produzidas pelos participantes da 6ª Jornada Fotográfica do Vale do São Francisco, que aconteceu no dia 30/04/2011, na própria Ilha do Massangano.

Convidamos a todos, portanto, para prestigiar não apenas o lançamento do filme do Chico Egídio, mas também a primeira exposição do nosso grupo, que contará com uma fotografia de cada participante, ampliada no tamanho 30x45cm e exposta nos moldes do Cordel Fotográfico que acontece anualmente em Petrolina durante o festival Raiz e Remix, coordenado pelo mesmo Chico Egídio. Na seqüência, o lançamento e a exposição serão trazidas também para Petrolina (assim que foram definidas data e local eu farei uma nova postagem informando).

A alegria e o orgulho serão dobrados nesse dia. Eu estarei lá e espero encontrar não apenas os nossos amigos, companheiros de Jornadas e colegas fotógrafos, mas também todos aqueles que tem interesse e carinho especial pela cultura e pelas tradições nordestinas. Sucesso para o Chico e que essa seja a primeira de muitas outras exposições do nosso grupo!

Segue o release que eu preparei sobre a exposição.

ILHA DO MASSANGANO

RETRATOS DA VIDA NO SERTÃO DO VELHO CHICO

O projeto Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco acontece mensalmente em Petrolina e tem como principais objetivos (i) a aproximação, integração e desenvolvimento de pessoas interessadas em fotografia, não importando a sua experiência ou conhecimento prévio sobre o assunto, e (ii) o registro visual de locais e eventos de interesse histórico, turístico, artístico e cultural da região do Vale do São Francisco. A sexta edição do projeto aconteceu na Ilha do Massangano, no dia 30/04/2011, quando dezessete participantes atravessaram o rio São Francisco para registrar detalhes e flagrantes da vida na ilha. Localizada exatamente no meio de dois grandes centros urbanos (Petrolina-PE e Juazeiro-BA), ela é dominada por um estilo de vida tipicamente rural, correspondendo, em certa medida, ao ideal de uma simplicidade e pureza de vida quase idílicas, de uma beleza natural rica e diversificada, de uma existência sossegada e equilibrada e de uma organização comunitária simples porém funcional, como atestam as imagens selecionadas para a presente exposição. O trabalho completo, com 102 fotografias, pode ser visualizado em www.jornadasfotograficas.com.br/massangano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário