Os poucos quilômetros que separam o Serrote do Urubu do centro de Petrolina não sugerem que esse lugar possa possuir uma flora, uma fauna e uma variedade de paisagens tão rica e complexa, capazes de oferecer novas e surpreendentes descobertas para o visitante atento, a cada novo retorno. Não se engane ao ver um punhado de rochas cercadas de alguma vegetação na beira do rio - o Serrote do Urubu é muito mais do que isso, como deixam claras as fotos da 7ª Jornada, produzidas no dia 21/05/2011.
Conforme voces irão perceber, o nosso grupo estava bastante atento a todos os detalhes e sutilezas do local. Prepare-se para conhecer o Serrote do Urubu que a maioria das pessoas nunca viu: lá estão desde insetos até tartarugas, passando por nada mais nada menos do que o próprio urubu que dá o nome à região; há também registros de uma comunidade que habita o entorno do serrote, de uma grande variedade de flores, plantas e coroas de frade, de paisagens típicas do sertão, com rochas, árvores secas, cactos e solo rachado, mas também, quem diria , de paisagens que não lembram em nada o sertão - com muita água, mata verde fechada e céu carregado de nuvens prestes a se desfazer em chuva!
As paisagens do alto das elevações, de onde se pode apreciar a curva do rio São Francisco, a vegetação e toda a dimensão desse ecossitema diverso, formam composições que impressionam pela beleza e perfeição. Foi uma Jornada árdua, mas o resultado compensou de longe toda a poeira, o cansaço, os espinhos e os tombos de quem não poupa esforços para poder compartilhar com vocês mais uma atração da região do Vale do São Francisco. Espero que todos gostem!
Para ver o resultado, é só clicar aqui.