domingo, 9 de dezembro de 2018

Forró e chuva no sertão de Casa Nova


Saímos por volta das 8:00h do centro de Petrolina e chegamos no Sítio do Avelar, em Casa Nova (BA), por volta das 10:00h. No caminho, fizemos uma parada para compras na loja da Vitivinícola Ouro Verde (Miolo).

Quando chegamos ao nosso destino, ainda esperamos bastante pelo início das atividades. Antes disso, tomamos um café da manhã reforçado na casa do Avelar Nunes, organizador da festa, e fotografamos o local.

Pouco depois, já de volta ao palco das atividades da 4ª Festa dos Vaqueiros do Sítio do Avelar, acompanhamos a apresentação de uma série de músicos e sanfoneiros, que nos brindaram com peças selecionadas e interpretações de alta qualidade. Foi de fato um grande prazer participar daquele "jam" sertanejo comandado e transmitido ao vivo pelo Zé Maria (do "Programa Zé Maria Toca Tudo") de uma rádio local. No final do programa, permeado de entrevistas com os presentes, inclusive a jornadeira Angela Maria, um concurso de dança animou ainda mais o público presente antes do almoço.

O desfile teve início por volta das 15:30h e sofreu uma mudança em relação ao percurso do ano passado. Desta vez, os vaqueiros (em menor quantidade) foram e voltaram pelo mesmo caminho, sem completar a volta tradicional. Seguimos de carro nos sentidos contrários do desfile e conseguimos fazer fotos na parada e também no retorno. Foram muitos retratos de vaqueiros encourados e simpatizantes.

Nos despedimos de todos, em especial do Avelar Nunes e da filha dele, Ana Carolina, por volta das 17:30h quando o sol já começava a desaparecer no horizonte. Avelar e Carolina foram extremamente gentis e atenciosos com o nosso grupo, e por isso deixamos aqui os nossos sinceros agradecimentos por todo o carinho e atenção dispensadas.

Chegamos em Petrolina por volta das 18:30h, Cansados, cobertos de poeira mas ainda com fome. Assim, fomos direto para o Bodódromo onde pudemos fazer uma boa refeição e também conversar sobre o dia de fotos e cenas marcantes. Entre elas, um céu carregado de nuvens e que ocasionou chuvas fortes e intermitentes ao longo de toda a tarde, um cenário raro de se ver no sertão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário