quinta-feira, 5 de abril de 2018

Convocação para a 78ª Jornada Fotográfica - Travessia Remanso à Sento Sé


A Jornada de abril acontecerá nos próximos dias 21 (sábado, feriado de Tiradentes) e 22 (domingo). Dessa vez, nós iremos dar uma volta praticamente completa na represa de Sobradinho, incluindo uma travessia de balsa entre Remanso (BA) e Sento Sé (BA).

A ideia é partir às 6:00h da manhã do sábado, dia 21, seguindo pela BR-235 até Remanso e passando por Casa Nova. Chegando em Remanso por volta das 9:30h, iremos até o cais novo para pegar a balsa Iemanjá que faz a travessia para Sento Sé. Trata-se de uma balsa que transporta veículos e passageiros, e onde já temos uma reserva feita para o dia 21. A partida está prevista para às 11:00h, e neste meio tempo poderemos fotografar um pouco da represa de Sobradinho, desta vez com o nível da água bem mais elevado do que quando estivemos lá em maio de 2015.

A travessia para Sento Sé leva cerca de 2h20m, por isso a previsão de chegada no povoado de Aldeia, em Sento Sé, é para as 13:30h. Chegando em Aldeia tomaremos uma estrada de terra por cerca de 24Km até o centro de Sento Sé, onde almoçaremos no centro da cidade às 14:30h. Antes disso, faremos uma parada para fotografar uma capela solitária incrustada na encosta de um morro local. Logo depois do almoço, por volta das 16:30h, iremos até a orla da cidade onde banhistas, barcos e animais enfeitam a margem sul da represa, enquanto a margem norte pode ser apreciada do lado oposto. Um final de tarde ideal para a produção de fotografias de grande beleza. Terminado o dia faremos o pernoite da Pousada da Geralda, um local familiar, agradável, limpo e simpático, onde a dona (Geralda) irá nos receber com grande alegria.

No dia seguinte, domingo 22, retomaremos a viagem às 8:00h da manhã. Na saída de Sento Sé visitaremos o antigo porto da cidade, onde outra linda vista da represa e do seu entorno poderá ser apreciada e fotografada. A partir daí, enfrentaremos os cerca de 150Km que separam Sento Sé de Sobradinho pela BA-210 (na verdade, a BA-210 é o único acesso por terra para sento Sé). Serão inicialmente cerca de 50Km de asfalto até o começo do trecho de terra. Neste segundo trecho, de 48Km, a velocidade será reduzida pois além das dificuldades inerentes ao piso existem também algumas obras sendo executadas no local. De qualquer forma, todo este trecho de quase 100Km é de grande beleza, com as águas da represa nos acompanhando do lado esquerdo e grandes e lindas formações rochosas do lado direito.

O trecho de terra termina em Piçarrão, um distrito de Sento Sé (Sento Sé é o terceiro maior município da Bahia em área territorial). Ali iremos fazer uma parada para nos aproximar novamente da represa, o que será feito por uma estrada de terra e areia com cerca de 7Km de extensão. Neste local poderemos, mais uma vez, apreciar e fotografar a imensidão da represa e do seu entorno.

De volta para a BR-210, atravessaremos o rio Piçarrão por cima de uma ponte e seguiremos por outros 50Km até Sobradinho. Em todo o caminho, passaremos por duas usinas eólicas, uma situada em Piçarrão e outra em Sobradinho. Uma vez em Sobradinho já estaremos quase no final da nossa viagem, pois restarão apenas outros 50Km até Juazeiro. Dependendo dos tempos envolvidos, poderemos almoçar em Sobradinho ou então antecipar o retorno. Neste caso, a previsão é de chegada em Petrolina por volta das 14:00h.

As datas importantes para esta Jornada são as seguintes:

- Inscrições até o dia 12/04, quinta-feira da semana que vem;
- Desistências sem ônus até o dia 15/05, domingo.

Esta será uma Jornada que nos levará para uma região em que ainda não estivemos: a margem sul da represa de Sobradinho. Além disso, ela inclui uma travessia que nos permitirá aferir toda a dimensão e a grandiosidade da represa, sem contar os lugares que iremos conhecer em Sento Sé e Piçarrão. Por tudo isso, será uma expedição memorável que produzirá experiências e fotografias certamente inesquecíveis.

Para mais informações, algumas fotos e um mapa com o trajeto que iremos fazer, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário