segunda-feira, 15 de maio de 2017

Homenageando Sebastião Dué


Sebastião Dué era um vaqueiro muito conhecido e querido no Sítio Porteiras. Por isso, desde o seu falecimento, todos os anos é realizada uma missa em sua homenagem no povoado localizado na zona rural de Petrolina. Esta, que aconteceu no último dia 14 de maio, foi a quinta edição do evento e também palco da nossa 69ª Jornada Fotográfica.

Saímos da praça do Centenáro em Petrolina um pouco depois das 7:00h e fomos em dois carros até o local da concentração, onde chegamos por volta das 8:00h. Começamos a clicar enquanto os vaqueiros e as pessoas da comunidade ainda estavam se reunindo. Passava das 9:00h quando uma grande caravana foi montada com destino ao local onde seria servido o café da manhã. Nosso grupo, composto por 8 jornadeiros, seguiu na frente, na caçamba de uma caminhonete de onde podíamos ver toda a extensão do grande grupo e conseguir os melhores ângulos para as nossas fotos.

Depois do café, a caravana prosseguiu em desfile aberto por um trecho ainda maior. Ao lado de aboiadores que entoavam os seus cantos transmitidos em carros de som, fomos nos equilibrando onde podíamos, procurando ficar imunes às irregularidades do terreno e atentos à todas as oportunidades de boas imagens.

Encerrada a caravana, e de volta ao local de onde partimos, cobertos de poeira e castigados pelo sol, teve início a tradicional Missa do Vaqueiro, desta vez em Homenagem à Sebastião Dué. Cumpridos os rituais religiosos e de benção dos acessórios dos vaqueiros, almoçamos e retornamos para casa, onde chegamos por volta das 13:30h.

Deixamos aqui registrado o nosso agradecimento aos responsáveis pela organização do evento, em particular ao Wellington (Pedra Linda), que gentilmente nos recebeu no dia e criou todas as condições para que tivéssemos o maior conforto possível para a realização do nosso trabalho. Registro também a participação, pela primeira vez, da jornadeira Milene Torquato. Sejam sempre bem-vinda, Milene!


Nenhum comentário:

Postar um comentário