terça-feira, 12 de agosto de 2014

Escalando São Gonçalo da Serra e contemplando a super Lua

A primeira Jornada do segundo semestre aconteceu no último domingo, em clima de confraternização entre os seus 34 participantes num micro-ônibus e num carro lotados. Saímos de Petrolina às 8:30h e chegamos em Sobradinho onde embarcamos os nossos queridos e já conhecidos guias locais Bruno, Rikardo e Ítalo. Daí foram mais alguns quilômetros pelo asfalto, até um pouco depois da Usina Eólica, e em seguida mais um pequeno trecho de terra até São Gonçalo da Serra.

Durante cerca de três horas exploramos o terreno rochoso, ao longo de um riacho seco, nas margens do qual encontramos diversos sítíos arqueológicos com pinturas rupestres datadas em cerca de 10.000 anos. Totalmente expostos e desprotegidos, esse sítios ainda esperam passar por catalogação e, quem sabe, por algum tipo de preservação, sinalização e pesquisa. Também subimos em algumas rochas para apreciar a vista do local e nos divertimos bastante nessas pequenas escaladas, apesar dos incidentes leves envolvendo abelhas, cortes e tropeços.

Já eram cerca de 14:00h quando precisamos desembarcar para empurrar o nosso micro-ônibus para ajudá-lo a sair do atoleiro. O almoço transcorreu animando no balneário do Chico Periquito e, como o sol ainda resistia, decidimos esticar até a barragem de Sobradinho para contemplar a tão aguardada "super lua", que naturalmente foi alvo das nossas lentes sempre prontas. Passava das 20:00h quando finalmente retornamos à praça do Centenário de onde havíamos partido pela manhã.

Foi uma Jornada curta mas muito bem aproveitada, onde todos puderam matar as saudades dos amigos e também das nossas aventuras. Ficou o gostinho de quero mais, mas a programação do semestre promete. Deixo aqui os reiterados agradecimentos aos amigos Bruno, Rikardo e Ítalo, assim como as boas-vindas aos novatos Dalila, Kris, Lara, Mirielle, Ilda, Naide e Jenny.

Um comentário: