quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Exposição Riso a Cavalo e Galope do Sonho

Estão todos convidados para a exposição Riso a Cavalo e Galope do Sonho, comemorativa no nosso quarto aniversário. Segue o release da mesma:

Exposição comemora quatro anos do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco

O prédio da reitoria da Univasf, em Petrolina – PE, vai abrigar, de 4 de setembro a 4 de outubro,  a exposição “Riso a cavalo e galope do sonho”, que reúne 36 fotografias do grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco.

A mostra comemorativa aos quatro anos deste grupo, que produz ensaios sobre eventos e locais de interesse histórico, artístico e cultural, é uma homenagem ao escritor e dramaturgo Ariano Suassuna, falecido no último dia 23 de julho. De acordo com o fundador do grupo, fotógrafo e mestre em sistemas digitais, Marcus Ramos, trata-se de “um recorte da riqueza do Nordeste que se desenvolve em diferentes contextos e conjuga com a diversidade das contradições. É parte do que o Suassuna receitava contra o desespero, a tristeza e a morte”, ressaltou.

Com a visitação gratuita, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h, a exposição promete surpreender o público com imagens que afloram das forças que Suassuna considerava propulsoras da sobrevivência humana. Trata-se de uma contribuição que provoca  múltiplas interpretações da nação brasileira.

Criado em setembro de 2010, o grupo Jornadas Fotográficas do Vale do São Francisco, que reúne em torno de 230 componentes, já realizou 40 jornadas em lugares como o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Canudos (BA) e eventos, a exemplo da Serenata da Recordação, em Santa Maria da Boa Vista (PE) e a Vaquejada de Juazeiro (BA). Além de reunir profissionais e amadores visando  o desenvolvimento técnico e artístico dos participantes, o grupo também pretende reunir material para a publicação de um livro, contribuindo assim para a valorização da linguagem fotográfica no sertão. 

Aproveitamos para deixar registrados os nossos agradecimentos para os apoiadores culturais UNIVASF e SESC, e também para os patrocinadores Gráfica Obelisco, Yázigi Petrolina, Shop Car Equipadora, Café de Bule, TropicalSAT FM e Terranova.

Também contribuíram de forma decisiva para a realização dessa exposição Aldenice Maciel Pereira, Angela Maria, Carlos Laerte (CLAS), Cecilio Bastos, Danielly Beserra, George de Castro, José Carlos Costa de Amorim, Maurício André dos Anjos e Rafael Lechado, além de todo o grupo de coordenação. A todos vocês, muito obrigado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário