terça-feira, 25 de março de 2014

Carnaval na Capivara

Depois do recorde de participantes alcançado na Jornada anterior, dessa vez batemos o recorde de duração: foram cinco dias de intensa programação em São Raimundo Nonato e no Parque Nacional Serra da Capivara, entre 1º e 5 de março. 

Com nove participantes, partimos de Petrolina às 7:30h do sábado de carnaval e chegamos em São Raimundo depois de cinco horas e meia de viagem. Ocupamos a Pousada Zabelê, nosso quartel-general, almoçamos por lá mesmo e fomos logo visitar o Museu do Homem Americano na cidade. De noite, fomos dar uma espiada no palco onde estava concentrada a animação carnavalesca da cidade.

O segundo dia, primeiro de visita ao parque, começou com uma caminhada pelo Desfiladeiro da Capivara na parte da manhã, e continuou de tarde com uma trilha pelo Circuito da Invenção. No segundo dia de visita ao parque, percorremos o Sítio do Meio fizemos a travessia do Baixão da Pedra Furada em direção ao Baixão das Mulheres de manhã. De tarde, foi a vez de Canoas e Baixão das Andorinhas. No terceiro dia, dividimos o grupo em dois: os mais dispostos e bem preparados fisicamente enfrentaram o Circuito Caldeirão dos Rodrigues e os demais seguiram pela Baixa do Paulino. De tarde, nos reunimos no Boqueirão da Pedra Furada.

No quinto e último dia, aproveitamos para acordar um pouco mais tarde recuperar um pouco da energia dispendida nos dias anteriores. Depois, saímos para dar uma volta na cidade, que já estava de volta à normalidade em plena quarta-feira de cinzas. Fomos ao mercado, à igreja e andamos pelas ruas fotografando tudo que nos parecia interessante. Depois retiramos nossas coisas da pousada, deixamos o ônibus pronto para o retorno e fomos almoçar na Cerâmica Serra da Capivara. Depois do almoço conhecemos a produção e fotografamos ainda mais. Alguns jornadeiros aproveitaram até para exercitar os seus talentos de ceramistas! Depois das compras (e quantas compras) embarcamos por volta das 16:00 para chegarmos em Petrolina às 21:30h. 

Foi uma Jornada bastante puxada e cansativa, porém repleta de cenários deslumbrantes e panorâmicas espetaculares, que se sucediam rapidamente na medida em que as dificuldades eram superadas: escadarias fincadas nas rochas, terrenos acidentados, subidas e descidas em encostas íngremes, sol forte, chuva etc. Tudo, no entanto, encarado com grande disposição e espírito aventureiro por todos os participantes. Estão todos de parabéns, foi realmente uma imensa satisfação desfrutar do seu convívio durante esses cinco dias em que compartilhamos o objetivo comum de explorar o parque e trazer o nosso melhor registro fotográfico de lá.

Aproveito para deixar registrados os meus agradecimentos para os ótimos guias Giordanno Macêdo e Waltércio Torres, que prepararam um roteiro que superou as nossas melhores expectativas, e ainda assim zelaram para que todos tivessem o máximo de proveito o tempo todo. Muito obrigado pelo carinho, pelos cuidados e pelas orientações que nos permitiram usufruir de tudo com total segurança.

2 comentários:

  1. Olá Marcus!

    Por favor, você tem o contato dos guias?

    Abraço
    Simone

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Simone,

      Seguem os dados de contato do guia Giordanno Macêdo:

      giordanno88@yahoo.com.br
      89-3582.1004
      89-9411.8901
      89-9985.4977

      Abraços e bom proveito,

      Marcus.

      Excluir